Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

4 ESQUINAS

BLOG ONDE SE PODE E DEVE FALAR DE TUDO (SOBRETUDO O INTERESSANTE)



Terça-feira, 02.07.13

NÃO DEVE ...

A cerca de três meses das eleições autárquicas, Castro Daire, no tocante a candidatos concorrentes, parece uma vila envergonhada. Provavelmente existirão razões para isso, principalmente pelos atropelos sofridos e originados pelos políticos que nos governaram nos últimos anos.

Refiro-me concretamente aos outdoors que por aí se vão encontrando. Quer-me parecer que apenas o CDS não tem medo de mostrar aos Castrenses os elementos da sua lista. Os outros partidos concorrentes apenas e só, mostram o candidato a presidente, será para fazerem bluff ou estarão com medo do impacto que tais nomes e figuras possam causar na opinião pública? Ou será que, como se consta por aí, serão listas do quero posso e mando e como tal só eu é que conto e por via disso não é necessário mostrar ou dar a conhecer os outros membros?

Seja como for, cada um saberá as linhas com que se cose e embora seja apenas uma questão de pormenor, mas importante, julgo eu, poderão, desde já, os eleitores começar a tirar conclusões daqueles que nos querem governar.

Ultimamente, também muito se tem ouvido falar de perfil de candidato.

Como eleitor do Concelho de Castro Daire, e atento á politica Castrense, não posso deixar de publicar uma postagem referente ao tema referindo, concretamente, aquilo que o futuro presidente deve permitir e fazer, mas também aquilo que não deve fazer ou deixar que outros o façam.

Não deve permitir que funcionários da autarquia utilizem as viaturas do Município para proveito próprio.

Não deve permitir que funcionários da autarquia “piquem o ponto” e depois não exista controlo sobre se os mesmos se encontram ou não no trabalho.

Não deve permitir que roubos cometidos nas instalações do Município fiquem sem participação às entidades policiais e sem inquérito interno para apuramento de responsabilidades.

Não deve permitir que funcionários da autarquia recebam horas extraordinárias sem qualquer controlo das mesmas por responsáveis superiores.

Não deve permitir que carros particulares sejam reparados nos estaleiros e oficina do Município.

Não deve permitir que existam contadores de águas ligados com autorização superior e que os mesmos não tenham sido objecto de requisição e pagamento de taxas.

Não deve permitir que, por ordens superiores, sejam efectuados por funcionários da autarquia trabalhos em casas particulares.

Não deve permitir que funcionários da autarquia se aproveitem dos cargos que desempenham para benefício próprio.

Não deve permitir que funcionários da autarquia coloquem candeeiros de iluminação pública em terrenos particulares, com o objectivo de beneficiar amigos.

Não deve permitir que funcionários da autarquia utilizem as viaturas do Município para se fazerem transportar de casa para o trabalho e vice-versa.

Não deve permitir ser desautorizado por funcionários da autarquia.

Não deve permitir que qualquer Munícipe se desloque ao edifício da Câmara e tenha que regressar noutro dia, porque o funcionário que trata de determinado serviço nesse dia se encontra de férias ou não compareceu ao trabalho.

Não deve permitir que se esbanje dinheiros do erário publico sem controlo e beneficiando apenas alguns.

Não deve permitir que funcionários da autarquia andem constantemente rua acima rua abaixo a fazer politica em beneficio do chefe.

Não deve permitir que existam “bufos” a controlar os funcionários que têm a coragem de pertencer a uma cor partidária diferente.

Não deve dar aos Munícipes uma resposta tipo “ Isso não é comigo, é com o técnico”.

Não deve descriminar os Munícipes por causa de sua ideologia, cor política ou estatuto social.

Não deve ouvir os munícipes apenas na proximidade de eleições.

Não deve permitir que se construam estradas por conveniência as quais vão desembocar nas residências de candidatos socialistas.

Não deve permitir que pessoas não eleitas tenham poderes para gerir os destinos do Concelho.

Não deve permitir que se entreguem escolas a Associações cujas colectividades são geridas por certos candidatos a juntas de Freguesia, fazendo-se obras nas mesmas e gastando-se avultadas quantias de dinheiros públicos, quando outras foram entregues sem qualquer tipo de melhoramentos.

Não deve prometer o que nunca irá conseguir cumprir.

Não deve permitir que exista um vice-presidente a receber honorários no final do mês e sem nada fazer por não ter pelouros atribuídos.

Não deve utilizar expressões de desculpa como aquelas que foram utilizadas no passado dia 29, na visita á localidade dos Braços, pois fartos de desculpas sem nexo andamos todos nós.

Não deve, principalmente, a três meses de eleições, fazer nomeações a eito escolhendo pessoas através da sua cor politica e não pela competência.

Não deve aproveitar outras Instituições, sejam elas de solidariedade ou de outro cariz qualquer para se auto promover.

Não deve ter a porta do seu gabinete aberta apenas algumas horas por semana, para receber os Munícipes, mas sim ter a mesma sempre e em todos os dias escancarada de modo a poderem escutar a população e resolver os seus problemas.

Deve, obrigatoriamente, ser uma primeira escolha, e nunca uma auto imposição ou ter sido imposto por outras figuras partidárias, pois só desse modo poderá ser uma figura consensual conseguindo agregar os militantes e simpatizantes do próprio partido mas também dos descontentes de outros partidos.

Não deve, por uma questão ética, e não só, começar de um momento para o outro a aparecer em tudo quanto é festa solidária, evento desportivo ou aparecer como dançarino, marchante ou tocador de uma qualquer marcha.

Não deve aproveitar festas e feiras, feitas com dinheiro do erário publico, para aparecer acompanhado dos seus Vereadores, tentando fazer passar, para a opinião pública, uma imagem de união, principalmente quando a mesma não existe pois em todos os momentos o quarto elemento nunca aparece.

Afinal não é pedir muito, apenas necessitamos, todos os Castrenses, de uma pessoa normal, possuidora de um rumo e liderança e que tenha condições para gerir o Concelho com rigor, trabalho e seriedade, mas acima de tudo fazendo-o e não tendo necessidade de colocar nos seus cartazes de campanha frases com a promessa de que o irá fazer, porque tais atributos não se ganham durante a campanha. Quem não os possui, nunca os poderá vir a ter.

Pela minha parte cá continuarei nas minhas esquinas, observando as marchas e os marchantes, mas sobretudo o modo como marcha a política Castrense e já sem qualquer dúvida quanto ao candidato em quem votarei, pois sei exactamente aquele que reúne o perfil indicado para ser o futuro presidente de todos os Castrenses.

 

Zé da Esquina

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Zé da Esquina às 20:02


144 comentários

De teórico a 05.08.2013 às 22:46

Caro Zé,

Permita-me que faça uma resumo do que tenho evidenciado nestas eleições.

Falava-se em campanha limpa, mas à muito em que não se discute ideias mas sim pessoas!

O PSD atravessa uma grave crise interna, tem faltado democracia, nas eleições internas, na hora de fazer as listas e claro, são muitos galos para o mesmo poleiro, como já tive a oportunidade de ler.

Conhecidas as listas, é com humor que analiso que as listas para a Câmara chocam com a da Assembleia e demonstram uma clara prova de poder, qual delas terá mais votos?! Estas provas podem ser adiadas caso o Luís Alberto seja o vencedor, mas estando esse cenário confirmado, a lista da Assembleia do PSD também será vencedora e para quem já anda nisto à muito, sabe que será difícil derrotar o PSD a governar.

Alguns elementos da Assembleia do PSD irão boicotar o trabalho do Luís Alberto? Ou irão esperar quantos anos? Não cairão no esquecimento?

Outro cenário, o PSD para a câmara perde e vence para a Assembleia:

Ninguém no PSD acredita que os candidatos à assembleia votem no PSD para a câmara e já se houve nas ruas que a lista da assembleia é mais forte que a da Câmara, sabe-se que alguns elementos fazem questão de passar essa mensagem, mas dessa forma não estarão a enfraquecer....
Ao vencer para a Assembleia, a comissão política vai a eleições e as caras serão trocadas, pois venceram e os da câmara perderam. Mas curiosamente têm-se visto o Vice e o de Moledo, a passar a escova no António Luís e já dizem que o Paulo é um bom elemento, apesar de o terem corrido! Das duas três... como o António Luís pegou nas rédeas da SUA lista e foi buscar o Paulo, prometendo-lhe ribalta daqui a 4 anos, os outros 2 oportunistas ao verem que as eleições estão difíceis, estão a passar para o lado certo, criticando a forma como algumas decisões foram tomadas. Ao estarem este 3 galos na mão do António Luís, é notório perceber quem será o próximo candidato do PSD. Os outros contam-se com os restantes lugares, mas não chegará para todos...



Outro cenário já debatido aqui por laranja e rosas:

Se o Luís Alberto tem uma derrota histórica, facilmente será afastado, mas se ele tiver uma derrota curta, irá querer impor-se. Se esse cenário se confirmar, o partido volta-se a rasgar e aí os 2 galos que estão com ele, poderão voar para o local mais seguro e ele perderá o apoio!
Mas como poderá ele ter uma derrota grande estando a maquina do partido a trabalhar para ele? Como irão fazer os candidatos da assembleia para não fazerem muita campanha por ele. Não poderão dizer mal, pois na política o cinismo é rei... nesse sentido a lista da Assembleia irá arrastar votos para a câmara e aí o Luís Alberto irá retirar dividendos da Assembleia.


Uma coisa é certa, se o carneiro for o vencedor...

Com 65 anos, este será o ultimo mandato para o Carneiro e aí o PS irá voltar ao mesmo, terá uma fraca votação e aí até a pior lista do PSD irá ganhar e não se antevê um candidato como o carneiro. O PS terá que preparam um candidato e contar com o apoio do Carneiro, mas não será a mesma coisa. O Leonel quererá ser o candidato, mas o Moita não deixará. Em Castro Daire, já se canta vitória, pois com a substituição do Leonel, a vila votará em peso e o PSD não tem ninguém nos primeiros 4 lugares, mas também se ouve que o Leonel não andará na rua nem fará campanha, pois tem medo de perder e é conhecida a veia de vingança do Luís Alberto, por isso esta será uma carta fraca em termos de caça ao voto! O Luís Lemos irá tirar mais votos do que este último irá trazer.


A Assembleia do PS é fraquinha, pois se tiverem votos será por arrasto, assim como o Amaro.




Quem irá retirar dividendos destas lutas será o CDS. Alguns do CDS não gostaram da vinda de pessoas tão vincadas de outros partidos, não por amor, mas por vingança ou amadorismo de querer ver a sua cara num cartaz. Mas vejo o CDS muito apagado, ninguém os vê!


Parecem filmes, mas na política estes pensamentos passam na cabeça de todos, mas há que estar por dentro das coisas e apoiar, pois assim prepara-se o futuro.

De Anónimo a 06.08.2013 às 10:16

Desengane-se quem pensa que o carneiro só faz mais um mandato. Ganha estas eleições e nas próximas será novamente candidato penso eu.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Julho 2013

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031

Posts mais comentados