Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

4 ESQUINAS

BLOG ONDE SE PODE E DEVE FALAR DE TUDO (SOBRETUDO O INTERESSANTE)



Terça-feira, 05.03.13

PESADELO

Estava eu a dormir, que nem uma pedra, porque sendo as minhas esquinas feitas desse material, não poderia dormir de outra maneira, quando fui assolado por um estranho sonho, tão estranho que não posso deixar de o compartilhar com os meus fiéis leitores.

Sonhei eu, que algures neste lindo Portugal, existia um Concelho onde alguém governava com tiques de autoritarismo, tendo como lema “quem manda sou eu”.

Do alto do seu saloio autoritarismo, logo que chegou ao poleiro começou a mandar, arranjando emprego para o seu genro, gabando-se, juntamente com a sua cara-metade que tal emprego nada tinha a ver com o grau de parentesco, mas sim com um curso superior que o referido senhor possuía, e que mais ninguém tinha, mas mesmo mais ninguém, reafirmavam, convictamente, homem e mulher em uníssono.

Passado algum tempo, o tal senhor, passou a ser ex genro e, provavelmente durante as partilhas, deve ter perdido o valioso canudo e então de imprescindível passou a dispensado, mas não sem antes tentarem fazer passar a mensagem que tinha abandonado o cargo por contenção de despesas. Desculpas, que foram por água abaixo, quando passados poucos dias foi contratado um rapaz a quem estava prometido o lugar desde as eleições de 2005 que o referido autoritário tinha perdido e por sinal, digerido muito mal a derrota, com um discurso onde dizia que aqueles que não votaram nele se iriam arrepender quando precisassem de tratar de algum assunto, lá na instituição onde trabalhava, como se aquilo fosse sua propriedade. Tal personagem era só funcionário e nada dava a ninguém, a não ser aquilo a que as pessoas têm direito.

Primeira medida tomada, avançou de imediato para a segunda, ou seja, contratou um sobrinho, que embora sem canudo, merecia o emprego pois tinha sido porta-bandeira durante a campanha e como não sofre das costas, tem a coluna vertebral em bom estado, para a utilizar ora curvando-se ora levantando-se em sinal de aceitação a todas as ordens e directrizes do chefe, era sem duvida a pessoa indicada para desempenhar tão relevante cargo.

Quando toda a gente julgava que já nada de mais de anormal aconteceria, a não ser a própria anormalidade do senhor ter sido eleito, eis que mais uma medida de mestre foi colocada em marcha, a menina eleita, em terceiro lugar nas listas vencedoras, resigna ao lugar e para o seu posto entra directamente um senhor que não tinha sido democraticamente eleito pelo povo. A tal menina desculpou-se dizendo que não poderia aceitar o lugar por incompatibilidades, não sei quais, nem ela as esclareceu, ou provavelmente nem as conseguiria esclarecer, até porque, se não tinha disponibilidade para ser vereadora, seria lógico, também não a ter para pertencer aos quadros de assessora, mas se calhar alguma razão que a própria razão desconhece estará na origem de tal atitude. Quem esfregou as mãos de contente foi o não eleito. Vencimento a quantos obrigas…

Pronto, sonhei eu, nada de mais relevante irá acontecer, até porque diga-se em abono da verdade, se tal se verificar, isto começa a ganhar contorno de pesadelo e deixa de ser sonho. Engano meu. Mais uma ideia mirabolante surge ao tal autoritário “iluminado”. Contrariando o que apregoou em campanha eleitoral aumenta o número de chefes de divisão, tendo a ousadia de nomear chefe de divisão uma funcionária, que por falta de subordinados na sua secção, se chefiava a si própria.

Pelo meio do sonho, ainda apareceu mais uns empregos para os amigos, amigos dos amigos, alguns inimigos, que por conveniência e oportunismo depressa se transformaram em amigos e mais três ou quatro sobrinhos, pois a família é grande e há que garantir a sobrevivência do clã.

Com mais uns quantos laivos de esperteza, abrem-se uns concursos mandando fazer os fatos á medida do candidato, mas como as linhas eram fracas surgiram organismos superiores a descose-los e por conseguinte ficaram nus.

Não satisfeitos e até mal-humorados por tamanha desfeita, voltaram á carga, vestiram fatos novos e tornaram a apresentar-se na fila. Mais uma vez as linhas deram de si e os fatos, ainda que feitos por medida rebentaram as costuras e a marosca ficou ao léu.

Astutos como sempre foram e pensando que com a astucia deles enganam os menos incautos, resolveram o problema com contratos a prazo, contratados do desemprego e estratagemas do género. Tiveram que se desenrascar, pois ia dando confusão com pessoas a ameaçar falar de história de montes, pinheiros, permutas e trocas e baldrocas. Para já safaram-se, mas o estado de graça não dura para sempre, pois na primeira quem quer cai, na segunda só cai quem quer.

Para resolver estes problemas concursais e colocar mais um familiar, também a primeira tentativa saiu falhada, mas outras se seguirão. Tem que se arranjar uma maneira, nem que seja preciso dizer que a menina tem um curso que mais ninguém, mas mesmo mais ninguém, consegue ter, possivelmente tirado numa qualquer universidade que por ter um nome tão esquisito ninguém conhece nem sabe onde fica.

E assim sonhando, cheguei a 2013, o tal ano especial, pois é ano eleitoral. Entre avanços e recuos, entre convites e desconvites, entre opositores que passaram para apoiantes e sobrinhos que de mal-amados passaram a convidados, muita coisa se tem passado, até birras do não eleito, que continua a sonhar com o segundo, levando para terceiro a sua adorada e confidente subordinada. Ou será que o não eleito é que é subordinado da dita cuja? Já não sei de nada, estou quase a acordar e isto baralha-me as ideias.

Não interessa, para o caso, pois a campanha lá vai andando de vento em popa, com a sua sede aberta na S.S não confundir com a polícia secreta de Adolf Hitler, embora as iniciais sejam iguais ali não existe repressão, ditadura, campos de extermínio e tão pouco se pressiona quem quer que seja, quem disser o contrário está redondamente enganado. Quanto muito, tal local, poderá ser confundido com uma qualquer feira semanal, dada a quantidade de coelhos, galinhas, cabritos, salpicões e produtos hortícolas que por lá se vão transaccionando.

Estava eu neste tão emblemático sonho, quando o despertador toca lembrando-me as 8,30. Hora de levantar e enfrentar este mundo real em que infelizmente por culpa de quatro mil e tal pessoas temos que viver, ou sobreviver, principalmente aqueles que não têm dores de coluna, porque a mantêm direita ou então porque sabem proferir outras palavras que não apenas a palavra sim.

Maldito despertador, acordou-me quando ainda havia tanto sonho para reviver. E que sonhos!

Pode ser que daqui a uns dias, eu torne a adormecer que nem uma pedra e volte a sonhar, com árvores, cemitérios, roubos, horas extraordinárias, benesses, castigos, promoções, protocolos, subsídios, ou até com outras instituições. Poderei até sonhar que canto o “Grândola vila morena” ou “Os vampiros” e dessa forma homenagear o grande Zeca Afonso aproveitando para protestar contra o facto de o despertador me ter acordado quando outros mistérios estavam para ser desvendados no meu sonho.

Desmancha-prazeres este despertador que não se coibiu de me acordar e me fez recordar que aquele sonho, foi apenas e só um sonho, aliás nem outra coisa poderia ser, de tão irreal que é. Nunca jamais em tempo algum, existirá alguém capaz de, em três anos, fazer tudo aquilo com que sonhei. Os sonhos por vezes têm destas coisas, tornam irreais as coisas reais ou será ao contrário.

Não interessa. Acreditem tratou-se apenas de um sonho!

 

Zé da Esquina

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Zé da Esquina às 07:33


215 comentários

De COMENTADOR POLITICO a 01.05.2013 às 17:28

Não é com bons olhos que analiso a politica castrense, nunca na minha vida pensei dizer - "Tenho vergonha de ter nascido em Castro Daire", onde tudo se rege por interesses proprios sem lhes interessar em que estado fica a localidade, tanto lhes interessa que tenha serviços publicos como não, depois de estarem na cadeira mor já têm dinheiro para se deslocarem a outras localidades onde os serviços irão estar disponiveis. Aqui, a politica mete asco, cheira mal e não tem ponto por onde se pegue, desde o 1º até ao ultimo partido. A nossa Câmara trabalha para o desenvolvimento do país??!!! ah!ah!ah!, trabalha para o progresso das familias a ela ligadas. Neste momento é a Câmara Municipal maior e com mais empregados do país,nem Isaltino Morais, António Costa ou aqui ao lado o Ruas e outros tantos conseguiram um feito tão grande, deviam levar este executivo para proximo Governo....ehhh!ehhhh! Ah! não se esqueçam de levar, o mais importante, a ESPOSA, para Presidente da Assembleia da Répública para poder dar ao país uma BOLSA de ofertas imperdiveis por altura de eleições. É muito facil dar ou oferecer o que não é nosso, ou ainda aquilo que não se tem poder para dar.
Não vejo que quaisquer dos outros venham a fazer a diferença, onde andaram os anos passados? falavam ou conheciam alguém na rua?
Em relação aos anteriores politicos, é tudo do mesmo, uns aprendem com os outros, e outros ainda dedicam-se a ensinar para terem sucessores.
Não votem, é uma perda de tempo, exijam jogo limpoe transparente...uhhh isso sim é que faria toda a diferença.

De Contabilista a 01.05.2013 às 10:32

Amigo Zé,

A politica castrense está muito confusa. Há 4 anos um grande grupo do PSD tentou tomar de assalto o poder, porque os seus dirigentes não tinham credibilidade, etc, etc. Outros do PSD, criaram o MIC, dizendo mal do executivo que estava no poder.

Com todas estas traições, a ex Presidente perdeu para alegria de uma grande cambada que queria chegar lá.

Passados 3 anos, os derrotados eram pessoas a encostar, porque tinham perdido, etc, etc...faziam-se apostas que o actual PSD ia ganhar e ter mais votos do que a eng e a cambada que ela transportava.

Passados 4 anos, a coisa ja mudou, o aveleira ja diz que a ex Presidente tem muito peso, que o ex de Mões é um inteligente, que o ex Chefe de Gabinete é o maior...

Hum, em menos de 1 ano os derrotados pela cambada, vão do inferno para o céu azul celeste?

A mais de seis meses das eleições, ja há cartazes, campanha de porta a porta, promessas de emprego para a família e amigos chegados, pois não se pode contratar.

Estará o futuro presidente a perfumar os ex autarcas para ter o seu apoio? Os ex autarcas terão a memória curta? Eles querem que esta lista tenha mais votos do que eles? Ganhará o aveleira a aposta?

Ao menos o CDS fez um grande evento no Carvalhal, mostra união, até o ex candidato apoia i Carlos e todos os outros candidatos.

Onde anda o Carneiro? Anda muito calado!

De Anónimo a 29.04.2013 às 10:57

ó bufo , então no ps e cds está tudo um mar de rosas? É só anedotas, quando as listas saírem é que vamos ver quem tem divisões.

De Anónimo a 29.04.2013 às 13:24

Ó Antonio, ou melhor, anonimo. Não fales de rosas, porque rosas são flores e isso tem muito mais que ver com candidatos do PSD.

De ridiculo a 29.04.2013 às 18:57

LARA apesar do azar que tiveste pela doença, por outro lado, tiveste uma sorte enorme, necessitares desta ajuda numa terra de oportunistas e que só ajudam quando vêm uma forma de ganhar alguma coisa com isso (neste caso votos).. temos a do BES muito empenhada mais a mae, sabe se la porquê, temos o florista que ate exibe o cheque que doa (tao bem que fica), temos o fotografo e a mulher que nao se cansam de divulgar o nome da menina, e até tem a sorte de lhes irem entregar 100 euros a loja comercial e colocaram no facebook para divulgar e como forma de comunicação com a do BES, porque quando querem falar com ela pessoalmente ligam lhe (têm o numero dela) é triste, LARA anonimamente desejo te o melhor do mundo e eu ja contribui com o que podia, mas nao divulguei, nao merecias esta ajuda suja...

De Anonimo a 29.04.2013 às 22:18

Qual António?

De filho da madrugada a 29.04.2013 às 01:20

os morcegos andam por aí. . . Hoje um fantasma perguntou-me porque razão no concelho de castro daire usam agrafes para separar os passeio das estradas e lembrou que se fossem desnívelados como em todo mundo não precisavam gastar dinheiro nos ferros. . . Um vampiro meteu-se na conversa e disse que alguém anda a meter algum pró bolso. . . Conversas de gente misteriosa . . . Zuuummm tanto granito enterrado por aí .

De Bufo a 28.04.2013 às 21:34

Caro Zé, parece que os ex dirigentes dos PSD têm reunido na Régua e em Viseu. A ordem de trabalhos é a situação a que o PSD Castro Daire chegou.

Será este um sinal que depois das eleições o rumo vai ser outro?
Será este o sinal de descontentamento?
Será este um dos motivos que surgiu um novo blog para vingar as traições cometidas nas ultimas eleições?


Há quem dia que, quem semeia ventos, colhe tempestades.

Quem vai ganhar com esta situação? O Carlos, pois agora percebe-se o resultados das sondagens!

Felizmente há pessoas validas, se, rabos de palha que querem dar um novo rumo ao PSD, pois a cada dia que passa, a credibilidade desmorona-se.

E tu Zé, qual é o teu lugar na lista?

De Vigilante Distraido a 27.04.2013 às 19:45

Uma das muitas semelhanças entre PS e PSD.
O PS muda o nome ao engenheiro, o PSD muda o nome ao candidato...
O CDS nao entra mesmo nesta corrida...

De vigilante a 27.04.2013 às 09:54

o psd já tem cartazes de campanha a querer dar rumo e liderança ao concelho, que vai querer dar o ps ? Penso que nada , o carneiro é um mão fechada, ao menos o carlos vai dar um porco no espeto já no domingo, se o aveleira correr com o de bigorne e o carlos nos der comida já não precisamos do carneiro .

De Atento a 27.04.2013 às 15:13

Caro Zé,

Parece que ex autarcas andam resabiados, será que a presidente, paulinho, Zé manel, Zé Carlos entre outros andam contentes com esta lista? A mesma que os fez perder o poleiro em 2009?
O de Cêtos diz que lhes vai uma lição, pois variantes mais votos e não está no poder. A campanha anda a todo o vapor. Esta confirmada a tuna de Cêtos no comício do CDS...

http://politicacastrodaire.wordpress.com/

De filho da madrugada a 27.04.2013 às 01:35

hoje os meus morcegos andam rasteiros, está muito nevoeiro para estas bandas, não me trazem novidades nenhumas, só mesmo os cartazes por todo o concelho com o aveleira, está mesmo em pré-campanha, passou por aqui um vampiro e disse-me que o carlos também vai ter festa nas termas, só falta mesmo saber que anda o carneiro a fazer, hummm penso que anda nos ensaios do coro. Vampiros à vista . . .

De vigilante distraido a 25.04.2013 às 23:26

boa vigilante é isso aí. Substituiste o antonio, digo anonimo, digo tenho dito, digo director. Como não ves ideias nos teus candidatos pedes aos outros contribuições. É uma forma muito propria de parasitismo politico. Só erraste foi o alvo ao apostares no carlos como alvo. Mas segue lutando.

De vigilante a 25.04.2013 às 09:31

nas listas do carneiro ninguém se entende, vamos ver o que isto dá

De Veneno a 25.04.2013 às 19:39

Tenham calma...
O Carneiro tem tudo controlado... Deves estar com medo...

Comentar post


Pág. 1/12



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Março 2013

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31


Calendário


Posts mais comentados


Farmácias de Serviço


Links

Patriota XXI

Mões/Castro Daire

pfigueiredo

Conversas com o Imperador

Varanda Serrana

O Condado de castro Daire

Leukitanea

RochaVilaBoa

Conde de Mões 2

ave-cdr.blogspot.pt