Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

4 ESQUINAS

BLOG ONDE SE PODE E DEVE FALAR DE TUDO (SOBRETUDO O INTERESSANTE)



Terça-feira, 18.08.09

CANDIDATOS (Cada vez mais do mesmo... ou haverá mudanças) ?

 Finalmente foram tornados públicos os nomes dos candidatos às eleições para a Câmara Municipal de Castro Daire.

Quando se esperavam mudanças e as expectativas eram grandes em relação aos candidatos, poder-se-á dizer, que salvo raras excepções que a montanha pariu um rato.

 

Partido Social Democrata-Candidatos

 

1.       Eulália Teixeira

2.       Paulo Almeida

3.       José Manuel Ferreira

4.       Vera Guedes

5.       Umbelina Ferreira

6.       Adélio Monteiro

7.       Fernando Jorge Parente

 

Partido Socialista-Candidatos

 

1.       Fernando Carneiro

2.       Luís Lemos

3.       Elisabete Almeida

4.       Rui Braguês

5.       Eurico Moita

6.       Maria Silva *

7.       Luís Ribeiro

 

Micastrense-Candidatos

 

1.       José Manuel Ramos

2.       João Carlos Matos

3.       Marina Moutinho

4.       Augusto Soares

5.       Luís Pedro Ribeiro

6.       Sónia Pereira

7.       Rui Pereira

 

Vamos às análises:

 

No PSD nada de novo. A promoção ao 2º lugar do 4º da lista das ultimas elições, no fundo acabou por não ser surpresa, pois já há bastante tempo que tal figura é assíduo em tudo quanto são festas e inaugurações e também já há cerca de 2 anos que o mesmo se tornou o braço direito da actual presidente. Aliás eu já falei nesta possível promoção num post datado de 23 de Julho. Quanto aos restantes elementos da lista, na minha opinião, nada vêm acrescentar á vida política castrense.Parece-me uma lista totalmente feita ao sabor do vento e das conveniências politicas.Talvez, com a inclusão do presidente da Associação de Comerciantes Castrenses, comece, agora, a fazer sentido toda a confusão arranjada em torno da “barraca” do jardim.

No PS continua cabeça de lista o mais “camaleão” da politica castrense. No entanto, quer-me parecer que existem algumas mudanças e até inovações.Boa distribuição geográfica dos candidatos. O 2º da lista, dissidente das hostes PSD, soube aguardar sabáticamente os 4 últimos anos e surge agora para aquele que poderá vir a ser o seu momento de glória. Em 4º lugar da lista, surge um professor de Mões, creio eu, escolhido estrategicamente para dividir a família PSD daquela localidade. Se é assim, é de louvar a visão política de quem o escolheu. Parece-me á partida, com excepção do dito “camaleão”, uma lista a merecer credibilidade política.

 O Movimento de Independente Castrenses, é na minha opinião, o grande flop das listas concorrentes. Estava á espera, e não só eu, que a lista deste movimento fosse constituída por elementos que pudessem ser uma mais-valia para o Concelho de Castro Daire, principalmente aqueles que pertencendo a outros quadrantes políticos, estavam retirados e cansados da política de “trazer por casa” que nos últimos anos se tem feito no nosso concelho. Mas em vez disso, aparece uma lista formada por candidatos que estando fartos de bater nas portas dos outros partidos, e continuando estas sempre fechadas, viram neste movimento a oportunidade única de saltar para as luzes da ribalta. Estou convencido que este movimento vai desaparecer sem honra nem glória, o mesmo será dizer, sem eleger qualquer representante para a edilidade castrense. Cometeram ainda o erro politico de escolher quase todos, se não mesmo todos, os candidatos da freguesia de Castro Daire.

Aguardaremos pelo desenrolar dos próximos capítulos, prometendo numa próxima oportunidade falar das listas do CDS e do PCP/PEV, embora pense que não contam grande coisa para as contas destas eleições, isto se a “preguicite” das férias não me atacar como tem acontecido nos últimos dias.

Daqui da minha esquina continuarei atento e expectante para ver quem no final do dia 11 de Outubro deitará os foguetes, quem irá apanhar as canas ou quem comerá os leitões.

 

Zé da Esquina

 

CONTINUAÇÃO

 

Como o prometido, e agora que o sol já se foi e não dá para o bronze, vou publicar e comentar as listas de candidatos do CDS/PP e PCP/PEV á Câmara Municipal de Castro Daire.

 

CDS/PP-Candidatos

 

1.       Manuel Pertancho

2.       Paulo Ramos

3.       Patrícia Rocha

4.       Carlos Manuel Costa

5.       Pedro Silva

6.       Alberto Dias

7.       Judite Miguel

 

PCP/PEV-Candidatos

 

1.       Isabel Souto

2.       José Carlos Pinto

3.       Clotilde Andrade

4.       Antero Ferro

5.   Luis Messias

6.       Fernando Pinto

7.       Cláudia Almeida

 

Vamos às análises:

 

Como candidato do CDS/PP surge um verdadeiro “dinossauro” deste partido.È verdade que sempre que foi candidato, e já foram algumas vezes, nunca ganhou nada. No entanto é de louvar a sua persistência e acima de tudo deve ser louvado por nunca ter desistido, nem nunca ter mudado de partido á procura de protagonismo. Convém lembrar que os seus votantes, á semelhança de eleições anteriores, andarão por volta dos 500.Creio não ser este número significativo para alterar o rumo da decisão. Os restantes elementos da lista, na minha opinião, foram escolhidos pelo “chefe”, numa atitude evidente de quem, conscientemente, não pensa em ganhar as eleições.

Quanto á candidata do PCP/PEV, confesso que, para mim é uma ilustre desconhecida. No entanto sei que é oriunda do Partido Ecologista os Verdes e não terá qualquer peso decisório. Provavelmente não conseguirá, mesmo, atingir os 113 votos do candidato desta coligação nas eleições de 2005.Louve-se,no entanto a atitude dos comunistas em constituírem lista nunca virando a cara á luta democrática.

 

Como referência para as estatísticas deixo aqui o resultado eleitoral das autárquicas de 2005 para o Município de Castro Daire:

PSD – 4.904 votos e 4 vereadores eleitos

PS – 4.282 votos e 3 vereadores eleitos

CDS/PP – 511 votos (não elegeu qualquer vereador)

PCP/PEV – 113 votos (não elegeu qualquer vereador).

 

Termino, dizendo que aqui da minha esquina, continuarei atento a todas as movimentações políticas e prometendo num próximo post dar a conhecer os candidatos das 5 listas concorrentes á Assembleia de Freguesia de Castro Daire onde, penso eu, a luta será a titânica entre 4 delas.

 

Zé da Esquina

 

* o 6º nome da lista do PS para a Câmara Municipal será Maria Silva  e não Dário Silva como inicialmente aqui foi publicado.

 

Zé da Esquina

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Zé da Esquina às 23:28


3 comentários

De anonimo a 27.08.2009 às 22:36

Alguém se recorda da declaração de derrota do cabeça de lista do PS (Sr. Fernando Carneiro) e actual candidato, feitas à Rádio Limite aquando das últimas eleições autárquicas?
Foram lastimáveis, feitas num País democrático e por alguém que quer representar este Concelho.
Insultou todos aqueles que LIVREMENTE não votarem nele.
Aconselho-vos a ouvir essas declarações para depois poderem votar em consciência.

De Prendado a 28.08.2009 às 12:58

Anónimo,

E também te lembras do espéctaculo protagonizado pelo n.º 2 do PS nas eleições de 1993???

Que dupla nos querem arranjar....

Safa!!!

De anonimo a 28.08.2009 às 20:19

Uiii, se lembro!
Se foi descartado do PSD por algum motivo foi.
Cuidado, eles andam por aí....

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Agosto 2009

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031

Posts mais comentados