Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

4 ESQUINAS

BLOG ONDE SE PODE E DEVE FALAR DE TUDO (SOBRETUDO O INTERESSANTE)



Sábado, 20.02.10

UM POVO SEM MEMÓRIA É UM POVO SEM HISTÓRIA !!!

 

Realizaram-se ontem, com toda a pompa e circunstância, as comemorações do dia do autarca.

A organização esteve a cargo da autarquia Castrense e diga-se digna de ser louvada, pois recordar aqueles que nos antecederam e que ao defenderem a causa pública contribuíram para, de alguma forma, engrandecer o Concelho de Castro Daire, a politica local e nacional, é sempre uma nobre iniciativa.

Concorde-se ou não com os nomes a quem foram prestadas homenagens, é sempre bom reconhecer mérito àqueles, que de forma desinteressada defenderam o bom nome do Concelho, independentemente das suas cores ou ideologias políticas.

Se me é permitido, sem querer individualizar nenhuma das figuras homenageadas, sou da opinião que a homenagem prestada ao ex-presidente da Câmara e já falecido Senhor João Matias deveria ter ido muito mais além que uma romagem á sua última morada (cemitério de Lamelas) e a celebração de uma missa.

O seu nome enquanto autarca e Castrense merecia ser perpetuado numa rua, numa avenida, numa praça ou mesmo num edifício público.

Porque não “baptizar” com o seu nome o Centro Municipal de Cultura? Esta, foi talvez, a obra mais emblemática construída durante a sua permanência na cadeira da presidência do município castrense. Fica a sugestão para os actuais ou futuros autarcas.

É verdade que haverá sempre cidadãos a questionar as obras que alguns dos homenageados fizeram, ou não, em prol do Concelho.

Eu prefiro questionar o porquê de alguns ex. autarcas não terem tido direito a homenagem.

Refiro-me aqueles que nas primeiras eleições livres após o 25 de Abril de 1974 tomaram nos ombros o destino da autarquia Castrense e souberam com a sua inteligência e perspicácia desenvolve-la e engrandecê-la com estradas, caminhos, redes de água e saneamentos, etc., etc. Refiro-me concretamente aos Senhores Dr. César Santos e Inocêncio Cruz.

Termino este post com a mesma frase com que o iniciei.

Um povo sem memória é um povo sem história.

Zé da Esquina

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Zé da Esquina às 23:32


1 comentário

De Anónimo a 24.02.2010 às 22:28

E a nova irmandade anunciada na festa municipal?
Irá para a frente?

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2010

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28

Posts mais comentados