Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

4 ESQUINAS

BLOG ONDE SE PODE E DEVE FALAR DE TUDO (SOBRETUDO O INTERESSANTE)



Sábado, 30.04.16

SIGA A BANDA...NÃO SE PASSA NADA

Vereadores apresentam queixa contra presidente da Câmara Municipal de Castro Daire

Luís Pinto e Márcio Santos decidiram apresentar a queixa na sequência da reunião de Câmara de quinta-feira, durante a qual foram abordados dois temas polémicos: uma viagem feita à Suíça por uma comitiva que integrou a mulher de Fernando Carneiro e a manutenção da sua filha como adjunta do Gabinete de Apoio à Presidência (GAP) após ter sido admitida como auditora do município.

Os sociais-democratas esclarecem que Fernando Carneiro viajou para a Suíça ao serviço do município, acompanhado da sua esposa, do vice-presidente e da esposa deste, da filha e de um funcionário, os dois últimos membros do GAP.

“A ida da filha e do funcionário é legítima, porque trabalham para o município”, afirmou Luís Pinto, considerando que, relativamente às esposas do presidente e do vice-presidente, se queria “imputar os custos ao município tinha de fazer aprovar a comitiva em reunião de Câmara”, sublinha.

No total, foram pagos 1.865 euros correspondentes a cinco das seis viagens, porque, segundo Luís Pinto, “o vice-presidente achou por bem pagar do bolso dele o bilhete da mulher”.

Acrescenta que na reunião de Câmara de 14 de abril de 2016, no âmbito da aprovação de contas de 2015, os três vereadores do PSD (incluindo Catarina Relva) votaram contra, alegando que “continham uma irregularidade, ou seja, o facto de ter sido pago o valor da viagem da mulher (do presidente) sem estar autorizado”.

Segundo a Lusa, na ata da reunião pode ler-se que, na sua declaração de voto, Fernando Carneiro referiu não ter cometido qualquer ilícito “ao fazer-se acompanhar pelas pessoas que convidou, porque é um ato de gestão e administração e também da representação do município, que representa em juízo e fora dele”.

Luís Pinto contou que, entretanto, na reunião da Assembleia Municipal, depois de questionado pelos deputados do PSD, Fernando Carneiro admitiu já ter devolvido ao município o dinheiro referente à viagem da mulher.

Na quinta-feira, Luís Pinto confrontou Fernando Carneiro com o facto de ter devolvido apenas os 373 euros do bilhete e de continuar “com outra ilegalidade, esta relativa às despesas da esposa na Suíça”, como refeições e deslocações naquele país.

Como Fernando Carneiro disse que ia fazer uma declaração para a ata que já tinha sido aprovada, Márcio Santos avisou que também faria outra a seguir, o que, segundo Luís Pinto, não foi autorizado, com o argumento de que “o último a fazer declarações é o presidente de Câmara”.

Por entenderem que estava a ser posta em causa a liberdade de expressão e o exercício dos seus direitos, os dois vereadores do PSD abandonaram a reunião.

Outro assunto abordado na reunião do executivo teve a ver com a filha de Fernando Carneiro, que desde o início deste mandato ocupava um lugar no GAP.

“No gabinete, é um cargo de nomeação política, as funções dela terminam com as funções dele, não lhe garantem o futuro”, frisou Luís Pinto, acreditando ter sido por isso que, propositadamente, foi aberto um concurso para auditores feito “à medida das habilitações da filha”.

De acordo com o vereador, a filha concorreu, foi contratada a partir de 18 de abril de 2016, dia em que Fernando Carneiro emitiu “um despacho a requisitá-la novamente para o GAP”, onde “vai ganhar mais”.

“Quando terminar o mandato de Fernando Carneiro, a filha é uma funcionária do município com contrato sem termo, porque a partir de 18 de abril é auditora”, acrescentou.

No entender dos vereadores, a filha do presidente “não poderia reocupar o cargo de adjunta no GAP sem antes cumprir o período experimental legalmente estabelecido e exigido para o cargo para o qual foi contratada, o de técnica superior na área funcional de auditoria e controlo interno”.

"Jornal do Centro"

 

Zé da Esquina

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Zé da Esquina às 22:07


4 comentários

De Anónimo a 08.05.2016 às 15:24

Boa tarde!
Ontem ao passar nas Termas do Carvalhal, verifiquei a falta de limpeza na rotunda de acesso à A24, as bermas da área envolvente às Termas.
A fonte da Soalheira, para além da informação de água não controlada, continua com falta de limpeza.
Sei que a informação ali colocada, não foi feita pela Câmara Municipal mas pela IP.
No entanto, dariam uma boa imagem de Castro Daire aos turistas e aquistas que nos visitam se procedessem à sua limpeza.

De Não há gente a 08.05.2016 às 20:34

Não há gente meu caro,não há gente.
Os 186 munícipes dos contratos C E I,não são para trabalhar,isso não dá votos.

De Anónimo a 09.05.2016 às 10:11

Informe-se melhor sobre o que é um CEI, antes de escrever e atirar postas de pescada....

De Perguntador a 11.05.2016 às 11:49

Meu Caro, não sei o que é um CEI.
Mas, saber o que é um CEI, interessa?
A qualidade de CEI é sinónimo de uma qualquer proteção legal, impeditiva de executar atividades de limpeza?
Já agora, e para se evitar que eu caia no ridículo, mandando as tais postas de pescada, explique-me lá o que é que cada um dos 186 CEI´S (com todo o respeito por estes) faz, em concreto, ao serviço dos munícipes.?
Ou ainda, tenha a bondade de partilhar connosco a conclusão a que chega, ao analisar o número de CEI´S que o seu Município acolhe. É bom sinal? Mau sinal?
Perante o teor da sua altercação, e havendo mais destas, rogo o favor de me deixar mandar as postas de pescada que me apeteça.
Muito Obrigado.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Abril 2016

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Posts mais comentados