Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

4 ESQUINAS

BLOG ONDE SE PODE E DEVE FALAR DE TUDO (SOBRETUDO O INTERESSANTE)



Sexta-feira, 11.02.11

PARA QUANDO O DESLIGAR DA MÁQUINA?

Quando no dia 8 de Julho de 2010 publiquei uma postagem com o titulo:

“S.O.S - Bombeiros em estado crítico e com prognóstico reservado”

Considerei, na altura, que não mais necessitaria de escrever sobre tão nobre e centenária instituição.

Julguei, que as pessoas que a ela presidem tivessem o bom senso de se demitirem, prestando desse modo um bom serviço á comunidade e admitissem o óbvio - não têm condições para gerir os destinos de tão prestigiada instituição.

 Engano o meu! Insistentemente, não entendo a troco de quê, continuam a tentar adiar aquilo que mais tarde ou mais cedo acontecerá, ou seja, entregar os destinos da instituição a pessoas que queiram servir os Bombeiros e empenhadas em restituir-lhes o crédito, a competência e acima de tudo, pessoas capazes de acabar com as “guerrinhas” absurdas e com a megalomania imperante por aquelas bandas.

Tal não aconteceu! Agora, infelizmente para todos os habitantes do Concelho de Castro Daire, e não só, resta a saudade dos tempos em que nos orgulhávamos dos nossos bombeiros geridos por pessoas competentes que serviam os bombeiros sem se preocuparem com o palco da fama ou do querer fazer a festa melhor que os outros, mesmo não tendo dinheiro para mandar “cantar um cego”.

Perante isto, só me resta a saudade e o desgosto enquanto Castrense, e amante do Voluntariado, do orgulho que milhares de pessoas sentiam nos Bombeiros Voluntários de Castro Daire.

Eu tenho a consciência que o voluntariado não pode, nem deve, ser aquele que se praticava há vinte ou trinta anos atrás. Não consigo é entender o porquê daquela Associação não ser gerida da mesma forma que o foi pelo saudoso Doutor Gastão Ribeiro da Fonseca e por outros notáveis Presidentes que o antecederam.

Se a culpa é do Presidente da Direcção, da totalidade da Direcção, do actual ou antigo Presidente da Câmara ou do corpo de Comando, isso, para todos os Castrense não interessará. Interessa sim, saber, que a culpa não é, nem nunca o será, daqueles que ainda abnegadamente cumprem o seu papel de voluntário e muito menos daqueles, que provavelmente, ao serem despedidos, ficarão sem o seu ganha-pão.

Sabendo-se que o passado foi brilhante e o presente é sombrio, esperamos para ver como será a partir de hoje, após as reuniões com o Presidente da Câmara Municipal e posteriormente com os elementos do corpo activo, o futuro da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Castro Daire.

“Paz á sua alma”. Esta frase, seca, fria e mórbida, espero nunca a vir a escrever. Mas talvez, mais tarde ou mais cedo, tenha que comunicar que infelizmente foi desligada a máquina que os mantinha vivos e que o “médico” declara o seu óbito.

 

Zé da Esquina

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Zé da Esquina às 22:54


41 comentários

De pinto a 06.03.2011 às 18:05

Tudo isto que tenho lido nas 4 esquinas tenho reparado que há uma Pessoa que anda com medo de sair de algum poleiro??? Quem será???Porque será!!!Será do Guarana ..

De Anónimo a 08.03.2011 às 22:49

BOA DE PINTO NÕ TINHA LEMBRDO DESSA.MEDICO FARMACIA OBITO POLEIRO GALINHA GORDA,GOSTEI .DE PINTO VAIS SER O PROXIMO PRESIDENDE DOS BV,PELOS FRETES QUE FAZ AO CARNEIRO NADA ENGANA JOAO EURICO

De castrense a 16.03.2011 às 08:42

Caros Castrenses e sócios desta Associação venham, a esta Associação Humanitária no dia 26-03-2011 a partir das 14:30 para uma assembleia geral para ver como a casa está a ser gerida ?????
Compareça e mostre o seu desagrado....
Juntos poderemos mudar o rumo, a União faz a Força.

De joaodosleites a 16.03.2011 às 17:52

Concordo com o apelo à participação. É o local próprio para os sócios se inteirarem do que efectivamente ocorre na Associação, manifestarem a sua opinião e formularem alternativas de gestão.
Contudo, e muito importante, nessa assembleia só deverão ter lugar os sócios ordinários COM AS QUOTAS EFECTIVAMENTE PAGAS.
Diz o ditado : "Primeiro paga-se ... depois protesta-se!"

De pinto da costa a 17.03.2011 às 13:43

Deves andar mesmo com leite no cccc...... que não é teu...Trabalha mais e escreve menos.

De joaodosleites a 18.03.2011 às 21:08

Poupa no supermercado. Vem cá ter e bebes daqui.

De AM a 21.03.2011 às 13:58

Senhor Castrense
Agradeço o convite para a assmbleia, mas era bom termos um líder, apresente-se para o podermos acompanhar.

De arménio a 30.03.2011 às 15:22

Caros Castrenses e sócios desta Associação venham, a esta Associação Humanitária no dia 02-04-2011 a partir das 14:30 para uma assembleia geral para ver como a casa está a ser gerida ????? Pois a assembleia no dia 26-03-2011 parece que correu mal FOI BOICOTADA!!!!!!!!!!!

De anonimo a 28.06.2011 às 14:51

cala-te oh burro da merda nao sabes o que dizes nem tu nem as pessoas que escrevem certos comentarios.
só espero uma coisa que um dia destes nao vos dê um enferte e que os bombeiros tenham de vos ir socorrer, aí sim depois conversamos.

De Anónimo a 04.03.2011 às 23:52

É pessoal, então agora o carneiro e companhia só dão dinheiro às associações se os dirigentes destas não convidarem para as suas festas os adversários politicos???? deve ser para não ouvirem os seus discursos de campanha. É natal, é a páscoa, é o presépio, é o folar, o enxoval de bébé, o coro, a catequese. Vai bom, até aí já chegou a nova democracia.

De Castrense a 03.03.2011 às 23:28

http://sic.sapo.pt/online/video/programas/companhia-das-manhas/2011/3/os-meus-filhos-passam-fome01-03-2011-135214.htm

Vejam e comentem. São nossos conterrâneos, o que não fizeram os nossos políticos...

De Atento a 04.03.2011 às 19:14

Não te deixes iludir, porque nem tudo o que parece é....
Informa-te primeiro e depois então comenta.

De Isaias a 01.03.2011 às 23:01

Nota-se que já á outra vez dinheiro nos bombeiros. Já se vêm novamente carros a passear rua abaixo rua acima e estacionados á porta dos cafés e restaurantes.

De Anónimo a 27.02.2011 às 20:44

ora bem amigo quatro esquinas,dezes tu que saudade teem da gestãon de outras direccoes.Então toma nota:em 1994 os bombeiros de castro daire pagar por uma escada de remada 3000 contos,quando o valor dela era metade,isto está numa acta nesse mesmo ano foi adqurido uma viatura como novo e ere em segunde mão e os bombeiros pagaram a mais 2 mil contos,isto está em actaPERGUNTO OS DIRECTORES ORLANDO AFONSO LEONEL MARQUES COMO ERE QUE FUNCIONAVAM OS BV DE CASTR DAIRE ATÉ 1999,VAI PROCURAR AS ACTAS QUATRO ESQUINAS,ANDAM A ENGANAR-TE

De ora cá está a 28.02.2011 às 20:09

se nao tinhamos ainda nenhum director chega um conhecedor anónimo das actas da AHBVCD... pois caro anónimo se as coisas eram /foram como diz (duvido ) a verdade é que nesses tempos não se falava da extinção dos bombeiros, né?

e repare tais ocorrencias passaram-se há mais de 10 anos, nao foram herdados quaiquer problemas na actual direcção e o certo que se nao fossem as megalomanias de uns e outros, nem sequer se punha em causa a continuação da corporação, pesou eu (se calhar mal, mas helasse...)

De Anónimo a 01.03.2011 às 22:13

POIS É O QUATRO ESQUINA NESSA ALTURA NÃO HAVIA,O QUATRO ESQUINAS NITIDAMENTE AFETO Á LINHA CARNEIRO,E O ECOS DO PAIVE AFETO AO PSD,A DIFERENÇA É ESSA E TAMBEM OS BOMBEIROS DÃO EMPREGOS,AI ESTÁ O FURO O QUATRO ESQUINAS E NÃO SÃO POUCOS,SAI ESTA DIRECCAO,E VAMOS VER SE A CAMARA NÃO ARRANJA LOGO DINHEIRO PARA TUDO,MAS COM SÓ VEZ DE UM VISTA ESTÁS DESCULPADO CULPADO

De Anónimo a 01.03.2011 às 22:19

o quatro esquinas ainda não les-te o livro dos bombeiros do abillio pereira de carvalho,estão lá essas atas,o quatro,estão lá por isso andes haver só de um olho

De ruiantónio a 02.03.2011 às 16:17

Não tens mesmo dignidade seu BURRO, paga a quem deves que não deve ser pouco em vez de andares ai a dizer mal dos outros directores. Já devias ter saído dessa casa....

De Anónimo a 04.03.2011 às 17:17

O RUIANTONIO TOCOU-TE NA FERIDA,ATÉ CHAMAS BURRO ALGUEM QUE NÃO CONHECES ESTÁS DESESPERANDO,CALMA POIS O BURRO ESSE TU MEU,TU A DESVES PAGAR OS MOVEIS DE TUA CASA AO ZÉ

De ora cá está a 04.03.2011 às 19:45

se o ruiantónio se excedeu ao chamar de burro ao anónimo (?), não andou muito longe no que diz respeito à necessidade de quem fala mal dos outros directores (esquecendo a sua propria trave à frente dos olhos) de sair daquela casa...
e outro valente ainda confirma ser director, pelo menos por força do seu silencio, mas helasse...

De Anónimo a 05.03.2011 às 13:17

de JOAO EURICO. BOM ISTO ESTÁ A SER LINDO,O QUATRO MANDA BITITES SE SABER LER ,OUTRA MANDA PAGAR OS MOVEIS DO BURRO DO ZÉ FILIPE GORDO,ENFIM É CARNAVAL SIGA O CORTEJO DE CARNAVAL COM O TIO MOITA O JOAO FUTURO COMANDANTE O GORDO ADJUNDO DO ADJUNTO E O TIO CARNEIRO COM TUDO CONTROLADO,E DINHEIRO NÃO VAI FALTARE.POIS QUE CORRA TUDO BEM AMIGINHOS DO PEITO

De quim a 25.02.2011 às 13:43

Realmente 3 meses sem receberem é muito mau,que palhaçada. ainda não conseguiram mandar embora essa, que se diz direcçao dos bombeiros...Juntem-se voces funcionários e mandem essa gente embora que só querem se servir dos bombeiros. Força Bombeiros.

De Apoio a 25.02.2011 às 16:40

Aqui está um verdadeiro conselho que se vendia, se nã tivesse sido dado. Mas não se limitem á direcção, mandem embora todos os que só servem da instituição, dentro e fora do corpo activo...

De Margarida a 17.02.2011 às 12:52

Só agora é que alguém me disse "vê o que diz o blog", depois de tanto tempo , fui ver...e não gostei do que o Sr. disse. Eu não defendo nem ponho as mão por ninguém que se encontram nos quadros superiores, mas uma coisa eu sei, dentro das suas possibilidades fazem sempre o que podem, e o voluntariado que tanto apregoa pode ser diferente de outros tempos, mas continua a aparecer pessoal fardado só por altura das festas.... Quero dizer-lhe também que isso de protagonismo existe em toda a gente e em todos os lugares, aconcelho-o a sair detrás deste blog, parece-me ser uma pessoa intelegente, e avançar para a ajuda já que o prejuízo é de todos. E mais, comecem-se a fazer auditorias financeiras às instituições que deixam tantas dúvidas....

De Anónimo a 16.02.2011 às 09:20

socrates disse...
O Carneiro quer controlar não só os bombeiros de Castro Daire, mas também os de Farejinhas.
Para a vila ele está a preparar a saida da diração e do comando,se bem que sou da opiniao que se calahr é o melhor. para a direção vão alguns amigos e antigos elementos e para o comando o antigo comandante e dois sub chefs, um que já lá trabalha, aquele forte e outro que não trabalha lá... ainda.

Em Farejinhas, em breve será apesentado o novo comandante, segundo se diz um homem da total confiança do Carneiro. e pelo que se houve nas proximas eleiçoes a direção será tanbém de confiança.
depois será conhecido como o conselho dos bombeiros "cor de rosa".

Diz-se tanbém que um dos lugares de muito destaque na direçao da santa casa será da D. Aida, isto num curto a médio prazo. esperem para ver.

tanbém concordo que o post devia ser colocado no tabloide cá da terra

10 de Fevereiro de 2011 16:09

in«ecosdopaiva»

De Atento a 15.02.2011 às 23:18

O problema da Associação (AHBVCD), segundo o presidente da direcção, foi o executivo camarário não ter pago a ULF (Unidade Local de Formação), mas agora, a Câmara com o dinheiro do subsidio prometido para este ano, vai pagar o que falta dessa construção, por isso os problemas vão acabar.
Daqui a alguns meses a direcção vai mostrar que é competente, quando se demitir!!!!!!!!

De Atentissimo a 16.02.2011 às 12:51

Tem vergonha Atento, o que tu queres sei eu

De Atento a 16.02.2011 às 18:19

Meu(inha) caro(a), quando se comenta algo deve, o leitor do blog, ficar a compreender o comentário ou pelo menos a intenção deste.
Ao que me parece com a resposta ao meu comentário, não deixou expressa a sua pretenção.
Tenho dito!

De Avé CDR a 14.02.2011 às 13:53

Caríssimo (a) Zé:
Depois de algum tempo de um não avisado auto-recolhimento que, sinceramente, não esperava ter de parar tão cedo, resolvi comentar um post deste, nosso e sempre atento, blogue.
Castro Daire caiu no marasmo. Deixou de viver efectivamente e passou a arrastar-se na necessária luta diária da sobrevivência.
Se acaso fosse possível descrever este nosso concelho, como se de um ser humano se tratasse, teríamos, forçosamente, de retratar um indigente, muito sujo e remendado, sem abrigo próprio, incapaz de prover pelo seu próprio sustento, buscando numa qualquer instituição um pouco de sopa para se não finar tão proximamente.
Na verdade, meu caro Zé, tenho de concordar consigo, quanto á nossa corporação de Bombeiros (ou melhor, quanto á AHBVCD). Tristemente próximo estará o seu prematuro fim.
É que, como qualquer senil e imprevidente paciente, padecendo de gangrena, não foi capaz de aceitar excisar os tecidos mortos que lhe colocam a vida em perigo, parecendo não querer ver o que é óbvio e inevitável: a incapacidade de alguns em servir as instituições, sem delas se servir, costuma antecipar o fim da linha. Não do que se serve, mas do corpo que se deixa exangue.
Um abraço.

Comentar post


Pág. 1/2



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2011

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728


Calendário


Posts mais comentados


Farmácias de Serviço