Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

4 ESQUINAS

BLOG ONDE SE PODE E DEVE FALAR DE TUDO (SOBRETUDO O INTERESSANTE)



Quarta-feira, 23.09.15

AS NOSSAS CONTRIBUIÇÕES SERVEM PARA COMPRAR VOTOS

Realizou-se a 5ª edição da Festa das Colheitas.
A edição de este ano, teve um orçamento idêntico ao da edição do ano passado e menos 1 dia de duração.
Quanto à festa, propriamente dita, tivemos uma 6ª feira com um grande ajuntamento de pessoas, um sábado com bastantes pessoas e um domingo com algumas pessoas, do Concelho e Concelhos limítrofes, que visitaram Castro Daire para levar daqui algum dinheiro, pela presença das suas vacas no concurso de raça arouquesa, e aproveitando para almoçar de borla, passeando as vacas e seu carro, o que já raramente fazem nas suas aldeias, e ainda por cima recebendo contrapartidas financeiras.
No final do certame, e feitas as contas, 100.000 euros gastos, não contabilizando as muitas horas extraordinárias auferidas pelos trabalhadores autárquicos, e outras benesses, merecidas ou não. Aliás sobre este tema, funcionários autárquicos e seu descontrolo por parte das chefias, falarei numa próxima postagem, tendo como base os muitos comentários de desagrado que me têm chegado, sobre o tema, e os quais não tenho, por enquanto, publicado.
Será que a festa terá valido a pena? Resposta fácil e óbvia, de quem não está preocupado, como eu, com os votos das próximas eleições autárquicas, NÃO!
Foi dinheiro deitado fora, com benefícios nulos para o Concelho e para grande maioria dos seus habitantes.
E porquê? Porque, com excepção da 1ª edição, onde existiu cultura, tradição, história e uso e costumes do Concelho, todas as outras, e principalmente esta última, não tiveram a componente comercial necessária e indispensável para a qual o evento deverá ser direccionado.
A festa das colheira deverá ser reformulada de forma que os criadores de animais de raça arouquesa e detentores de produtos endógenos publicitem e/ou escoem os mesmos, dando-os a conhecer ao mundo exterior de forma a serem rentabilizados como mais-valias para os próprios e para o Concelho. Não é com 1/2 dúzia de restaurantes e duas ou três “barracas” a vender cerveja que isso acontece. Aliás a publicidade feita pelo Município castrense intitulava a festa como certame onde iriam dar a conhecer a tradição, história e cultura. Por aquilo que se viu, apenas o desfile de carros de vacas se enquadra nos itens anunciados.
Ao contratarem, pagos a peso de ouro, artistas de renome, apenas representa o constante “show off” deste executivo, preocupado apenas em garantir o seu “poleiro” político, tentando juntar muitas pessoas, embora não tenham sido cerca de 8 ou 9 mil, como alguém com responsabilidades pelo Concelho euforicamente apregoou, esquecendo que com tal atitude estão a prejudicar os habitantes e privar os mesmos de coisas essenciais.
Mas, e fazendo um aparte, até gostei do artista principal, com o qual, e para a posteridade, tirei uma foto, que brevemente emoldarei, colocando-a de seguida a embelezar uma das minhas esquinas.
Não seria mais vantajoso empregar os cento e tal mil euros cumprindo promessas eleitorais, algumas de 2009, e de utilidade para os Múnicipes, tais como requalificar o Jardim Municipal, apetrechar a totalidade das aldeias com água domiciliária e rede de saneamento, construir a tão anunciada etar, criar a prometida loja do cidadão ou até mesmo contratando alguém competente para clicar no botão de forma a ser feita luz sobre a construção dos centros escolares? Mais uma vez a resposta óbvia. Claro que sim!
Na campanha eleitoral de 2009 o actual Presidente do Município prometeu a requalificação do Jardim Municipal. Numa reunião da Assembleia Municipal de 28 de Dezembro do mesmo ano, e quando questionado sobre o assunto respondeu: Em 2012 ou 2013 a requalificação do jardim será uma realidade.
Numa entrevista concedida á Rádio L em Janeiro de 2012, o mesmo Presidente afirmou convictamente: Só falta clicar no botão para que se inicie a construção dos novos centros escolares. Até agora nada. E sabem porquê? Mais uma vez a resposta é óbvia. Promessas e mais promessas. Não se pode fazer tudo, principalmente quando em 6 anos de governação foram gastos, incluindo as festas de São Pedro, Mostra Castro Daire, Feira da Gastronomia, Festa das Colheiras e outras festas e festinhas, mais de 1 milhão de euros.
Uma antiga governante britânica, de seu nome Margaret Thatcher disse um dia o seguinte:
“Não existe dinheiro público. Existe dinheiro do pagador de impostos”.
E quando o mesmo é gasto por “iluminados” que apenas querem satisfazer o seu “ego”, é como tirar o pão de cima de uma mesa rodeada de bocas famintas. Digo eu.
Eu cá continuarei na minha, inamovível, mas com visão periférica esquina, dando graças a Deus por não ter necessidade de consumir água canalizada, pois abasteço na fonte dos peixes, nem necessitando de saneamento básico, pois prefiro satisfazer as minhas necessidades fisiológicas num canto qualquer, podendo escolher onde o faço e para quem o faço.


Zé da Esquina

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Zé da Esquina às 23:30


32 comentários

De estudante de mediocridade a 26.09.2015 às 18:27

Meu caro Manuel,parabenizo-o pela coragem de se assumir.

Coisa que nem eu, nem o Zé da Esquina, nem tantos outros bloguers,temos coragem de fazer.

No entanto a sua posição é confortável, vem em defesa do Carneiro.

Isso da-lhe um lugar à sombra,garante a continuidade do seu filho na ASSOL,etc,etc etc...

E como o Sr. é igual ao Carneiro, no que toca a defender os seus interesses e os dos seus, compreendo-o perfeitamente.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Setembro 2015

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930

Posts mais comentados