Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

4 ESQUINAS

BLOG ONDE SE PODE E DEVE FALAR DE TUDO (SOBRETUDO O INTERESSANTE)



Terça-feira, 09.03.10

AINDA EXISTIRÃO VOLUNTÁRIOS ?

Na imprensa escrita da passada semana surgir a notícia que o Presidente dos Bombeiros Voluntários de Castro Daire ameaça fechar as portas do quartel se durante 1 mês não receber, de várias entidades, grandes quantias em dinheiro de dívidas que não estarão a ser pagas dentro do prazo. Estarão em causa, segundo a imprensa, cerca de 74.000 €.

Diz também que o quartel de Castro Daire está desajustado, em termos das necessidades actuais, daquilo que pretende a protecção civil, pois está obsoleto.

Até aqui tudo bem embora eu seja da opinião que uma atitude tão drástica, como esta, não possa nem deva ser tomada pelo Presidente, nem mesmo pela totalidade dos membros da Direcção, pois todos eles foram eleitos pelos sócios e serão, sempre esses, depois de ouvidos, a tomar tal decisão.

Quer parecer que ameaças dessa índole são normais no actual Presidente, que a continuar assim corre o risco de não ser levado muito a sério, pois este tipo de frases, polémicas, são óptimas para satisfazer, apenas e só, os senhores da imprensa, sempre ávidos por frases tipo choque para as suas primeiras páginas.

Sinceramente, coisas mais importantes haverá, concerteza, a tomar dentro daquela nobre e antiga Associação. Lembro-me por exemplo que já deveriam ter convocado uma Assembleia-geral para mudarem o nome da Associação, pois a palavra Voluntário há muito tempo que deixou de fazer sentido. Já foi tempo em que os bombeiros eram todos voluntários, o que não acontece actualmente. Agora está desajustado da realidade.

Falando um pouco mais a sério, deixo algumas questões para análise:

·         Os utentes de ambulâncias não pagam, 0,52€ por quilómetro, os transportes que requisitam?

·         O Município castrense não paga os seguros e a quase totalidade dos salários aos Bombeiros que se encontram em permanência?

·         Haverá, como é usual ver-se, necessidade de andarem constantemente viaturas rua acima, rua abaixo, sem se saber o que andam a fazer?

·         Haverá necessidade de ter meia dúzia de bombeiros junto á entrada principal do quartel, quais soldados à porta de armas?

·         Haverá necessidade de gastarem dinheiro em formação no estrangeiro, para salvamento em neve e gelo, quando em cento e muitos anos de bombeiros, apenas se fez por uma única vez salvamento na neve?

 

Eu cá continuo, na minha esquina, cada vez mais com saudades do tempo em que via os soldados da paz, passarem a correr, cada vez que a sirene tocava. Isso sim, tempos de puro e apaixonado voluntariado.

 

Zé da Esquina

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Zé da Esquina às 19:03


26 comentários

De esquinas a 16.07.2011 às 10:30

Só gostaria de fazer duas pergunta ao Sr. Comandante dos bombeiros Castro Daire. Porque é que os portões dos bombeiros estão fechados? Ou mandou fechar os portões para que os bombeiros não se apresentarem às Bandas de Músicas......

De joao a 16.07.2011 às 22:26

Eu também gostaria que ele responde-se a essas questões. Ele que vá fazer agora um peditório para ver o que as pessoas dizem, ele que tenha é vergonha. Do que anda a fazer a essa casa que nem é dele. Ou ele se esqueceu do voluntariado que fazia antes de ser comandante. Muito POUCO mas o GPI ......

De Artur a 04.11.2010 às 15:31

As verdades tem que vir ó de cima. Boa noticia Sr.João M.Guedes Oliveira é mesmo uma vergonha o que fizeram a esses sócios

De jose a 12.11.2010 às 15:21

Se os bombeiros estão assim tão mal porque é que ainda não houve despedimentos?Mas fecharam a Secção de Parada!E um senhor que é reformado que está a trabalhar nos bombeiros( será que a reforma dele é assim tão pequena) É reforma de Prof.Claro tem o sr. filho que está como comandante.Será que não há mais pessoas que precisam desse emprego.É essa a justiça nos bombeiros. E outro que está a trabalhar na Câmara e tambem está nos bombeiros a ganhar .... Ficamos por aqui........

De Anónimo a 18.06.2010 às 23:41

Esta é para o Sr. Presidente dos Bombeiros Castro Daire.... Quando é que o Sr. tem vergonha e começa a pagar a nós fornecedores'. Com antiga direcção isto nunca aconteceu.. É UMA VERGONHA....

De Anónimo a 26.06.2010 às 08:55

É verdade a mim também está me acontecer a mesma coisa... Também não me pagam. Enquanto havia dinheiro para pagar, trabalhavam com uns, ( fornecedores) agora como é para ferrar o cão já somos nós....... Isto é uma grande palhaçada

De Anónimo a 18.06.2010 às 23:31

Olá amigos castrenses o zé da esquina está desaparecido o que é que ele teve?

De linda a 23.03.2010 às 22:52

Inscrições para bombeiro estam sempre abertas, vem ajudar a população de Castro Daire com a tua disponibilidade.

Agora que estás "desempregado" (de todas as formas), tens muito tempo para falar do que sabes e do que não sabes.

Três toques... Acidente??? Fogo??? Em casas ou no monte???

Sabes responder???

De Anónimo a 24.03.2010 às 11:25

Já que ninguem responde à sua pergunta, tomei a liberdade de o fazer.
Três toques - acidente-deve ser o único tipo de toque em que aparecem voluntários, o que deve ser o seu caso.
Como todos sabemos, as pessoas gostam de ver sangue e dar nas vistas, daí ser o único tipo de toque em que aparecem voluntários.
Também pode aparecer voluntários quando é um toque se o incendio em casa,for em Castro Daire. Quando é dois toques aí o caso muda de figura, pois voluntários não aparecem, nota-se até porque é o unico tipo de toque que é constantemente repetido porque os voluntários não aparecem.
E é lamentavel o facto de irem almoçar a restaurantes perto do quartel e levarem viaturas dos bombeiros, isso está à vista de quem quer ver!
Voluntariado aonde?

De linda a 25.03.2010 às 11:50

Se é assim tão fácil porque não te inscreves?
Léria? há muita ...

Eu queria era ver-vos a todos lá metidos, voluntários existem uns mais do que outros como em tudo mas posso dizer-te sou voluntário e apareço sempre que posso, o que são muitas vezes.. pena é que tu também não apareças!!!! Há pois é não fazes parte, não quizeste? ou és do contra como tudo o que se faz em Castro Daire?

De Anonimo a 30.03.2010 às 09:51

sou bombeiro voluntário castrense e orgulho me de sempre que vou almoçar levando comigo uma viatura, poder sair ao minuto para qualquer tipo de ocorrência...............
quanto aquela meia dúzia, também sofrem do mesmo orgulho do que eu, prestando socorro quando necessário....
sendo uma pessoa culta como e o autor deste blog, deve saber que o excesso de formação não é prejudicial, mas sim benéfico para qualquer tipo de actividade profissional.
Numa associação quando se elege um presidente, parte se do principio que este tome decisões pelos sócios.
Outras questões poderão ser respondidas por qualquer voluntário ou funcionário desta corporação que não tem feito nada mais que ajudar.............

De Visigodo a 26.03.2010 às 19:08

nam te peshebi ó linda.
Fijeste páqui uma salada 100 sal nem binagre.
Ispelicate

De Vailavai a 23.03.2010 às 22:43

É de estranhar que o condado de Castro Daire tenha aberto as ostilidades assim que abriu "portas" e agora o 4 esquinas venha novamente à baila com este assunto.
Mas vamos ao que interessa:
-Eu, bombeiro Voluntário troco o seu seguro de saúde pelo meu dos Bombeiros;
-Eu, bombeiro Voluntário, quando a sirene toca ainda vou a correr para o quartel;
-Eu, bombeiro Voluntário ainda pago para ser bombeiro, sim porque quando lá ando pago muitas vezes bebida e comida para me saciar;
-Esclareço, ainda V. Exª. que os únicos que são pagos pela Edilidade local, e a 50% são os cinco elementos da Equipa Intervenção Permanente o resto é pago pela ANPC. Todos os outros são assalariados da casa que servem, entre outras coisas para o poder ajudar a si se eventualmente tiver algum problema, esperemos que não.
Depois, não fale quando não sabe, se os veículos andam na estrada é porque é necessário e Deus permita que um dia destes não seja preciso para o seu lado, é que as esquinas estam a começar a cair ou algumas outras é preciso limar...lol!!!!!!!

De Anónimo a 27.03.2010 às 02:07

Ha 30 e tal fui, com muiito gosto, Pr. Assemb.Mun.e o meu ficho Tiago, vestido "a cow-boy" e cujo idolo era o Mário Cireneu, por duas razores, por ser o Comamdante dos Bombeiros e porque o transportava diariamente para Lamego......Mas o puto estranhava eu nao ter farda e lá teria que explicar com alguns sorrisoas amarelos, que era uma "guerra" mais de esfrograficas.......Virou-me as costas poució convencido

De abreu a 14.04.2010 às 13:33

Há muitos empregados a porta sem fazerem nada. Pois fumar é bem melhor do que fazer algo lá dentro. Alguns nem simpatia têm pelos doentes. E falamos tambem da higiene ( barba por fazer,roupa toda suja etc).Tenham vergonha de tudo isso........

De bandadalem a 15.03.2010 às 12:10

Sei que a questão dos Bombeiros Voluntários de Castro é bastante pertinente, esta corporação tem de ser louvada pelo facto de ainda existir voluntariado. Se assim não é, aí sim devemos criticar, se há má gestão de verbas ou não deve-se essa responsabilidade a quem de direito, para avaliar essa gestão estarão os sócios ou as entidades superiores.
Mudando de assunto, venho prestar a minha admiração por ainda não se ter comentado neste blog o facto de nesta vila de Castro Daire não se falar noutra coisa senão no concurso para as Termas do Carvalhal. O que se passa Sr. 4 Esquinas? Não se deparou com nada da sua Esquinas? As meninas lesadas não são frequentadoras da sua esquina, ou este assunto que envolve promessas e cunhas não mexe com o seu sistema nervoso?
Pelos vistos muito há para se dizer sobre o assunto pois segundo se consta já envolve inpugnação do concurso, com direito a advogado e tudo. Muito estranho, quando até aqui com o executivo anterior se passava precisamente a mesma cois, cunhas e promessas, mas só agora a revolta rebentou. Porque será?

De Zé da Esquina a 15.03.2010 às 20:57

Senhor Bandadalem.
Vou começar por lhe dizer que nada,mas mesmo nada,mexe com o meu sistema nervoso,pois só se pode sentir nervoso quem tem telhados de vidro ou está á espera de contrapartidas ou promessas o que não é o meu caso.
Em relação ao concurso para as termas do carvalhal á minha esquina só chegou a noticia da continuidade das mesmas ou a quase totaliades das funcionárias que já desempenhavam essas funções.Mas se estou enganado ou o Senhor sabe de algo que eu não sei ou mais do que aquilo que diz, poderá sempre que o desejar comentar no 4 esquinas ou fazê-lo através do email culturacastreja@sapo.pt.
Zé da Esquina

De Anónimo a 15.03.2010 às 21:21

A verdade é que já estão a ser distribuídos panfletos sobre esse consurso...

De soldado da paz a 31.03.2010 às 21:45

desculpe Sr. Zé da esquina, mas você não tem telhados de vidro porque não tem o mínimo de carácter para dar a cara de quem você é de verdade...
agora tenha cuidado quando estiver pela esquina, pois com as viaturas dos bombeiros que andam rua acima, rua abaixo, não vá você ficar entalado, é que pode ser preciso o INEM, que por acaso também pertence aos bombeiros de castro Daire e aquela meia dúzia de soldados da paz que se encontram na porta de armas não estejam lá para o socorrer...
e aí, o telhado, que como você diz, não é de vidro, pode acabar por ruir de vez...

De Visigodo a 03.04.2010 às 15:22

O que é um SOLDADO DA PAZ a fazer a GUERRA? Será que as viaturas dos bombeiros e a ambulância INEM (que até nem é dos bombeiros) andam por aí rua acima e rua abaixo para entalar os transeuntes, para deleite e por vingança pessoal de algom "soldadeco" que se diz da paz? Vamos lá por ordem na tenda!
Ah! E Já agora onde fica a porta de armas num quartel de bombeiros?

De Black a 16.03.2010 às 23:54

A diferença deste concurso para os de anos anteriores é que este não teve qualquer politico no júri. Quem analisa as candidaturas é o júri e não os políticos... Quem se sentir lesado pode e deve reclamar. Pelo que sei e pelo que vi nas listas que estão publicadas no site da Câmara a grande maioria das pessoas que estavam no ano anterior continuam. Mas é normal haver alguma mudança até porque pode haver pessoas a concorrer com mais qualificações do que alguns elementos que já trabalhavam nas Termas.

De anónimo a 17.03.2010 às 20:01

No entatnto, o juri depende dos políticos. Mesmo assim, foi uma boa maneira de os políticos lá colocarem que quiseram sem se "encravarem".

De fcosta a 13.03.2010 às 23:34

Caro Zé
Penso que não deve confundir a questão da Direcção com os elementos do Corpo Activo.
Sou BOMBEIRO VOLUNTÁRIO, não recebo um tostão pelo serviço, e anda faço parte daquele grupo que "corre para o quartel quando a sirene toca".
No entanto, sem ovos não há omeletes, e sem dinheiro não há carros, equipamentos...
Deixo a pergunta:
Mesmo com o sacrifício pessoal e familiar, ainda terei de pagar por prestar este voluntariado?
Investigue por favor, que SEGURO é que a Câmara financia.... há animais com melhore coberturas....

De abreu a 14.04.2010 às 13:42

Desculpa lá mas não vejo ninguém a correr para o quartel quando a sirene toca.O seguro realmente não é dos melhores, mas também pagar seguro para bombeiros, que se fizerem um serviço por um ano já é muito e muitos nem isso.Claro se fossem muitos mas bons.... mas...

De Alvaro de Campos a 19.04.2010 às 09:07

Peço desculpa mas terei de responder a isto com alguma resignaçõa porque sinto-me lesado com tal comentário!!!
Se há pessoas que correm para o quartel quando toca a sirene, uma delas sou eu certamente.
E faço-o tão rápido que ao que parece nem tempo dou para me verem pelas escadas a baixo do jardim...
Não fico triste por nao me verem, pois nao o faço para que tal aconteça, não ando aqui para fazer favores a ninguém, nem ando aqui para ser reconhecido ou receber algo em troca. Ando aqui porque gosto particularmente desta associação, de todo o trabalho que se efectua dentro dela, e sem dúvida nenhuma que sou das pessoas que mais amor por ela sentem... Esta causa está, sem dúvida nenhuma, a correr-me nas veias desde criança...
Por isso, caro amigo, esteja mais atento as ruas de Castro Daire, deixe de olhar para a estrada e admire quem ainda corre no passeio ao toque da sirene...

De marcio a 10.03.2010 às 12:55

ola

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Março 2010

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031


Calendário


Posts mais comentados


Farmácias de Serviço