Terça-feira, 18 de Agosto de 2009

CANDIDATOS (Cada vez mais do mesmo... ou haverá mudanças) ?

 Finalmente foram tornados públicos os nomes dos candidatos às eleições para a Câmara Municipal de Castro Daire.

Quando se esperavam mudanças e as expectativas eram grandes em relação aos candidatos, poder-se-á dizer, que salvo raras excepções que a montanha pariu um rato.

 

Partido Social Democrata-Candidatos

 

1.       Eulália Teixeira

2.       Paulo Almeida

3.       José Manuel Ferreira

4.       Vera Guedes

5.       Umbelina Ferreira

6.       Adélio Monteiro

7.       Fernando Jorge Parente

 

Partido Socialista-Candidatos

 

1.       Fernando Carneiro

2.       Luís Lemos

3.       Elisabete Almeida

4.       Rui Braguês

5.       Eurico Moita

6.       Maria Silva *

7.       Luís Ribeiro

 

Micastrense-Candidatos

 

1.       José Manuel Ramos

2.       João Carlos Matos

3.       Marina Moutinho

4.       Augusto Soares

5.       Luís Pedro Ribeiro

6.       Sónia Pereira

7.       Rui Pereira

 

Vamos às análises:

 

No PSD nada de novo. A promoção ao 2º lugar do 4º da lista das ultimas elições, no fundo acabou por não ser surpresa, pois já há bastante tempo que tal figura é assíduo em tudo quanto são festas e inaugurações e também já há cerca de 2 anos que o mesmo se tornou o braço direito da actual presidente. Aliás eu já falei nesta possível promoção num post datado de 23 de Julho. Quanto aos restantes elementos da lista, na minha opinião, nada vêm acrescentar á vida política castrense.Parece-me uma lista totalmente feita ao sabor do vento e das conveniências politicas.Talvez, com a inclusão do presidente da Associação de Comerciantes Castrenses, comece, agora, a fazer sentido toda a confusão arranjada em torno da “barraca” do jardim.

No PS continua cabeça de lista o mais “camaleão” da politica castrense. No entanto, quer-me parecer que existem algumas mudanças e até inovações.Boa distribuição geográfica dos candidatos. O 2º da lista, dissidente das hostes PSD, soube aguardar sabáticamente os 4 últimos anos e surge agora para aquele que poderá vir a ser o seu momento de glória. Em 4º lugar da lista, surge um professor de Mões, creio eu, escolhido estrategicamente para dividir a família PSD daquela localidade. Se é assim, é de louvar a visão política de quem o escolheu. Parece-me á partida, com excepção do dito “camaleão”, uma lista a merecer credibilidade política.

 O Movimento de Independente Castrenses, é na minha opinião, o grande flop das listas concorrentes. Estava á espera, e não só eu, que a lista deste movimento fosse constituída por elementos que pudessem ser uma mais-valia para o Concelho de Castro Daire, principalmente aqueles que pertencendo a outros quadrantes políticos, estavam retirados e cansados da política de “trazer por casa” que nos últimos anos se tem feito no nosso concelho. Mas em vez disso, aparece uma lista formada por candidatos que estando fartos de bater nas portas dos outros partidos, e continuando estas sempre fechadas, viram neste movimento a oportunidade única de saltar para as luzes da ribalta. Estou convencido que este movimento vai desaparecer sem honra nem glória, o mesmo será dizer, sem eleger qualquer representante para a edilidade castrense. Cometeram ainda o erro politico de escolher quase todos, se não mesmo todos, os candidatos da freguesia de Castro Daire.

Aguardaremos pelo desenrolar dos próximos capítulos, prometendo numa próxima oportunidade falar das listas do CDS e do PCP/PEV, embora pense que não contam grande coisa para as contas destas eleições, isto se a “preguicite” das férias não me atacar como tem acontecido nos últimos dias.

Daqui da minha esquina continuarei atento e expectante para ver quem no final do dia 11 de Outubro deitará os foguetes, quem irá apanhar as canas ou quem comerá os leitões.

 

Zé da Esquina

 

CONTINUAÇÃO

 

Como o prometido, e agora que o sol já se foi e não dá para o bronze, vou publicar e comentar as listas de candidatos do CDS/PP e PCP/PEV á Câmara Municipal de Castro Daire.

 

CDS/PP-Candidatos

 

1.       Manuel Pertancho

2.       Paulo Ramos

3.       Patrícia Rocha

4.       Carlos Manuel Costa

5.       Pedro Silva

6.       Alberto Dias

7.       Judite Miguel

 

PCP/PEV-Candidatos

 

1.       Isabel Souto

2.       José Carlos Pinto

3.       Clotilde Andrade

4.       Antero Ferro

5.   Luis Messias

6.       Fernando Pinto

7.       Cláudia Almeida

 

Vamos às análises:

 

Como candidato do CDS/PP surge um verdadeiro “dinossauro” deste partido.È verdade que sempre que foi candidato, e já foram algumas vezes, nunca ganhou nada. No entanto é de louvar a sua persistência e acima de tudo deve ser louvado por nunca ter desistido, nem nunca ter mudado de partido á procura de protagonismo. Convém lembrar que os seus votantes, á semelhança de eleições anteriores, andarão por volta dos 500.Creio não ser este número significativo para alterar o rumo da decisão. Os restantes elementos da lista, na minha opinião, foram escolhidos pelo “chefe”, numa atitude evidente de quem, conscientemente, não pensa em ganhar as eleições.

Quanto á candidata do PCP/PEV, confesso que, para mim é uma ilustre desconhecida. No entanto sei que é oriunda do Partido Ecologista os Verdes e não terá qualquer peso decisório. Provavelmente não conseguirá, mesmo, atingir os 113 votos do candidato desta coligação nas eleições de 2005.Louve-se,no entanto a atitude dos comunistas em constituírem lista nunca virando a cara á luta democrática.

 

Como referência para as estatísticas deixo aqui o resultado eleitoral das autárquicas de 2005 para o Município de Castro Daire:

PSD – 4.904 votos e 4 vereadores eleitos

PS – 4.282 votos e 3 vereadores eleitos

CDS/PP – 511 votos (não elegeu qualquer vereador)

PCP/PEV – 113 votos (não elegeu qualquer vereador).

 

Termino, dizendo que aqui da minha esquina, continuarei atento a todas as movimentações políticas e prometendo num próximo post dar a conhecer os candidatos das 5 listas concorrentes á Assembleia de Freguesia de Castro Daire onde, penso eu, a luta será a titânica entre 4 delas.

 

Zé da Esquina

 

* o 6º nome da lista do PS para a Câmara Municipal será Maria Silva  e não Dário Silva como inicialmente aqui foi publicado.

 

Zé da Esquina

 

 

publicado por Zé da Esquina às 23:28
link do post | comentar | favorito
|
53 comentários:
De Américo a 24 de Fevereiro de 2011 às 16:47
Apetece-me perguntar hoje ao sr. 4 esquinas à Srª isabel Soito, ao P. Figueiredo, Ao 3600 CDR e à menina de Ester se estão agora contentes? não acham que devem engolir uns quantos pirolitos da altura do post, hoje 23 de Fevereiro de 20011?

A mim nenhum de vocês me convence mais, não.


De Zé da Esquina a 5 de Setembro de 2009 às 21:37
Eu, como administrador do blog, tenho tentado, mesmo sabendo não agradar a todos, ser isento, não me “colando” a qualquer partido ou ideologia politica, publicando todos os comentários. NO entanto, um comentário, enviado para a caixa de e-mail e assinado por um visitante, com o nome de Johnny, cita, um caso ocorrido na campanha eleitoral para as eleições autárquicas de 1993.O comentário por ele enviado, cita nomes de actuais e ex. candidatos, partidos políticos e instituições particulares, sem que o mesmo prove as afirmações que ele diz terem acontecido. Por isso, digo que, comentários desta índole só serão publicados se os mesmos trouxerem em anexo provas das acusações feitas ou que o acusador se identifique e prove que a identificação é verdadeira. Isso sim, digo eu, seria interessante!
Zé da Esquina


De isabel souto a 28 de Agosto de 2009 às 14:59
Começo por louvar o interesse com que segue a vida política e social desta pacata vila castrense, a atenção dedicada aos problemas e situações menos dignificantes para a mesma. Como candidata da CDU espero passar de ilustre desconhecida à representante de um projecto que pode dar aos castrenses mais uma alternativa democrática. Face a um descontentamento generalizado é preciso apresentar novas caras, novas ideias. Se vamos ou não ter algum peso decisório na mudança que se exige a Castro Daire, cabe ao eleitorado fazer as suas escolhas.
Continuarei a seguir as suas intervenções.
Isabel Souto


De Ermesinda a 28 de Agosto de 2009 às 23:46
Aiiiiiiiiiiii!!!!
Esta saloia apoliticada!!!!
Já cá está hà anos!!! Só agora piou... cheira-lhe???


De anonimo a 27 de Agosto de 2009 às 22:36
Alguém se recorda da declaração de derrota do cabeça de lista do PS (Sr. Fernando Carneiro) e actual candidato, feitas à Rádio Limite aquando das últimas eleições autárquicas?
Foram lastimáveis, feitas num País democrático e por alguém que quer representar este Concelho.
Insultou todos aqueles que LIVREMENTE não votarem nele.
Aconselho-vos a ouvir essas declarações para depois poderem votar em consciência.


De Prendado a 28 de Agosto de 2009 às 12:58
Anónimo,

E também te lembras do espéctaculo protagonizado pelo n.º 2 do PS nas eleições de 1993???

Que dupla nos querem arranjar....

Safa!!!


De anonimo a 28 de Agosto de 2009 às 20:19
Uiii, se lembro!
Se foi descartado do PSD por algum motivo foi.
Cuidado, eles andam por aí....


De Riscas a 30 de Agosto de 2009 às 22:31
Se foi descartado do psd?!!! Para quem não sabe ele saiu de livre vontade... Quando não se identificava com algumas coisas que se começavam a passar!


De Atento a 1 de Setembro de 2009 às 02:01
Riscas,
A que "coisas" te referes?


De Johnny a 4 de Setembro de 2009 às 18:29
Esse 2º do PS saiu por sua vontade, é verdade...saiu porque queriam-lhe tirar a cadeira de não fazer nada na Câmara, iria descer de categoria...
Quanto ào 2º da lista do PSD parece-me o único com vontade de fazer algo por esta vila, não tendo no entanto qualquer poder de decisão, poder esse reservado ao Engº Ernesto, o legítimo destruidor ce Castro Daire.
Os cabeças de lista destes dois partidos nem para Presidentes de Junta ou da Associação de Comerciantes servem, são fracos em diversas vertentes da sociedade...
Resta uma lista de politicos desconhecidos, que a nivel social já demonstraram serem no mínino normais e possivelmente competentes...
Veremos...


De Henrique a 5 de Setembro de 2009 às 00:32
"Para quem não sabe ele saiu de livre vontade..."

Deve ter saído, deve...
De 1993 a 2001 não aconteceram "coisas"? Ou as "coisas" só começaram a aparecer quando os maiorais do PPD/PSD o obrigaram a ceder para o anterior e falecido presidente? Não esquecer que este n.º 2 do PS foi presidente da Concelhia do PPD/PSD em 2001!!!
Ou terão sido os outros dois tachistas do GAP que o puseram a andar? É que um deles era o presidente da Concelhia do PPD/PDS. Imagine-se em que ano... 2005!!! Pois é... sempre em ano de eleições estas coisa acontecem...
Tenham vergonha!!!


De Lontra do paiva a 25 de Agosto de 2009 às 20:22
Tal como as lontras se estam a multiplicar no rio Paiva, também esta discussão se multiplica: umas vezes mal outras vezes bem, mas é salutar quanto mais não seja pela dinâmica e vivacidade que incrementa nesta sociedade "atrasada" que é Castro Daire.
A todos desejo umas boas e saudaveis discussões.
Mas atenção, lembram-se de 1993, também existia 3 listas e as coisas correram de uma forma diferente do que era esperado.
Partido político não quer dizer vitória. Na política "caseira" o que interessa são as pessoas, a sua competência e aquilo que demonstraram na sua vida profissional e pessoal. Só desta forma poderemos ter Castro Daire a subir no ranking, na qualidade e no nível de vida.


De abiliadocorgo a 23 de Agosto de 2009 às 00:20
Consta, por aí, que a lista candidata do PS mais se assemelha a uma equipa de futebol...
Vão dar um da lista como lesionado- antes do jogo começar- substitui-lo por uma "ela" e receber o carcanhol estatal...


De Riscas a 24 de Agosto de 2009 às 17:07
Podia ser mais especifica???


De abiliadocorgo a 24 de Agosto de 2009 às 21:13
Tecla 3????!!!!.. Têm 6 homens para 7 CARGOS... Não há paridade... não há carcanhol... tás a ver?
A CNE vai dar um tempo... prá substituição...
Toma...


De Riscas a 25 de Agosto de 2009 às 12:30
A lista aqui presente não corresponde à que foi entregue em tribunal. A lista entregue cumpre a lei da paridade.


De abiliadocorgo a 25 de Agosto de 2009 às 13:13
Tá feita...a substituição...pelo Zé da Esquina...que se equivocou...


De Alexandra a 23 de Agosto de 2009 às 00:06
Como castrense que gosta da terra em que vive, não ando nada contente com o que se tem feito pelo concelho, pois não se tem feito nada! Ultimamente tem-se feito uns campos à la minuta e tapar uns buracos que há por aí, pois estamos próximo das eleições. Temos uma presidente decorativa, pois todos mandam menos ela e agora com a lista que apresentou em que colocou seu bibelout em segundo,que parece andar num desfile de moda, e estilo emplastro, pois onde há fotos e eventos lá está ele, só para ser visto...pior! Os restantes da lista não me dizem nada avaliando pelo contributo que deram concelho, ou seja nada. Portanto o meu voto não irá para esse partido, seria o mesmo que votar em nada durante 3 anos e 11 meses, porque no último mês de mandato é que tentam fazer algo, e nada de útil ao fim de contas...
PS o primeiro é vereador da oposição, pois não tenho visto oposição a não se fazer nada, ou seja, não se opor em prol do concelho, apesar de simpatizar com a terceira da lista.
Micastrense nada me dizem no aspecto político nem no aspecto pessoal tirando o cabeça de lista os outros cheiram-me a querer tacho.
CDS/PP simpatizo com três da lista, tirando o primeiro o resto é novidade na política.
PCP/PEV nada me dizem, mas admiro a preserverância deste partido.
Querendo dizer que uns atraz do tacho, outros a querer manter o tacho, que venha o diabo e escolha.
Vou votar conscientemente, mas não no PSD pois seria um voto nulo para o concelho de Castro Daire, pois pior do que está é impossível.
Talvez aposte na novidade. Pois quando não se está bem, muda-se.
Aproveito para dizer a certos comentaristas que me soam a pertecerem a uma lista, para aproveitarem para dizer o que está mal e o que fariam para mudar, pois insultos não levam a lado nenhum, posso estar enganada mas soa-me a independentes, se continuarem assim é mais uma lista riscada na pretensão ao meu voto, que será o mais certo...




De Trinca Espinhas a 24 de Agosto de 2009 às 13:37
Afinal até nem és nada tendenciosa. Nota-se à distância o que tu queres. A tua simpatia especial, não pelo 1º em especial, mas pelos seguintes, nem é nada temdenciosa. Só que cheira um bocado a saudosismo, não?
Afinal estes quê é que querem senão tacho? Isto é, partilhando a tua visão.
Tens de ser mais perspicaz e cautelosa na forma como escreves, pois nem todos são burros. Desta forma não mostraste isenção.


De Paivita a 22 de Agosto de 2009 às 19:51
Pensador, estou completamente de acordo contigo.
Sabes qual é a melhor forma daquele pessoal da câmara municipal acordar e retirar as barracas? É meter uma faixa gigante com uma frase deste tipo "Tiram esta merda daqui!". Vais ver que vão ser eficazes, ainda por cima em ano de eleições! Já foi testado noutras situações e resultou!!!
O povo tem que começar a revoltar-se.
Se eles brincam connosco, o povo brinca com eles.


De abiliadocorgo a 23 de Agosto de 2009 às 00:28
Bamos nessa...vanessa!!!
Amanhã, ao fim da rega, bamos lá botar a faixa...


De abiliadocorgo a 25 de Agosto de 2009 às 13:15
Esquece a faixa... já tiraram o entulho!!!


De O pensador a 22 de Agosto de 2009 às 15:56
Ó Quatro Esquinas, anda muito distraído. Já reparou na bagunça que vai naquele jardim e na Rua Dr. Lacerda?
Será que a Câmara quer gozar com os Castrenses?
Será que eles não pagam impostos?
Será que não têm o direito a ter o jardim desimpedido, para poderem passear à vontade ou será que há falta de trabalhadores na Autarquia?
Bem, se calhar é isso mesmo e como é altura de eleições, ela irá aproveitar para meter mais alguns e se calhar temos que esperar até lá para tirarem as barracas do nosso caminho.
Ou será que andam agora, num corre corre, a tapar os buraquitos pelas aldeias, para enganar mais uma vez os inocentes (pois eles sabem que o que prevalece na memória destes é a última coisa que vêm), já que durante estes quase 4 anos, trataram de gerir os seus ordenados pagos pelo erário público.
Ou será que vão aproveitar as ditas barracas para cabine de votos já para as próximas eleições.
Isto é demais. Um pouco mais de respeito pelos munícipes não ficava nada mal, pois a MOSTRA já acabou há uma semana. Afinal onde está o espírito revolucionário dos Castrenses?
Sejam exigentes, não aceitem tudo de ânimo leve, para que não se diga que cada terra tem aquilo que merece, porque pela parte que me toca sinto que mereço bem mais.


De Espicha Sapos a 21 de Agosto de 2009 às 22:32
Sras. Inteligências, Já repararam que a lista do PS não cumpre a lei da paridade. PSD mexe os teus juristas, Lá se vai a subvenção estatal.


De abiliadocorgo a 22 de Agosto de 2009 às 02:20
Epá, Manel!!!
Eu avisei... iam ler a Lei Orgânica n.º. 3/2006 de 21 de Agosto... lá vai a nota!!!


Comentar post

contador de visitas
online

.Calendário

.Posts Editados

. G.A.P.

. TOMADA DE POSSE

. O POVO DECIDIU. DEMOCRACI...

. ELEIÇÕES AUTARQUICAS 2017...

. FIM DA DITADURA

. SONDAGENS (RESULTADOS)

. TEMOS PENA

. CEGUEIRA

. SONDAGENS

. LISTAS DE CANDIDATOS

.Arquivo

.Farmácias de Serviço

blogs SAPO

.subscrever feeds

.mais sobre mim