Quarta-feira, 2 de Abril de 2014

ANARQUIA

Ninguém se entende no Município de Castro Daire.

Aqui por cima, ou seja na secretaria, as tesoureiras andam aborrecidas e até já chegaram a estar de baixa médica. Por aquilo que se houve falar, tal situação ocorreu devido ao aumento de volume de trabalho proveniente dos recebimentos das contas da água, saneamento e resíduos sólidos.

Os leitores cobradores andam descontentes, pois deixaram de ser cobradores, ficando apenas leitores, e à conta disso um desconto no ordenado mensal de 100 €. Consideram-se prejudicados com aumento de serviço, pois o que era feito por quatro passou a ser feito por três e, segundo dizem, o Município, com o novo sistema de cobrança perde 8.000 € por mês.

Em contrapartida, nas secções de contabilidade e gabinete de acção social, os funcionários não param de aumentar. Critérios que ninguém entende.

No centro municipal de cultura o descontentamento é geral. Os estagiários são “aos molhos”. A responsável pelo serviço perdeu margem de manobra perante os subordinados, chegando – se ao desplante de lhe tirarem, sem qualquer explicação lógica, o telemóvel de serviço que lhe estava distribuído.

Os balneários termais, previstos para abrir em Janeiro, continuam encerrados e as funcionárias, já seleccionadas em concurso, continuam em casa. Segundo se consta não abrem em virtude de análises negativas às suas águas. A ser verdade, será que mais uma vez, à semelhança de anos anteriores, o responsável vai passar impune? Ou a culpa, será novamente, imputada á canalização?

Os concursos para admissão de pessoal são abertos, e publicados em diário da república, à segunda-feira e anulados à terça-feira. Nos meandros políticos já se compara a Câmara de Castro Daire a uma fechadura, pois tanto abre como fecha (concursos).

Perante tudo isto o presidente assobia para o lado e diz nada ser com ele, mas sim com os técnicos.

Mas, se na secretaria as coisas andam más, segundo se consta no estaleiro andam bem piores.

Contam os trabalhadores que ninguém se entende. Qualquer dia são mais os chefias que os chefiados.

Mais uma vez o presidente vira a cara e diz nada ser da sua responsabilidade.

Segundo confidência de alguns, existem filhos e enteados. Uns têm obrigatoriamente que marcar a digitalização do ponto quatro vezes ao dia. Outros fazem-no apenas duas e outros, ainda, não o fazem. Será que têm a cobertura de alguém?

Verdade seja dita, daqui das minhas esquinas vejo alguns deles passarem antes do horário de saída a caminho do restaurante ou de casa.

Outra controvérsia prende-se com o facto de alguns terem como benesse levar a viatura camarária para casa, ao almoço e ao final da tarde e outros terem que se deslocar por conta própria. Princípios de igualdade própria de quem não quer assumir responsabilidade.

Também se fala em roubos de combustível e recebimentos de horas extraordinárias que na realidade não são feitas, assim como em luta de “galos” entre as chefias, pouco faltando para chegarem a vias de facto.

Para aumentar o clima de desconfiança e suspeição saiu em diário da república o concurso para três assistentes operacionais. Uma vaga afecta ao serviço de manutenção e tratamento de águas e duas vagas para manobrador/condutor de máquinas. A juntar a isto o facto de o júri ser composto por um subalterno dando assim a sensação de ser uma despromoção do encarregado geral e por consequência uma subida de alguém que é citado como o principal foco de instabilidade.

Em relação às vagas agora abertas apenas uma pergunta: Qual a necessidade de abrir duas vagas para condutor/manobrador de máquinas quando se sabe que o Município possui seis máquinas e tens nos seus quadros de pessoal oito condutores/manobradores? Mais favorecimentos? Ou estes concursos também sofrerão o efeito fechadura?

O Município castrense realizou no passado dia 31 de Março um workshop intitulado “boas maneiras”. Mais uma vez, o executivo primou pela falta de ideias e esqueceu-se de mandar alguns dos seus funcionários assistir.

Como tudo seria diferente se os eleitos não necessitassem dos eleitores para ocupar os cargos que ocupam. Ou talvez não!  Pois alguns erros são cometidos por conveniência mas outros sê-lo-ão por incompetência.

Eu, por cá continuarei, na minha esquina predilecta, com a forte convicção que de onde sai fumo há fogo, embora quem de direito não os queira apagar. Será para não se chamuscar, ou por não ter relação privilegiada com os bombeiros locais, apesar das fortunas que por lá, ultimamente, se têm gasto na realização de obras?

 

Zé da Esquina

 

publicado por Zé da Esquina às 09:43
link do post | comentar | favorito
|
43 comentários:
De anónimo a 25 de Maio de 2014 às 10:29
Tomando como exemplo ainda a perda de água na sanita:
os empregados municipais têm o hábito do não fazer nada enraizado, atribuindo a culpa ao munícipe, dizendo-lhe que deveria ser ele a avisar. A verificação do estado das coisas compete aos funcionários, se não forem eles a tratar das coisas, então porque estão lá empregados? (pergunta retórica).
Os funcionários podem passar 50 vezes num dia junto a sítios que necessitam pequenas intervenções e fecham os olhos. O munícipe nem se dá ao trabalho de avisar, porque sabe perfeitamente que o problema nunca será resolvido.


De titu a 11 de Junho de 2014 às 23:42
não compreendo, como passaram tantos meses e ninguém manda arranjar o raio da sanita, Srs. muito incompetentes, Sr presidente que também lê este blog e eu sei que lê, faça algo já que os seus colaboradores não valem os cêntimos que ganham, de uma ordem, faça algo útil e tão simples como mandar arranjar o raio de uma sanita que continua a mandar agua (bem precioso e caro) pelo cano abaixo, obrigado pelos castrenses


De Revolta Castrense a 24 de Maio de 2014 às 17:10
Só vejo uma pessoa competente, a número 63... A voz da revolta Castrense!

Vão agora a rainha da mentira cobrar as promessas!


De Crispim a 21 de Maio de 2014 às 10:58
Visitei o Site do Município.
Da visita para cá, fui acometido de uma diarreia tal, que nem o melhor dos Imodium´s me está a valer.
Peço ao Sr. Luis Carvalho que, deste post, dê vista ao Ministério Público no sentido de se poder vir a apurar qual a causa deste meu desconforto intestinal!


De Observador Desatento a 21 de Maio de 2014 às 01:08
Será verdade, amigo Zé, que, nas próximas eleições, o PSD terá o trabalho todo, em nome da Aliança Portugal???
Será verdade que o da Juventus não se preocupou em arranjar membros para as mesas, como dizem por aí?

Ou será que foi mais uma golpada do Zézé, como afirmam outros???

Se souber alguma coisa, por favor esclareça, amigo Zé




De Anónimo a 22 de Maio de 2014 às 20:38
Hhheee pá.

Os mortos não falam,mas escrevem!!!


De Lista final a 20 de Maio de 2014 às 20:55
http://www.cm-castrodaire.pt/images/stories/pdf/postostrab/listaconcurso5postos2014.pdf

Quem serão os felizardos?


De Anónimo a 21 de Maio de 2014 às 16:27
São tantos para tão poucos lugares.
Que dirá o Carneiro aos 78 que ficam de fora.
Vai haver confusão.


De anónimo a 21 de Maio de 2014 às 22:47
Reparando nos nomes da familia (de sangue e de politica) não será um exercicio muito dificil adivinhar quem serão os 5 felizes comtemplados.


De Anónimo a 21 de Maio de 2014 às 20:06
Quem será o 66?


De anonimo a 21 de Maio de 2014 às 20:09
Quem será o 66?


De Anónimo a 4 de Maio de 2014 às 18:50
Agora que a época balnear começou, nas termas de carvalhal, deverá ser prioritária a limpeza da zona envolvente, bem como a limpeza das bermas de acesso às mesmas.


De eng. civil a 3 de Maio de 2014 às 01:19
Caro Dr Zé venho por este meio pedir a vossa excelência que se for possível passe uma nota que nada tem a ver com o tema em questão, sou frequentar assíduo das piscinas municipais e como tal tenho necessidade de utilizar o wc masculino, desde dezembro do ano passado 2013 dia em que lá entrei pela primeira vez deparei com uma situação que ate a data atual ainda não foi composta, a ultima sanita desse mesmo wc esta constantemente a deitar agua, como tenho alguns conhecimentos técnicos posso afirmar que pelo menos são 4 litro por minuto de agua são desperdiçados, fazemos alguns exercícios matemáticos chegamos a seguinte conclusão 4lx60mm= 240l x 24h= 5,760l x 30d=172,800 x 5meses= 864,000l de agua que vai pela sanita abaixo, será que não há um único funcionário com competência para mandar resolver esse problema. fica a nota, obrigado Dr Zé





De joao a 3 de Maio de 2014 às 13:34
A câmara tem imenso zelo pelos bens a seu cargo! Com tantos funcionários, as coisas funcionam sempre bem.


De anónimo a 3 de Maio de 2014 às 13:39
os funcionários da autarquia são mandados mais rapidamente prestar serviços a conhecidos com os meios da câmara do que zelar pelos bens comuns públicos


De Anónimo a 3 de Maio de 2014 às 15:30
Na véspera das próximas eleições, dentro de 4 anos, se você voltar a reclamar, talvez eles arranjem a sanita


De Anónimo a 5 de Maio de 2014 às 15:01
Já agora permita me uma pergunta. O sr ( eng) por acaso informou algum funcionário? se informou quem foi a pessoa?
se não informou deviria te lo feito, ou não é esse o dever de um bom cidadão?
saiba o sr (eng) que essa água que vai pela sanita abaixo também é em parte paga por si.




De eng. civil a 7 de Maio de 2014 às 07:54
não Sr anónimo não avisei nem tenho de o fazer, para esse efeito estão lá os funcionários que são pagos por todos nós, esses sim têm o dever e a obrigação de zelar por aquele espaço, cumprimentos


De anonimo a 8 de Maio de 2014 às 00:47
Sr.eng. ou entendido na matéria....a atitude correcta,como cidadão e porque está a usufruir de um serviço por si pago,deveria ter sidoinsistir,persistir até que de uma ou de outra forma se fizesse ouvir.Parece me que quer criar controversia onde nem sequer tem pernas para andar....deixe lá os funcionários das piscinas pois,parece me que dentro do que temos são dos melhores!


De eng. civil a 8 de Maio de 2014 às 13:31
Sr anónimo da-me a entender que talves o Sr seja um desses que trabalham nas piscinas que verdade seja dita nada tenho a dizer ecepto não tratarem de um simples problema que se passa no seu local de travalho, para seu conhecimento aqui vai : DEVERES DOS TRABALHADORES RELAÇÕES DE TRABALHO
– Respeitar e tratar com educação o empregador, os companheiros de trabalho e as demais pessoas com quem estabeleça relações profissionais; – Comparecer ao serviço com assiduidade e pontualidade; – Realizar o trabalho com zelo e diligência; – Cumprir as ordens do empregador em tudo o que respeite à execução do trabalho, salvo na medida em que se mostrem contrárias aos seus direitos e garantias; – Guardar lealdade ao empregador, nomeadamente não negociando por conta própria ou alheia em concorrência com ele, nem divulgando informações referentes à sua organização, métodos de produção ou negócios; – Velar pela conservação e boa utilização dos bens relacionados com o seu trabalho que lhe forem confiados pelo empregador; – Promover ou executar todos os actos tendentes à melhoria da produtividade da empresa

como pode ver é muito simples


De Anónimo a 9 de Maio de 2014 às 09:01
Este (eng) é um expert no que diz respeito aos deveres dos funcionários, mas ao que parece ignora os seus próprios deveres enquanto cidadão.
Uma pergunta. Será isto já campanha eleitoral?
Força sr (eng) ponha em discussão o estado das sanitas nos wc públicos, talvez o povo lhe dê ouvidos.
Há quem goste de conversa de M...


De anónimo a 2 de Maio de 2014 às 17:28
Gostava de pedir ao Zé da Esquina que escrevesse alguma coisa sobre os Bombeiros Voluntários, pois parece que se passam por lá coisas esquisitas e não é apenas a demissão do presidente.


De LUÍS CARVALHO a 23 de Abril de 2014 às 08:02
Exmo. Dr. Zé da Esquinas,

penso que o Sr. deve ter mais cuidado com o tipo de comentário anónimo que aprova. Na segunda feira, um Castrenses foi fazer uma queixa do seu blog junto das autoridades de Vila Real. Ele diz que tem tempo e dinheiro para gastar até à sua morte, por isso vai fazer todas as deligências para ver quem se refugia por detras do anonimato e usa este canal de comunicação para difamar pessoas.

Considero que o Sr. tem direito à liderdade de expressão, mas aprovar comentários venenosos contra uma pessoa com postura e imagem inabalável é de uma baixeza extrema. Em tempo de eleições todos o referem, mas passado esse tempo, é um insignificante de um escritor.

O Dr. Zé da Esquina anda sempre bem informado e sabe que um colega seu foi identificado e condenado pelo tribnal de viseu, por textos e comentário difamatórios contra o ex presidente, Fernando Ruas. E mais processos se estão a mover contra o mesmo autor.

Como o Dr. Zé quer que este blog seja o refugio do anoimato, não aprove este comentário, porque pode abrir os olhos a muitos desses senhores, fica o reparo.

Blogger condenado a pagar 5000 euros a Fernando Ruas por textos e comentário difamatórios

http://www.publico.pt/sociedade/noticia/blogger-condenado-a-pagar-5000-euros-a-fernando-ruas-por-textos-e-comentario-difamatorio-1630304?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+PublicoRSS+%28Publico.pt%29




De Anónimo a 24 de Abril de 2014 às 09:50
Agora é que vai


De liberdade a 25 de Abril de 2014 às 21:32
acho muito bem que sejam responsabilizados por alguns comentários.
o anonimato fica aquém da liberdade de expressão.


De anónimo a 2 de Maio de 2014 às 13:37
Você deve ter problemas de percepção. Está a comparar alhos com bugalhos. Quer comparar um blog que apenas comenta as atitudes menos democráticas e injustas de um autarca, com um blog completamente difamatório.
Este blog é importantíssimo para tentar que haja democracia em certas instituições públicas do nosso pequeno concelho.


De já viram a 22 de Abril de 2014 às 21:13
Antes de vir a ser o carrasco do chefe era impulsionador da pirataria informática!

http://www.filipeduarte.net/?page_id=60

Diz muito


Comentar post

contador de visitas
online

.Calendário

.Posts Editados

. G.A.P.

. TOMADA DE POSSE

. O POVO DECIDIU. DEMOCRACI...

. ELEIÇÕES AUTARQUICAS 2017...

. FIM DA DITADURA

. SONDAGENS (RESULTADOS)

. TEMOS PENA

. CEGUEIRA

. SONDAGENS

. LISTAS DE CANDIDATOS

.Arquivo

.Farmácias de Serviço

blogs SAPO

.subscrever feeds

.mais sobre mim