Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

4 ESQUINAS

BLOG ONDE SE PODE E DEVE FALAR DE TUDO (SOBRETUDO O INTERESSANTE)



Segunda-feira, 24.08.09

QUEM IRÁ OCUPAR A CADEIRA DO PODER NA JUNTA DE FREGUESIA?

Falando nas eleições para a Assembleia de freguesia (vulgarmente conhecidas por eleições para a junta de freguesia), á qual irão concorrer 5 listas (CDS/PP, MICASTRENSE, PS, PSD e PCP/PEV), direi que, na minha opinião, serão as mais renhidas e disputadas de todas as que já se realizaram para este órgão.

A composição das mesmas será a seguinte:

CDS/PP – Candidatos

1.       José António Teixeira

2.       Fernando Vicente

3.       Susana Pires

4.       José Carquejeiro

5.       Fernando Santos

6.       José Duarte

MICASTRENSE – Candidatos

1.       Maria Fátima Rocha

2.       Valentim Vicente

3.       Márcio Ferreira

4.       Sandra Pereira

5.       Paulo Pinto

6.       Rui Fernandes

PS – Candidatos

1.       José Mário Morgado

2.       Hernâni Almeida

3.       Otília Almeida

4.       Fernando Morais Carneiro

5.       Pedro Pereira

6.       Susana Coutinho

PSD – Candidatos

1.       José Manuel Carneiro

2.       António Carneiro

3.       Maria Judite Paiva

4.       Fernando Morais

5.       Fernando Lemos

6.       Estela Silva

PCP/PEV – Candidatos

1.       Antero Ferro

2.       José Carlos Pinto

3.       Isabel Souto

4.       Cláudia Almeida

5.       Clotilde Andrade

6.       Virgílio Parente

Analisando, ainda que, sinteticamente, as mesmas, apraz-me dizer o seguinte:

O CDS/PP foi buscar para encabeçar a sua lista um candidato que durante alguns anos foi membro da Junta de Freguesia, eleito pelo PSD.Sempre foi conhecido por ser um militante discreto mas competente. Quer-me parecer, no entanto, ser pouco conhecido politicamente para que possa vir a ser eleito. Poderá, mesmo assim, ultrapassar os  votos conquistados por este partido nas últimas eleições a que concorreram, conquistando votos a eleitores que normalmente votariam PSD.

Estou convencido que, ele e os restantes elementos da sua lista, com uma campanha eleitoral mais virada para os descontentes do PSD, poderá vir a ser um concorrente a ter em conta mas que será ultrapassado quando a corrida entrar nas últimas voltas.

Os independentes do MICASTRENSE, resolveram inovar e apostar num rosto feminino para sua cabeça de lista. Na minha opinião esta lista poderá conquistar votos de todos os quadrantes políticos mas mais por mérito e conhecimentos, directos e indirectos, dos restantes membros, principalmente o 2º nome da lista, do que propriamente pela sua número 1. Alguns outros nomes, ficam muito mal na fotografia política, sendo mais conhecidos pelo seu oportunismo do que pela defesa da causa pública. Mesmo assim, e por falta de parâmetros estatísticos para análise, creio que mesmo sendo ultrapassada, poderá conseguir chegar mais perto da meta do que a lista dos centristas.

O candidato do PS, Já actualmente na cadeira da junta, devido a uma excelente estratégica política, sua ou do seu partido e por manifesta falta de visão política do PSD e dos seus eleitos neste órgão, poderá ultrapassar os 978 votos de 2005 . No entanto, será difícil de prever este desfecho, pois dependerá sempre dos votos que os Independentes conquistarão, ou não, dos militantes rosa. Continuando no entanto com a linguagem automobilística, parece-me que se for ultrapassado o será só na última volta.

Os laranjas têm como candidato, um ex. presidente da Junta. O elemento que surge em 1º lugar nas listas deste partido, já presidiu á Junta de Freguesia de Castro Daire durante 2 mandatos. No 1º,e por ser o 2º nome da lista, substituiu o 1º nome eleito, aquando da saída deste para outros afazeres e no 2º mandato eleito como nº 1. Tem a seu favor o facto de ser, além de uma pessoa competente e conhecedora dos meandros políticos, a vantagem de estar há 8 anos como secretário no gabinete da actual presidente da Câmara Municipal de Castro Daire.Será, na minha opinião, aquele que melhor aguentará a corrida e o 1º a ver a bandeira preta e branca desfraldada na linha de chegada.

O PCP/PEV concorrerá com o empresário Antero Ferro e como de costume, será apenas “um concorrer por concorrer”, pois vivemos numa região em que os Comunistas têm pouca implantação conseguindo, por norma, atingir os cento e poucos votos.Quer-me ainda parecer que os seus militantes estão pouco interessados em mudar o rumo dos acontecimentos, pois ano após ano passam discretamente pela política castrense, nunca fazendo campanha eleitoral e dando-se pouco a conhecer.

Resumindo, na minha opinião, será uma luta a 4,em que aqueles que tiverem os melhores argumentos vencerão. No entanto, tenho a convicção que entre as hostes laranja e rosa uma delas será coroada na noite de 11 de Outubro. Mas convém sempre recordar a corrida entre a lebre e a tartaruga em que o concorrente, á partida, mais forte menosprezou o adversário e quando acordou já o outro tinha cortado a linha de meta.

Nas eleições de 2005,para este órgão, a votação foi a seguinte:

PSD – 1.100 votos

PS – 978 votos

CDS/PP – Não concorreu

PCP/PEV – 76 votos

Eu, daqui da minha esquina, apelo a todos os Castrense para que durante o dia eleitoral não fiquem em casa e vão votar! Pois só desse modo poderemos escolher aqueles que achamos mais competentes para dirigir a nossa terra.

 

Zé da Esquina

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Zé da Esquina às 13:35


26 comentários

De tito a 28.08.2009 às 23:59

MICASTRENSE – Candidatos

1. Maria Fátima Rocha

2. Valentim Vicente

3. Márcio Ferreira

4. Sandra Pereira

5. Paulo Pinto

6. Rui Fernandes

Fico admirado mesmo assim ainda me continuam a surpreender, pessoas dispostas ajudar??? Quem??? Em tr0ça de que??? Por mais tempo que viva vou continuar a ter surpresas, é o que temos e quem dá o que tem a mais não é obrigado

De MX a 27.08.2009 às 17:31

Ó Zé
Então pelo que se houve junto das tuas esquinas o tribunal aprovou a lista dos independentes mesmo sem as assinaturas necessárias? Será curioso.

De Anónimo a 27.08.2009 às 23:48

MX, atenção aos erros. Ouve é do verbo ouvir, é sem h.
Quem assim escreve, deixa muito a desejar.

De Funáná a 28.08.2009 às 00:20

Ó MX. Eu sei que és mulher, mas faz-te gente, sendo assim processa a Srª. Drª. Juiz.
Já és conhecida, por gostares de inventar, mas esta é demais, toma cuidado, porque estás a meter uma magistrada ao barulho podes vir a ter consequências. Quem te avisa teu amigo é.

De MX a 29.08.2009 às 00:21

Ó cara amiga, porque não vai confirmar?
Por acaso gostava de ter a certeza.

De Marconvida a 27.08.2009 às 12:44

As candidaturas para a Assembleia de Freguesia de Castro Daire, revelam-se mais do que convicções um conjunto de oportunistas . Pelo PSD um candidato que já quis ser no passado e não foi a tempo e lá lhe arranjaram outro tacho, no PS um bom rapaz e ponto final, pelos MIC aparece o filho de um actual Presidente da Junta, que vendo o pai afastar-se pretende ver a família ser representada. Para a Câmara Municipal , pelo PSD uma lista novamente fraca e desgastada, pelo PS um conjunto de personalidades dissidentes (afastados ) de outros partidos , portanto nada genuínos, e pelos MIC um conjunto de personalidades que até hoje nada contribuíram para o Concelho , que primam acima de tudo pela arrogância e ausência de simpatia. E o nosso Concelho é isto.............

De Paulo a 27.08.2009 às 23:08

Ser um bom rapaz não é característica suficiente para se ser Presidente de Junta, pois após 8 LONGOS anos de marasmo em que esta Junta de Freguesia mergulhou, precisamos agora de um Presidente capaz, competente, dinâmico, fiel à sua ideologia política e com provas dadas para revitalizar a actividade desta Junta.
Na minha opinião, o candidato do PSD é o que reúne estas características.
À partida são todos bons rapazes, contudo, a competência dos Homens só é reconhecida após o exercício da gestão pública, e essa só a reconheço no candidato do PSD.

De x a 28.08.2009 às 19:28

Estás a cair na demagogia.

Afirmas que nos últimos 8 anos houve marasmo (e concordando).
Afirmas que "agora" precisas de um presidente capaz?
Comentas que a competência vem após a ocupação dos cargos públicos.
Reconheces competencia em quem liderou as listas PSD em anos anteriores, embora tenha exercido outras funções políticas (a favor do PSD).

Deixas-me confuso!

Se é competente porque não salvou a Assembleia de Freguesia de se afogar?
O presidente "agora" não é o mesmo que se candidatou anteriormente?
Se é competente porque não agitou essas mesmas águas tornando-as mais dinâmicas?
Afinal também é um responsável político muito próximo aos cargos de chefia, e onde fica o reconhecido apoio dado à freguesia de Castro Daire?

Fiquei confuso... será que te conseguiste afogar nas marasmas águas de Castro Daire.

De Trinca Espinhas a 27.08.2009 às 23:54

Ó Marconvida, aproveita e candidata-te tu, porque já vimos que tu és muito virtuosa, logo és uma mais valia para o concelho.
Afinal, já vi o porquê deste atraso todo, não foi só pela incompetência sucessiva dos que lá passaram, mas sim porque tu nunca lá estiveste.
Aproveita agora, porque quando tu lá chegares o concelho estoira.

De Anónimo a 31.08.2009 às 16:03

Comentário apagado.

De Lambe Bota a 05.09.2009 às 00:47

Gosto de tí. És verdadeiramente Lambe Bota.
Mas, acima de tudo um(a) grande lerdo(a).
Já lá estiveste. Só fizeste m....
E vens aqui falar de idoneidade politica de quem nunca foi ou esteve na politica?
De competência pessoal quando o que é necessário é competencia social?
Vai dar a volta ao bilhar grande...

De Lambe Bota a 28.08.2009 às 13:04

Vota nos "Lambe Bota". Fica tudo na mesma e tu satisfeita.

De Fungágá a 05.09.2009 às 00:58

Tu és cá um refugado!!!

Nem dada te querem...

De condedemoes2 a 27.08.2009 às 08:50

vejam condedemoes2.blogspot.com

De Alexandra a 26.08.2009 às 19:12

Porco-espinho o senhor tem que evoluir! Hoje as pessoas não pensam da mesma maneira que à uns anos atrás, até porque hoje existe acesso à informação que não existia à uns anos atrás. Antes as pessoas olhavam para o símbolo do partido do boletim de voto para colocarem a cruz, sem saberem quem eram os elementos da lista. Hoje olha-se ao que foi feito, entre outros pormenores, para se votar.
Votei no PS para as legislativas, mas não vou fazer o mesmo nas próximas eleições! Depois de todas medidas negativas, seria burra se votasse no mesmo, seria votar na continuação da crise e estado em que se encontra o País! Por isso existem vários partidos, para poder-mos votar na mudança! Se fosse para continuarmos sempre na mesma, não haveria necessidade de eleições!
Confesso que esperava algo diferente com o aparecimento de uma lista nova para as eleições autárquicas, mas esta lista para a junta de freguesia de Castro Daire do partido Micacastrense é a pior de todas, porque, o que deve acontecer em todas as localidades, os eleitores hoje em dia, optam por olhar aos membros das listas e não aos partidos e à obra feita pelos actuais autarcas, para decidirem o seu voto.
Porco Espinho evolua, use os neurónios para o seu voto ser considerado útil…
Dou os meus parabéns a quem fez este blog, pois deu a possibilidade a todos de exporem suas opiniões, devida sua isenção, na publicação dos comentários, deduzindo eu, que os publica todos, o que não acontece noutros blogs de Castro Daire e pelos temas abordados nas suas postagens.

De castrofar a 26.08.2009 às 18:45

Caro bloguista: alguns dizem que não há nada de novo nestas candidatras! E não se candidataram? podiam fazê-lo, não custa nada....

De Aninhas a 26.08.2009 às 14:48

Oh Porco Espinho
Tas em alguma lista ou tens lá familiares ou então tens outras ligações fortes. Porque dizes isso? alguma vez fizeste algo por esta terra? És de cá para nos criticar ou vieste ver a bola? Criticar, apontar defeitos e virtudes é salutar, não vamos comer tudo com batatas, se o tivessemos feito à mais tempo concerteza que as coisas não chegariam ao ponto que chegaram, nem aqui nem no país todo. O que queres? que fiquem todos sossegados a ver a banda a passar, para poderem comer mais e melhor?
Vai dar uma curva para outra terra e vê se te governas lá.

De Porco Espinho a 26.08.2009 às 13:03

É pá, cá em Castro Daire é sempre assim, se não é do "cú" é das calças.Por isso é que Castro Daire está como está.

De Alexandra a 25.08.2009 às 18:40

Duas listas estão eliminadas na pretensão ao meu voto. Concordo com o anónimo, no que se refere á 1ª da lista do Micastrense, pois penso que a única coisa que tem em mente é oportunismo. Esta senhora não tem o caracter, nem os requisitos necessários para estar à frente de uma entidade de serviço público, por isso qualquer voto seria para seu proveito próprio e não da freguesia de Casto Daire.
PS, os candidatos não me inspiram confiança.
Como ainda falta algum tempo terei que ver analisar bem, as restantes listas para votar em consciência.

De Anónimo a 25.08.2009 às 15:19

Oh Zé

Quero esclarecer uma coisa, porque as pessoas podem estar a entender torto. Quando digo a senhora não tem capacidades refiro-me às listas para a junta e quero acrescentar e sublinhar que essa lista teria mais pernas para andar se em vez dessa "senhora honrada e virtuosa", tivessem à frente o número 2 , este sim poderia seguir as pisadas do pai, um jovem disponível para ajudar os outros o que seria muito útil para nós.

De refilao a 11.09.2009 às 21:35

Muito bewm, Sr Anónimo...subscrevo as suas palavras, embora nao tenha nada a ver com esta luta...Enfim, sou desta terra e acompanho de longe o seu crescimento(?...), as invejas de alguns e a passividade de outros, que nada fazem para combater esta situação...Como castrense, sinto-me triste, porque há 30 anos, quando falava em Castro Daire as pessoas que conheciam comentavam "Que terra linda!!!!!...", porém lamento dizer que hoje em dia quando falam em C.D. o comentário é bem diferente....Mas, afinal, vim aqui apenas para dizer que, na realidade, essa lista para a Junta dos MIC, teria sido muito bem elaborada e talvez com hipótese de vencer se tivessem posto o 2º. em 1º. ...Tão a topar???Não é que eu tenha algum peso na votaçao - nem sou eleitor em C.D. - mas garanto-vos, castrenses, que tenho ouvido muitos comentários iguais ao que acabei de referir...o 2º. em 1º......... Passem bem e um grande abraço ao 2º....Façam por ser felizes e tratem bem os passeios da vossa terra....são lindos!!!!!!

Comentar post


Pág. 1/2



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Agosto 2009

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031


Calendário


Posts mais comentados


Farmácias de Serviço


Links

Patriota XXI

Mões/Castro Daire

pfigueiredo

Conversas com o Imperador

Varanda Serrana

O Condado de castro Daire

Leukitanea

RochaVilaBoa

Conde de Mões 2

ave-cdr.blogspot.pt