Quinta-feira, 15 de Janeiro de 2015

ANO NOVO POLITICA VELHA

Agora que 2014 chegou ao fim, é chegada a hora de fazer um balanço do que foi a política local durante o referido ano.
Não fora a vontade de escrever e narrar o que me vai na alma e apenas uma simples e singela frase resumiria tudo: Fracos políticos e pobre povo que pacientemente os aguenta.
Quatro forças políticas concorreram nas eleições de 2013, todas com responsabilidades distintas em termos de decisão, mas, por aquilo que se vê, com um denominador comum: Primeiro nós, depois nós e de seguida o Concelho se nós já não precisarmos.
O Partido Socialista, no poder, começou bem o ano com o Presidente a nomear a sua filha para o seu gabinete de apoio. Continuou e continua a controlar a seu belo prazer a grande maioria das Instituições Castrenses, estendendo os seus tentáculos para todas as direcções, na ânsia, até agora conseguida, de dominar a vida castrense e ao mesmo tempo fazer campanha para eleições vindoiras. Ele é vê-los nos Bombeiros, Rádio, Santa Casa, Associação de comerciantes, Cooperativa agrícola, etc., etc. Conseguem entrar em tudo quanto é lista, só não conseguem arranjar uma lista para formar a comissão politica. Porque será que preferem uma comissão administrativa? Será para não darem voz aos militantes ou para que os militantes não tenham acesso ao que se passa no PS de Castro Daire?
Esta força política continua, mas a grande maioria merece, pois elegeram-nos, a passar atestados de incompetência aos Munícipes, ao gastarem dinheiro inútil na Av. Maria Alcina, na festa das colheitas, na festa de São Pedro, na feira da gastronomia, na construção de piscina descoberta, etc.
Não seria mais útil e proveitoso ser gasto na requalificação do Jardim municipal, da Av. Francisco Sá Carneiro, da Av. 25 de Abril ou até em saneamento pelas aldeias dele necessitadas? É claro que a resposta é óbvia. Só não vê quem não quer!
A juntar a tudo isto existe o descontentamento de alguns funcionários autárquicos, com processos disciplinares e ataques constantes a quem não tem jeito para a bajulação.
Qualquer dia ainda vemos o povo a aplaudir estes governantes por eles prometerem uma pista de ski, um autódromo, um solário ou qualquer outro subsidio dado pelo governo central, mas aproveitado como se fosse o Município a sustentá-lo.
Os sociais-democratas tentam, espreitam, ameaçam concorrer, mas nada, não conseguem entrar em lado nenhum. Limitam-se a escrever umas coisitas nas redes sociais, a tentar obter dividendos de onde nada fizeram para os conseguir, como a estrada 225, a carrinha estacionada na rotunda e outras coisas do género.
Em Novembro passado elegeram a sua comissão política, numas eleições com pouca afluência de militantes, mas continuou mais do mesmo, ou seja, trocaram de lugar mas mantiveram os nomes. Mudança? Ou apenas tratamento cosmético? Nitidamente um partido sem líder e com diversos galos para um só poleiro.
Um conselho deve ser dado a estes políticos: Primeiro organizem-se, unam-se e depois façam política rigorosa, sem populismo, criando e demonstrando alternativas viáveis e exequíveis para o futuro.
Os Centristas, com comissão politica eleita em Dezembro de 2013, nem ideias, nem projectos. Nada. Estagnaram no tempo dando a sensação de estarem mais preocupados em não deixar o PSD chegar ao poder.
É caso para perguntar: Onde está o espirito participativo, na sociedade Castrense, da anterior comissão politica?
Onde andam os militantes que outrora circundavam o líder?
Será o actual líder um agregador de militantes?
Será ele um garante da estabilidade politica dentro da sua comissão?
Parece-me um partido amorfo, sem ideias para o Concelho e acima de tudo sem projectos no presente e para o futuro. Até agora apenas um ou outro comunicado em estilo” soft".
Os Comunistas, à semelhança de anos anteriores, disputam as eleições, hibernam e tornam a acordar nas próximas. Pelo menos não tem retrocessos em termos políticos, como o PS, PSD e CDS.
Para terminar deixo, para o novo ano, um pedido a todos os políticos: Trabalhem, sem preocupações popularuchas e/ou folclóricas, preocupem-se essencialmente com o bem-estar do Concelho e dos seus Munícipes. A grande maioria dos serviços locais, Tribunal, urgências 24 horas e outros, fecharam. O que fizeram para o evitar? Nada! Apenas guerrilhas que só prejudicam quem cá reside e transmite uma desagradável imagem para o exterior interessa a estes politicos.

 

Zé da Esquina

publicado por Zé da Esquina às 21:29
link do post | comentar | favorito
18 comentários:
De coletivo regional de Viseu " Os verdes" a 28 de Fevereiro de 2015 às 15:29
Jornadas Ecologistas Distrito de Viseu

Dia 16 de Janeiro (sexta-feira)

Tema: Saneamento e tratamento de águas residuais nos concelhos de Castro Daire, Mangualde e Viseu.


Manhã: Atribuição de girassol triste à ETAR de Mangualde. Declarações à imprensa às 9.45 e atribuição de um girassol alegre à nova ETAR de Viseu Sul (10.45m). Posteriormente distribuição de documentos no centro de Viseu (11.30).

Tarde: Atribuição de 3 girassois tristes na ETAR de termas de Carvalhal (14.30m), ETAR de Ponte Pedrinha (15.00) e outro em frente à C.M de Castro Daire (15.30) pelas sucessivas rupturas no saneamento na vila de Castro Daire. Será ainda distribuida documentação à população (15.45).
Companheiros que participaram Isabel Souto e Miguel Martins
Comuniação social: Jornal Renascimento (Mangualde), Radio Limite (Castro Daire) e Jornal do Centro



De Coletivo regional "Os verdes" a 28 de Fevereiro de 2015 às 15:20

osverdes





Castro Daire
Degradação da Estrada Nacional Nº2 motiva pergunta de “Os Verdes” na Assembleia da República

O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República duas perguntas em que questiona o Governo, através do Ministério da Educação Economia, sobre o lamentável estado de degradação da Estrada Nacional Nº2, que atravessa do Concelho de Castro Daire, que coloca em perigo os utilizadores.

Pergunta:

Incumbe à EP - Estradas de Portugal, S.A (EP) a conservação, manutenção e garantia de segurança rodoviária nas estradas nacionais, ou seja, a prestação de um serviço público de qualidade, proporcionando uma melhor qualidade de vida às populações, contribuindo para o desenvolvimento nacional e para a coesão territorial.

Contudo, nem sempre o objeto e a missão da EP passam efetivamente da palavra à ação. Na Estrada Nacional n.º 2, que atravessa o concelho de Castro Daire para além do deficiente estado do pavimento, que se encontra em total abandono e lamentável degradação, ostentando crateras e outras irregularidades, devido ao deslizamento de terras, que provocou o desaparecimento de 50 metros de pavimento, numa área de morfologia íngreme, situada a três quilómetros a sul da vila de Castro Daire, a via encontra-se reduzida a uma única faixa de rodagem, desde 2011.

Nestes últimos quatro anos, nesse troço apenas está uma faixa aberta ao trânsito, pelo que a circulação, nos dois sentidos, se tem feito de forma alternada. Acresce que, pelo facto de o referido troço se situar junto a uma curva fechada, as reduzidas condições de visibilidade dificultam a tarefa dos condutores e aumentam o risco de ocorrência de acidentes.

A população tem constantemente manifestado a sua preocupação, alertado para as fragilidades estruturais do eixo rodoviário em causa (Estrada Nacional nº2), que coloca em perigo, diariamente, os seus utilizadores.

Esta via que atravessa o concelho de Castro Daire, para além de ser um eixo estrutural ao nível da acessibilidade entre as freguesias localizadas a sul e a sede do município, é a única estrada de acesso à capital de distrito que dispensa o pagamento de portagens.

Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito à S. Exa. A Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo, a seguinte Pergunta, para que o Ministério da Economia me possa prestar os seguintes esclarecimentos:
1- Considera o Ministério legítima e pertinente a preocupação da população, relativamente às más condições de uma via que coloca em perigo, diariamente, os seus utilizadores e que, por isso mesmo, reivindica a sua urgente requalificação?
2- Considera o Ministério justa esta efetiva discriminação das populações que não têm possibilidades de suportar os custos diários com portagens que implicaria a alternativa A24?
3- Quais os motivos em concreto que conduziram à não intervenção da EP na requalificação de parte do troço da EN2 que desmoronou em 2011?
4- Pretende o Ministério intervir junto da EP - Estradas de Portugal, S.A, no sentido exigir o planeamento e a subsequente intervenção de conservação e reabilitação da via, repondo a circulação em ambas as faixas e assegurando as condições de segurança aos seus utilizadores?
5- Para quando o ministério prevê reestabelecer a circulação em segurança da EN2, no troço de aluiu em 2011?
6- O ministério prevê requalificar o troço da EN2, entre Vila Real e Viseu?
7- A EP tem avaliado os riscos de aluimento no troço da EN2 entre Vila Real e Viseu, sobretudo nas áreas de morfologia acidentada?

O Grupo Parlamentar “Os Verdes”


De Super Heroi a 27 de Janeiro de 2015 às 21:58
O Genro Super heroi que agora passou a besta, anda a dizer umas verdades pela vila e reforça a ideias de alguns descontestes com o regime... vejamos:

-O Carneiro com ajudante que gosta de mel, anda a fazer de tudo para o tramar junto do tribunal... se ela conseguir vai valer uma nomeação! --Pelo que se sabe a coisa está bem encaminhada com a ajuda de um Vereador!

-A filha, que trabalhou na Embeiral, ao contrário da mentira proferida na rádio, foi para lá à custa do povo! Ele saberá as razões!

-O membro do júri de Lamego, bem tentou salvar a princesa, mas os conhecimentos foram aqueles que se viram! --Será o Romeu de Lamego que tanto se fala?

-Brevemente irá haver novidades em mais concursos até que a filha entre! --Baía, Irmão Licá e tantos outros familiares..., etc?

-As cobras do gabinete mostraram o seu valor ao remover a amizade no facebook, poucos dias deste ter saído pelo proprio pé... mas quando o encontram na rua é só sorrisos... o super heroi, diz que a 1º cobra, vai ter um concurso à medida ainda neste mantato! A cobra mais sorridente, já baixou de posto e no próximo vai mesmo para casa! Talvez assim lhe faça novamente um pedido de amizade. --Quem diria que até uma amizade retiravam a tão grande heroi!

-O super heroi diz que a rainha da mentira é um inferno, só ajuda quem lhe der um cabrito...sempre assim foi e sempre será!
É uma mentirosa da pior espécie, mas o sogro não fica atrás! --Quem conhece Desconfia!

-Questionado sobre o Ernesto, o Heroi diz que ele é que manda na câmara desde o primeiro dia que o sogro tomou posse, mas brevemente o povo vai saber o motivo! --A coisa deve ser grave!

E assim vai a politica podre de Castro Daire! Viva!


De Marvel a 28 de Janeiro de 2015 às 12:13
Eis a confirmação: O Vingador do passado teve mesmo lugar nas listas do Líder....


De também querias? a 28 de Janeiro de 2015 às 23:55
Marvel, queres atirar areia para queimares quem tem mais valor do que tu? Também querias ir nas listas desta vez, mas deixaram-te de fora?
Ainda vai haver uma segunda volta... sempre podes mostrar o que vales no partido!
Os Vingadores de 2009, 2013 e de 2017 vão existir sempre, apenas trocam de lugares nas listas ou sentam no banco!
Mas nas próximas vais ver uma lista estruturada como aquela que não gostas-te de ver na comissão política!


De Marvel a 29 de Janeiro de 2015 às 10:23
Confirma-se então que o Líder não será candidato á próxima, é isso??? eheheh


De Nomeação ou Mel! a 29 de Janeiro de 2015 às 01:07
Onde é que já ouvi esta conversa! Podia disfarçar mais um pouco...anda tudo à volta do 1º ponto! Nomeações ou mel como lhe quer chamar!
Mas sabe, quando se trabalha, as pessoas dão conta, sejam elas quem forem! Quando não se quer trabalhar, curiosamente as pessoas também dão conta! Deves estar com falta de atenção...

Que não gosta de ninguém do gabinete, já se sabe, mas descer tão baixo para com isso pressionar decisões, sinceramente não esperava! Mas cada um sabe as estratégias para subir ou se manter na vida do faz de conta!

Por fim, é a conversa constante em determinado local, onde ao invés de trabalhar e orientar os colaboradores, fala da familia e possíveis lugares!

Quanto às cobras, há as de 1º categoria, sorridentes, simpática, trabalhadoras e sínicas!

De cabritos...também deve ser especialista! No último concurso das escolas, muito se ouviu berrar em determinada casa!

A do Ernesto não percebi...deve ser para causar ainda mais barulho!
Tome Juizo, trabalhe e deixa os outros tanquilos e sossegados para desempenharem um trabalho sério e de qualidade!


De Apicultor a 29 de Janeiro de 2015 às 10:27
Pois é, achavam que os Vingadores não se viravam para a família e que só iriam permanecer focados no PSD!!! Por umas promessas muitos são os que, facilmente, mudam de lado, mas o PS já devia saber disso. Parece que se esqueceram do que fazem há anos em Castro Daire.... eheheh


De Rei a 29 de Janeiro de 2015 às 21:54
Por falar em concursos .. Então e o concurso dos 5 assistentes operacionais ? Entram os da reserva ou não ? Bem convém ao SENHOR que entram porque são mais valias ...


De SERVO a 2 de Fevereiro de 2015 às 21:14
claro que entram... Então têm que começar a agradar para ganhar votos para a próximas eleições... Nessa dita lista de reserva têm pessoas que têm mesmo de voltar, a sobrinha do "Rei DA CARIDADE", o lugar está guardado para a rapariga . Ou será que rapariga já tem lugar noutra instituição ?? Ela não quer.. Está tudo Estragado ou não . O padrinho resolve .


De Lutas entre divisões e Politicos a 29 de Janeiro de 2015 às 12:38
Na vila não se fala de outra coisa, as chefias sentem-se traídas e espalham esse descontentamento em todo o lado!

Depois da divisão da DOMA estar toda contra o presidente manifestando o descontentamento na Ceia de Natal, agora este mal chegou a mais 2 divisões!

É expectavel que os rabos de palha comecem a arder!
Depois assistimos a uma clara guerra de alguns funcionários pelo poder! Os protegidos e os perseguidos! Os interesses pessoais vs interesses familiares vs interesses municipais!

O gabinete é considerado pelos funcionários como o pior da história daquela casa, é só olhar para a porta da câmara e vê-se o exemplo! Mas esse é o mal geral naquela casa!

Os vereadores não se entendem com o presidente, a Rainha diz mal dos Vereadores no seu serviço e ficou com ódio de morte ao provedor por não fazer parte da comandita! O Lemos aplaude e comunga com a Rainha!

O PSD que se prepare para governar mas sem o Lider! Se o Carneiro reforçou Castro Daire com 2 vereadores nas últimas eleições, porque os favores da casa do povo não funcionam na vila, adivinha-se uma derrota estrondosa!



De Anónimo a 19 de Janeiro de 2015 às 18:40
Duas notas de revisão do texto.
1) Ainda não percebi o que significa «descecionado».
2) Ainda não percebi o uso do termo «amorfo» seguido da expressão «sem ideias».
Poderão explicar-me, por favor???


De Anónimo a 22 de Janeiro de 2015 às 00:56
Agradeço a correção, ainda bem que existe uma pessoa atenta e à qual não acontece errar no teclado quando escreve à pressa, por isso parabéns, deve ser formado(a) em.... os seus alunos devem estar bem preparados, está sempre em cima do acontecimento, mais uma vez obrigado.


De anonimo a 24 de Janeiro de 2015 às 16:47
Faz sentido a desculpa do escrever à pressa. De facto, o S fica logo, logo ao lado do C. Por outro lado, como o anónimo queria escrever de acordo com o Acordo Ortográfico (AO), daí a falta do P... Mas espera então porque é o anónimo escreveu «facto», quando, de acordo com o AO, devia ter escrito «fato»????

Mas explicada a forma, vamos ao conteúdo:
O Batintodos é como escreve? E o anónimo, quando diz que não confia nos políticos de Castro Daire faz o quê?
É que de substância mais nada...


De Anónimo a 18 de Janeiro de 2015 às 19:37
O Zé esteve mais uma vez foi a bater no ceguinho, pois Sr. Batintodos ironicamente é um pouco como diz, porque será que assim é? de facto temos poucas alternativas, é sempre mais do mesmo, estamos cansados e descecionados com tudo isto, pensar que haveria alguém com algum perfil.... foi miragem, é tudo igual, já ninguém trabalha com rigor e profissionalismo olha-se para o valor monetário acima de tudo. É o que temos, que esperavam? Não acredito nos políticos, muito menos em Castro Daire, ainda estou à espera do emprego, trabalho ou como lhe queiram chamar, que me foi prometido, nem digo por quem, já devem saber!
Gossip boy!


De batintodos a 16 de Janeiro de 2015 às 19:43
O Zé resolveu bater em todos!!! e estamos (no entender do zé) perante uma falta de de pessoas válidas à frente das várias forças politicas do nosso concelho.
Não estou completamente de acordo e penso até que nunca estivemos tão bem servidos de políticos
Por parte do PS estamos perante um bom cristão, um homem de fé, um amigo da família e um mentiroso compulsivo, mas ninguém é perfeito.
No PSD está um cidadão com uma cultura acima da média, um grande empregador, dono de uma instituição de solidariedade e a mania que a terra gira à sua volta, mas quem não tem defeitos.
O CDS tem como líder uma personagem um pouco estranha, mas não deixa de ser doutor de leis, veste a rigor, joga umas cartas com os amigos e se lhe perguntarem onde fica casais do monte é capaz de dizer que fica lá para Cabril, mas não se pode ser bom em tudo.
Na CDU está a pessoa mais inteligente de todos, passa quatro anos completamente à margem de tudo e quando chegam as eleições o resultado é o mesmo.
Estes são os políticos que temos. E será que merecemos mais?


De Anónimo a 16 de Janeiro de 2015 às 12:21
O Dr. Zé da esquina está realmente a apreder com os socialistas cá da terra. Diz mal dele próprio para se fazer passar depois por vitima. Realmente qualquer dia o CDS é uma secção do PS.


De anonimo a 16 de Janeiro de 2015 às 16:59
O papel de vitima tem sido tão bem executado pelo Líder, aliás bem alicerçado no seu passado de actor...


Comentar post

contador de visitas
online

.Calendário

.Posts Editados

. NOTICIAS DE 1 DE ABRIL

. TUDO (N)A MESMA...

. PELOUROS

. G.A.P.

. TOMADA DE POSSE

. O POVO DECIDIU. DEMOCRACI...

. ELEIÇÕES AUTARQUICAS 2017...

. FIM DA DITADURA

. SONDAGENS (RESULTADOS)

. TEMOS PENA

.Arquivo

.Farmácias de Serviço

blogs SAPO

.subscrever feeds

.mais sobre mim