Quinta-feira, 8 de Outubro de 2009

UFA ! ÚLTIMO EPISÓDIO...

Chega, finalmente, amanhã, ao fim a campanha eleitoral para as eleições autárquicas de 2009.

Foram duas semanas de cumprimentos, beijinhos e abraços dados a tudo quanto tenha pernas e fale, desde a criancinha de escola até ao mais idoso cidadão.

Nada de admirar, se esses comportamentos, por parte dos candidatos, fossem assim durante toda a sua existência na terra. Aliás, deveria ser, pois essa é maneira correcta, que eu conheço, para uma boa vivencia, que todos deveremos ter, com os restantes membros da sociedade em que estamos inseridos.

Mas, todos sabemos bem que esses comportamentos, por parte da maioria, dos candidatos só acontecem de quatro em quatro anos. Que pena as eleições não serem, no mínimo, mensais!

Espanta-me, aliás, nem sei como ainda fico espantado, quando faço parte da sociedade castrense há tantos e tantos anos, que algumas pessoas, agora candidatos, quando passam por nós  nem sequer um bom dia ou uma boa tarde nos desejam, e agora, param, cumprimentam-nos, beijam-nos e abraçam-nos, como se fossemos de uma amizade íntima e de longos anos. É verdade, que alguns dos candidatos, infelizmente poucos, são assim todos os dias. A esses eu faço a minha salva e tenho por eles e pelo seu comportamento estima e consideração.

Passamos quinze dias a ouvir mensagens gravadas e musica debitada por altifalantes. Passamos quinze dias a vê-los passear de carro ou a pé rua acima, rua abaixo. Mas que andarão eles a fazer? Andam a dar-se a conhecer e a distribuir o seu programa eleitoral. É verdade! Mas que programa? Uns têm um programa em que prometem, se forem os eleitos, fazer isto e aquilo e aquele outro, como se metade daquilo não pudesse ter sido feito nos anos em que já levam de “governo”, outros têm um programa tão megalómano que, quem o ler, pensa logo que aquilo só será executável se estiverem vinte anos no poder e não os quatro a que se propõem. Há ainda aqueles que nem programa eleitoral apresentam, baseando-se o seu panfleto eleitoral apenas e só a dizer que fazem aquilo que os que lá estão não fizeram. Como se isso fosse muito difícil de conseguir! É aquilo que eu chamo serem do contra. É caso para perguntar: Votar em quem? Alguns eleitores dizem “votamos nos outros”, porque estes já lá estão há muito tempo e nada fizeram” havendo, também, talvez a maioria, a não expressar sua opinião publicamente, devido”à asfixia democrática”! Há também aqueles que dizem “vamos votar nos mesmos porque já os conhecemos e os “outros” se para lá forem não sabemos o que irão fazer!”Há, ainda, aqueles que têm como ideia não votar em ninguém porque segundo dizem eles, são todos iguais.

Eu vou votar! E, garanto que votarei bem! Votarei naqueles que eu acho serem os melhores para o desenvolvimento do meu Concelho e que possam colocar Castro Daire no mapa.

Poderei, também, afirmar que não foi influenciado pelo debate na Rádio Limite, pelos cartazes de propaganda e muito menos pelos beijinhos,abraços e apertos de mão que recebi dos diversos candidatos nestas duas últimas semanas. Conheço bem as pessoas e sei exactamente quais as suas pretensões e competências.

E pronto, sábado será dia de reflexão, domingo dia de eleição e depois na 2ª feira cá continuaremos todos a passar uns pelos outros e colocaremos novamente aquela cara “carrancuda” e voltamos á forma habitual, isto é, acabam-se os beijinhos, abraços e apertos de mão. Triste fado o deste povo anónimo que só é conhecido e respeitado, por a maioria deles, de quatro em quatro anos e só durante quinze dias!

Pois é, vai acabar! É caso para dizer: Ufa! Até que enfim, já tenho a cara sugada de tanto beijo levar e a mão dorida de tanto ser apertada.

Em 2013 voltaremos outra vez ao princípio e este filme será de novo rebobinado para ser revisto pelos cidadãos eleitores do Concelho de Castro Daire.Com estes ou com outros protagonistas mas sempre com o mesmo e gasto guião.

Eu cá continuarei na minha esquina, qual posto de vigia, inamovível, mas sempre atento ao que se passa em meu redor.

Zé da Esquina

publicado por Zé da Esquina às 22:55
link do post | comentar | favorito
7 comentários:
De anomimo a 10 de Outubro de 2009 às 13:40
A VILA NUNCA ESTEVE TAO ANIMADA QUANTO AGORA E AINDA DIZES ISSO ?????


De Anónimo a 9 de Outubro de 2009 às 21:06
Falasse por ai que o PSD vai passar a ser a terceira maior força partidária em Castro Daire.


De Esperança a 9 de Outubro de 2009 às 14:42
Bem temos aqui dois comentários de partidos diferentes já deu para reparar..mas um deles não deixa de ter razão, o Sr. Fernando da Casa do Povo...Meus Deus...por favor...não diz tá tá duas vezes... quanto aos outros Autarcas serem maus...não sei se concordo..mas numa coisa podiam ter sido melhores no debate...podiam ter confrontado mais, e terem dito umas verdades á Sr. Eng. Eulália...


De fiscal a 9 de Outubro de 2009 às 21:01
Pois devia e não eram poucas. Mas repara, quando na parte final do debate o Dr. Pertancho estava a "canta-las" à presidente foi praticamente barrado pela moderadora. E já não tinha sido a primeira vez.


De Anónimo a 9 de Outubro de 2009 às 12:18
Quem diz isso esquece que mau(aquilo que foram todos os outros candidatos) ainda é menos de mediocre.


De Anónimo a 9 de Outubro de 2009 às 16:49
Pois para mim, se o debate de ontem fosse um exame obrigatório para acesso à Presidência da Câmara o Sr. Fernando da Casa do Povo seria REPROVADO, iria ficar mesmo por casa (mas da dele, não da do povo).
Tem de aprender muito mais sobre vários assuntos importantes para o nosso concelho. Para quem anda nisto pelo menos há 4 anos tinha obrigação de responder às questões com maior convicção...
Não é só ir para um debate e singir-se a ler o seu programa eleitoral (que mais parece um romance), deveria ter feito os trabalhos de casa... Como castrense eu tinha vergonha...


De Anónimo a 9 de Outubro de 2009 às 00:28
Depois do debate de ontem, votar PS seria andar de cavalo para burro. A prestação do candidato do PS, o Sr. Fernando da Casa do Povo, foi mediocre.


Comentar post

contador de visitas
online

.Calendário

.Posts Editados

. NOTICIAS DE 1 DE ABRIL

. TUDO (N)A MESMA...

. PELOUROS

. G.A.P.

. TOMADA DE POSSE

. O POVO DECIDIU. DEMOCRACI...

. ELEIÇÕES AUTARQUICAS 2017...

. FIM DA DITADURA

. SONDAGENS (RESULTADOS)

. TEMOS PENA

.Arquivo

.Farmácias de Serviço

blogs SAPO

.subscrever feeds

.mais sobre mim