Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

4 ESQUINAS

BLOG ONDE SE PODE E DEVE FALAR DE TUDO (SOBRETUDO O INTERESSANTE)



Segunda-feira, 18.09.17

CEGUEIRA

Enquanto continuarmos a ver os acontecimentos do nosso Concelho pela cegueira que nos é colocada por certas pessoas, acabamos, também nós, a assumir os fracassos, as desgraças e a sermos co-responsáveis por elas ao interiorizarmos a miopia que nos querem impor.

Todos temos que nos desmarcar das situações míopes de quem tem governado o nosso Concelho, assumindo com frontalidade a forma de reverter a situação e lutarmos de uma vez por todos para que o dinheiro dos nossos impostos seja gasto de forma útil a todos e não apenas sirva de préstimo para aqueles que querem fazer festas à custa do dinheiro alheio ou que fazem promessas que sabem não vir a cumprir ou, se algumas cumprem, será sempre á custa do erário publico e não graças a eles, embora a ideia que transmitam seja essa.

Os nossos governantes nada fazem a mais que aquilo que é a sua obrigação.

Enquanto no nosso Concelho reinar a inveja, a arrogância, a prepotência e todos nós não tivermos a coragem de nos desvincular dessas pessoas e desse sistema do “quero posso e mando”, continuaremos e ser o “lixo” de Portugal, olhando, com tristeza, outros Concelhos, limítrofes, e não só, a desenvolverem-se, continuando nós neste marasmo que só serve a quem tem poder e apenas dá umas migalhas aos outros, recebendo em troca o seu voto de maneira a proporcionar o bem-estar e as comodidades dos próprios.

Para desgraça de todos nós continuamos a assistir, e mais grave ainda, a votar, nos mesmos, assistindo ao descalabro e a sermos cada vez mais empurrados para o anarquismo, para a desordem, para a desorientação que a ninguém dá ouvidos, preocupando-se apenas com o bem-estar próprio e dos seus, nem que para que isso aconteça, tenha que se prometer dar o que não é pertença do dador, mas sim um direito de quem o recebe.

Recentemente alguns reformados viram a sua pensão de reforma aumentada nuns míseros euros. Claro que logo aí, qual raposa matreira, alguém veio dizer baixinho e ao ouvido o seguinte: está a ver eu aumentei-lhe a reforma, agora não se esqueça de votar em nós. Miséria, quando alguém se aproveita da ignorância de um povo para se gabar de ter dado o que não deu e mais grave, ainda dizer que se forem os outros a ganhar vai perder esse aumento. Tristeza de pessoas que se aproveitam da ingenuidade e da pobreza do ser humano para o enganar.

Como podemos nós, cidadão esclarecidos e sabedores das tramoias dos outros inverter a situação? Fácil! Temos todos obrigação de esclarecer que essa “gentinha” não dá nada a ninguém.

Se nos tratarem dos papéis para a reforma não estão a fazer mais que a obrigação, pois é para isso que se mantêm no emprego e é por isso que recebem o dinheiro, pago por nós, de forma a prestarem esse direito. Não é um favor que nos fazem como tentam fazer crer.

Se nos tratam dos papeis para o rendimento mínimo, ou outro qualquer subsidio, é um direito nosso e um dever deles, pois são pagos para isso ao receberem o ordenado, no final do mês, para tal. Não é um favor, é uma obrigação!

Se conseguirmos emprego em determinada instituição, não podemos acreditar que é um favor que nos estão a fazer, pois além dos empregos serem precários a única intensão é “comprar” o nosso voto, servindo-se de nós e descartando-nos quando já não servirmos ou votarmos noutro qualquer candidato.

Se constroem uma calçada na nossa rua, não é um favor. É uma obrigação enquanto governantes e um direito que temos enquanto munícipes. Grave é quando o fazem apenas para o vizinho. E isso acontece tantas e tantas vezes.

Ao fazerem pequenas coisas e tentando fazer-nos crer que é um favor que nos fazem, estão apenas a tentar esconder e a privar-nos daquilo que prometeram e que tanta falta nos faz ao não cumprirem. Referi-mo concretamente à requalificação do jardim municipal, ao alcatroamento das avenidas 25 de abril e Francisco Sá Carneiro, ao problema da ETAR da Ponte Pedrinha, ao arrelvamento do campo em Lamelas, ao abastecimento de água de forma eficaz e ininterrupta, ao saneamento básico, et,etc,etc.

Não queremos alguém a governarmo-nos que apenas nos entretenha com festas e festinhas. Nunca direi que as mesmas não sejam necessárias, pois sê-lo-ão com toda a certeza se trouxerem mais valias para os Castrenses e para o Concelho de Castro Daire, o que, convenhamos, não tem sido o caso.

Não queremos, como governantes, alguém que nada fez de útil para o Concelho, apesar de ter um orçamento, para 2017 de, pasme-se, 27 milhões de euros. É caso para perguntar: onde foram gastos? Nada se vê, a não ser promessas e mais promessas!

Aliás, só por curiosidade, se visitarem a página eletrónica do Município, poderão comprovar que no plano de atividades para 2017 consta na rubrica “Abastecimento de água” a módica quantia de 4.735.000 €. Aonde e em quê terão sido aplicados?

Algumas promessas eleitorais, dos candidatos da oposição, poderão ser consideradas megalómanas. Admito que sim. Mas serão irrealizáveis? Claro que não! As grandes obras nasceram, todas, de projetos arrojados e por consequência de cabeças que pensam muito além do voto imediato. Não podemos criticar só porque se tem ideias contrárias às nossas.

Será logico criticar alguém só porque faz parte de listas contrárias quando há 8 anos era a melhor coisa do mundo só porque fazia parte da nossa lista? Claro que não!

Será lógico criticar quem esteve 4 anos no executivo e mesmo pouco, ainda fez alguma coisa? Claro que não! Criticar por criticar é um ato vil e cobarde.

Será correto criticar quem mandou construir os polidesportivos e não elogiar quem teve o mérito de arrelvar o recinto desportivo do complexo de Castro Daire?

Será correto criticar o atual executivo? Resposta obvia: claro que sim, pois criticar quem nada fez, tendo milhões de euros para gastar, é legitimamente correto.

Será correto ameaçar as pessoas que não fazem parte da lista que apoiamos? Claro que não, tal atitude demonstra nervosismo, mas acima de tudo falta de escrúpulos e desrespeito por opiniões contrárias.

Será correto mentir de forma a obter proveitos próprios aproveitando-se da ignorância e ingenuidade das pessoas? Claro que não! Isso são atitudes próprias de gente mesquinha, mentirosa, capaz de qualquer coisa para atingir os objetivos a que se propõe e com os mesmos obter um estatuto que não merece.

Eu por cá continuarei na minha, predileta, esquina, meditando mas sabendo que existem três candidaturas. Em duas delas confio. Na outra desconfio. Desconfio, porque, e apenas para dar um único exemplo, O Rigor, Seriedade e Trabalho não se publicitam. Aplicam-se.

Temos pena!

 

Zé da Esquina

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Zé da Esquina às 21:12


67 comentários

De Raça arouquesa a 25.09.2017 às 02:09

Ontem houve festa das colheitas em Arouca e os partidos da oposição, identificados com as suas cores, fizeram uma ação de campanha nessa festa, com os seus candidatos ,.a contactar os eleitores livremente. Em Arouca há democracia e liberdade.
Ontem também houve festa das colheitas em Castro Daire mas como a democracia e a liberdade estão doentes no concelho, um grupo de pessoas que ostentava as cores dos partidos da oposição foi impedido de entrar no recinto da festa. Essa ordem foi transmitida pelos seguranças de serviço tendo sido dito por estes que era uma ordem do presidente da Câmara.
Quem manda manda mas manda mal porque não tem mais na cabeça.
A falta de liberdade e democracia exigem um novo 25 de Abrir em Castro Daire para acabar com os desmandos do pateta.
As cores dos partidos da oposição não podiam entrar porque ele era o dono da festa, onde só podia haver chapéus verdes, pagos pela Câmara, que eram da cor dos cartazes da campanha dele. Ele não desperdiça uma oportunidade de campanha nem de poupar a sua carteira . Assim faz uma campanha barata e com a proibição de outras cores partidárias na festa evitou a confusão na cabeça dos menos esclarecidos que é o seu terreno privilegiado.
Admite-se que uma festa paga pela Câmara seja fechada a cidadãos só porque não o apoiam? Nem sequer admitiu a presença de qualquer sinal dos seus adversários.
Castro Daire está,cada vez mais, a andar para trás com tanta estupidez, com tanta intolerância e com a mania do tio Fernando de que tudo é dele. Até quando?
De tão palerma dava jeito a puxar uma carroça ou um carro de vacas no desfile de ontem. Não o aproveitaram. Foi uma oportunidade perdida.

De Anónimo a 22.09.2017 às 00:24

Oh triste Zé.. Então vens numa altura destas do campeonato confessar-te assim!?
Estou desiludido la se foi a credibilidade e a isenção que aparentavas apresentar.
Resta-me pois deixar de seguir este blog pois não acho por bem tomares partido por a b ou c.
Parece que te caiu o barrete e tens a careca laranja...é pena.

De Anónimo a 22.09.2017 às 00:30

Já no tempo do DITADOR SALAZAR se dizia: quem não é por mim é contra mim. Santa ignorância! Acorda para a vida rapazola olha que quando o Carneiro se for embora e já não precisar de ti não te vai conhecer de lado nenhum.
Já te disse uma vez que não sou apoiante de partido A ou B. Só que não gosto de ouvir mentira, ao contrário de ti que pelos vistos não gostas de ouvir verdades.

De Anónimo a 22.09.2017 às 00:34

E já agora mais um conselho. Vai dormir porque aquilo que nós sabemos está a toldar o teu cérebro se é que o tens. Sonha com o Carneiro, pois como ele já tem tantos netos pode ser que também adopte mais um. Fica com 9 assim já dá para fazer uma novena para pedir à virgem santíssima que o perdoe pelas mentiras que conta e nas quais, pelos vistos, tu acreditas piamente.

De Anónimo a 21.09.2017 às 22:02

O Carneiro está a levar uma tareia... Deus nos livre!
De facto presidente fraquinho, fraquinho!

De Anónimo a 21.09.2017 às 19:28

Se vocês quisessem ganhar as eleições, tinham de primeiro reconhecer a merda de herança que deixaram do tempo em que lá estiveram.
Aceitar que nos últimos anos alguma coisa foi feita e propor melhor.
Mas tamancos como vocês nunca vi e o povo não anda a dormir bem se deslumbra por bonitas cabeleiras ou bigodes loiros.

De Anónimo a 21.09.2017 às 18:35

NOS ULTIMOS 8 ANOS NADA FOI FEITO POR CASTRO DAIRE, POR PARTE DE QUEM FOI ELEITO E AS CONSEQUENCIAS FORAM BEM RELATADAS ONTEM NUM CANAL DE TELEVISÃO.
O MEU PATRAO JÁ ME TERIA DESPEDIDO POR RECEBER O ORDENADO E NÃO TRABALHAR.
PODERIA HAVER MAIS ALGUNS POSTOS DE TRABALHO EM CASTRO DAIRE ATRAVÉS DE UMA EMPRESA QUE QUERIA SE INSTALAR NO CONCELHO MAS ESTE EXECUTIVO NÃO SE INTERESSOU, PUDERA ELES TÊM O DELE GARANTIDO NO FINAL DO MES.
MAS TUDO QUE ESTÁ A ACONTECER É UNICA E EXCLUSIVA CULPA DOS CASTRENSES PORQUE VÃO CONTINUAR A PENSAR SÓ E UNICAMENTE NO SUTENTO DE 3 FAMÍLIAS POIS DERAM-LHE 8 ANOS DE FÉRIAS MENSALMENTE REMUNERADAS E PROVAVELMENTE MAIS 4.
POSTO ISTO AO FIM DE 12 ANOS O PRESIDENTE IRÁ ARRECADAR +-
691993.00 EUROS - 12 ANOS DE FÉRIAS
VEREADORES +-
515198.00 CADA - 12 ANOS DE FÉRIAS.
TODOS OS RESTANTES CASTRENSES SE QUISEREM ESTA QUANTIA TERÃO QUE TENTAR A SORTE NO EUROMILHOES , SE TIVEREM EMPREGO PARA GASTAR EM TAL.

NÃO HAJA DÚVIDA O POVO CASTRENSE É MUITO SOLIDÁRIO, BASTA VER OS SACRIFÍCIOS QUE FAZEM PARA PROPORCIONAR 12 ANOS DE FÉRIAS A 3 FAMÍLIAS, FÉRIAS ESSAS EM QUE NÃO LHES FALTE NADA.

De Anónimo a 22.09.2017 às 00:24

Na minha terra isso tem um nome. CU...LH..O..S.

De O feno já veio a 21.09.2017 às 15:33

Para uma festa de uma terra onde há vacas mas a maioria vem de fora, onde não há feno para as vacas se alimentarem e tem de vir um fornecedor de feno de outra zona da beira ou de trás-os-Montes fica já muito dito acerca do proveito da festa das colheitas. Não houve colheita de feno? Mas venham as vacas que o feno já veio.

De Zé Atento a 21.09.2017 às 10:33

Aldeias sem água mas viva o sr. Carneiro.
Aldeias sem esgotos mas viva o sr. Carneiro
Aldeias sem gente porque aqui não há postos de trabalho como noutros concelhos mas viva o sr. Carneiro.
Aldeias sem ruas para tratores mas viva o sr. Carneiro
Castro Daire sem água muitas vezes mas viva o sr. Carneiro.
As escolas abandonadas e sem condições mas viva o sr. Carneiro.
Casas servidas por caminhos em terra mas viva o sr. Carneiro.
Empregos só para filhos e afilhados mas viva o sr. Carneiro.
Uns mesitos de trabalho pelo Centro de emprego mas viva o sr. Carneiro
Cada vez mais dinheiro gasto em festas mas viva o sr. Carneiro.
Viva o sr. Carneiro que vai ser chamado ao palco da festa das colheitas para fazer um comicio e arranjar uns votos com uns euritos para vacas, ovelhas e cabras.
Viva o sr. Carneiro que está cada vez melhor nem que o concelho desapareça porque a ele pouca diferença lhe faz.
Talvez faça diferença aos filhos e aos netos mas o que interessa é hoje e amanhã se verá para quem como nós cá estará com tão má herança.

De Anónimo a 21.09.2017 às 02:35

http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/30-09-2017/estrada-real-castro-daire-a-beira-da-desertificacao-na-serra

Hoje senti vergonha de ver Castro Daire na TVI, outra vez pelas piores razões...

Custa-me acreditar que os vereadores que acompanham o Fernando Carneiro continuem a aturar tudo o que ele faz sem nunca levantarem a voz.

Deixo a pergunta: - Se não fosse o Vil Metal ainda o andavam a aturar?

Acham que ele é um grande líder?
Acham que ele tem uma estratégia para desenvolver o concelho?
Acham que ele não beneficia a familia descaradamente?
Acham que a rua do filho era uma prioridade?
Acham bem que o sobrinho sem saber nadar conseguiu ficar em 1º lugar no concurso de nadador salvador?
Acham bem gastar mais de 5000€ no vestidos de chitas e os vestidos ficarem com a pessoas que os fez?
Acham bem as piscinas descobertas estarem paradas 2 verões?
Acham que um BMW é carro para se comprar em quando têm autocarros e carrinhas podres?
Acham que as ajudas de custas que o presidente, filha, sobrinho e Ernesto correspondem à verdade?
Podia estar aqui toda a noite....

Porque os senhores nunca votaram contra???
Porque os senhores nunca piaram?
Nunca contrariaram?
NUNCA TIVERAM A CORAGEM de dizer e fazer aquilo que a vossa consciência diz?

Os senhores não veem que o concelho não tem estratégia, os senhores não têm filhos e netos?...que de ano para ano a familia dele absorve tudo de mão beijada? Entendo que o Vil Metal fala mais alto, mas ficarão na história como uns bonecos que apenas queriam saber o tilintar na conta bancária.

É mau escrever isto, mas é pior ver tudo isto acontecer...é uma podridão e os senhores, por mais que se desculpem no Fernando, os senhores são os principais culpados, porque tudo isto só foi feito porque os senhores votaram a favor, nunca votaram contra, nunca disseram rigorosamente nada...

Durmam descansados, não vale a pena arranjar chatice agora pelo fim, mas há uma coisa que ninguém compra, a dignidade, as ideias próprias, a opinião e a democracia para discordar sem ter medo de perder o Vil Metal no final do mês.

Daqui a 4 anos, vão sair pela porta pequena e todos vós sabem, a Aida vai para o gabinete, o sobrinho vai para os quadros porque ninguém dá emprego a um incompetente, a filha, lá fica na câmara, o filho e nora vão ter emprego na autarquia e quem mais a Aida decidir. Mas nem tudo é mau, o Vice Presidente emprega os filhos na câmara, o de Mões emprega a mulher e o provedor emprega o filho....assim ninguém se chateia, se o Fernando tem direito, porque motivo os senhores não podem ter? Triste realidade...


Os senhores vereadores façam como a Aida, prometam que empregam todos os do CEI, já venderam a dignidade e só pensam no vil metal, porque isso não se preocupem, quando saírem, ninguém vos vai ligar....é tão certo como estarem a ler isto!


Boa noite

De Tvi a 21.09.2017 às 01:09

Ó mulhelha, esta foi de mestre, eu diria mais, esta foi de doutorado.
Conseguiste meter o favinha a malhar no bronco, o Vítor Moura Pinto a malhar no bronco e tu ainda por cima foste ao palco.
A esta hora está o bronco a pensar como te vai enterrar amanhã no debate.
Não é difícil, basta lançar o teleférico para a conversa e lá estás tu a dizer umas burrices.
Mas também todos sabemos que alguém vai estar com o alicate na mão para cortar o fio em caso de urgência.
Aproveita e pergunta ao bronco se não tem cinco euros para mandar acertar as mangas dos casacos, é que já é demais.

De Anónimo a 21.09.2017 às 00:42

Olá amiguinhos!
Hoje estava eu sentado no meu sofá a efetuar o meu habitual descanso palpebral quando de forma súbita ouço o nome do meu estimado concelho. Sim, falo-vos da reportagem "Estrada Real" da TVI. Uma reportagem espetacular que escolheu Soutelo, sabe se lá porquê, para achincalhar o atual executivo. Será que a TVI se está a candidatar à câmara de Castro Daire? Realmente aquela Cristina Ferreira não pode ver nada.
A reportagem começou de uma forma fantástica, aqueles sinos de Soutelo a badalar como nenhuns outros, até me estremeceu a espinha. Eu por mim ficava ali sentado dias e dias a vê-los a dar ao badalo.

Esta matéria foi útil? Sim, bastante. Veio mostrar algo que até agora era do desconhecimento de todos, afinal o consórcio até influência têm sobre os midia nacionais, influência essa que lhes permite encomendar um bolo podre?. Bolo podre?? Bolo podre? não, uma reportagem queria eu dizer.
Devo dizer que fiquei logo surpreendido no inicio, vejo ali as máquinas entretidas com a massa, e o reporter decide fazer uma analogia ( que até agora ainda não percebi, burro como uma porta) entre o bolo podre? e o facto do Presidente ter empregado a filha... será que a borreguinha é um bolo podre????? Pasme-se.
Sou muito sincero, queria escrever aqui um texto todo catita mas tenho que ir ouvir a entrevista do mulhelha à Rádio limite,já está a ficar tarde e eu não me quero rir para lá da uma da manhã, porque fico excitado e custa me a adormecer.Mas antes de ir deixo-vos aqui algo para vocês analisarem:
Fernando Carneiro emprega filha,falta de água, camião cisterna,saneamento básico e ETAR

Reflitam e digam me lá que estes não são os temas mais explorados pelo consórcio. Ou será coincidência?

Comentar post


Pág. 1/6



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Setembro 2017

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Posts mais comentados