Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

4 ESQUINAS

BLOG ONDE SE PODE E DEVE FALAR DE TUDO (SOBRETUDO O INTERESSANTE)



Sexta-feira, 11.02.11

PARA QUANDO O DESLIGAR DA MÁQUINA?

Quando no dia 8 de Julho de 2010 publiquei uma postagem com o titulo:

“S.O.S - Bombeiros em estado crítico e com prognóstico reservado”

Considerei, na altura, que não mais necessitaria de escrever sobre tão nobre e centenária instituição.

Julguei, que as pessoas que a ela presidem tivessem o bom senso de se demitirem, prestando desse modo um bom serviço á comunidade e admitissem o óbvio - não têm condições para gerir os destinos de tão prestigiada instituição.

 Engano o meu! Insistentemente, não entendo a troco de quê, continuam a tentar adiar aquilo que mais tarde ou mais cedo acontecerá, ou seja, entregar os destinos da instituição a pessoas que queiram servir os Bombeiros e empenhadas em restituir-lhes o crédito, a competência e acima de tudo, pessoas capazes de acabar com as “guerrinhas” absurdas e com a megalomania imperante por aquelas bandas.

Tal não aconteceu! Agora, infelizmente para todos os habitantes do Concelho de Castro Daire, e não só, resta a saudade dos tempos em que nos orgulhávamos dos nossos bombeiros geridos por pessoas competentes que serviam os bombeiros sem se preocuparem com o palco da fama ou do querer fazer a festa melhor que os outros, mesmo não tendo dinheiro para mandar “cantar um cego”.

Perante isto, só me resta a saudade e o desgosto enquanto Castrense, e amante do Voluntariado, do orgulho que milhares de pessoas sentiam nos Bombeiros Voluntários de Castro Daire.

Eu tenho a consciência que o voluntariado não pode, nem deve, ser aquele que se praticava há vinte ou trinta anos atrás. Não consigo é entender o porquê daquela Associação não ser gerida da mesma forma que o foi pelo saudoso Doutor Gastão Ribeiro da Fonseca e por outros notáveis Presidentes que o antecederam.

Se a culpa é do Presidente da Direcção, da totalidade da Direcção, do actual ou antigo Presidente da Câmara ou do corpo de Comando, isso, para todos os Castrense não interessará. Interessa sim, saber, que a culpa não é, nem nunca o será, daqueles que ainda abnegadamente cumprem o seu papel de voluntário e muito menos daqueles, que provavelmente, ao serem despedidos, ficarão sem o seu ganha-pão.

Sabendo-se que o passado foi brilhante e o presente é sombrio, esperamos para ver como será a partir de hoje, após as reuniões com o Presidente da Câmara Municipal e posteriormente com os elementos do corpo activo, o futuro da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Castro Daire.

“Paz á sua alma”. Esta frase, seca, fria e mórbida, espero nunca a vir a escrever. Mas talvez, mais tarde ou mais cedo, tenha que comunicar que infelizmente foi desligada a máquina que os mantinha vivos e que o “médico” declara o seu óbito.

 

Zé da Esquina

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Zé da Esquina às 22:54


2 comentários

De Anónimo a 27.02.2011 às 20:44

ora bem amigo quatro esquinas,dezes tu que saudade teem da gestãon de outras direccoes.Então toma nota:em 1994 os bombeiros de castro daire pagar por uma escada de remada 3000 contos,quando o valor dela era metade,isto está numa acta nesse mesmo ano foi adqurido uma viatura como novo e ere em segunde mão e os bombeiros pagaram a mais 2 mil contos,isto está em actaPERGUNTO OS DIRECTORES ORLANDO AFONSO LEONEL MARQUES COMO ERE QUE FUNCIONAVAM OS BV DE CASTR DAIRE ATÉ 1999,VAI PROCURAR AS ACTAS QUATRO ESQUINAS,ANDAM A ENGANAR-TE

De ora cá está a 28.02.2011 às 20:09

se nao tinhamos ainda nenhum director chega um conhecedor anónimo das actas da AHBVCD... pois caro anónimo se as coisas eram /foram como diz (duvido ) a verdade é que nesses tempos não se falava da extinção dos bombeiros, né?

e repare tais ocorrencias passaram-se há mais de 10 anos, nao foram herdados quaiquer problemas na actual direcção e o certo que se nao fossem as megalomanias de uns e outros, nem sequer se punha em causa a continuação da corporação, pesou eu (se calhar mal, mas helasse...)

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2011

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728

Posts mais comentados