Terça-feira, 17 de Setembro de 2013

ÚLTIMO ROUND

 

Na noite de ontem, a Rádio L transmitiu o quarto e derradeiro debate para as eleições autárquicas.

Presente, no referido debate, os candidatos do PS,PSD,CDS e CDU.

O primeiro tema, colocado em cima da mesa, foi o turismo. Foi talvez o tema mais interessante de escutar, não só pelas opiniões emitidas pelos candidatos, pois ficou-se a saber que todos eles se preocupam com a serra, as termas e o rio. Bonito de dizer! E propostas? Quem as apresentou? Os candidatos do CDS e CDU. Os outros, nada! Apenas se limitaram a debitar um emaranhado de palavras às quais misturaram algumas promessas, esquecendo-se porém que um deles (PS) teve quatro anos para as concretizar e nada. O outro (PSD) teve responsabilidades autárquicas durante doze anos numa freguesia serrana e zero. Com tanto tempo e disponibilidade para o fazerem só agora deram conta do quanto importante é a serra para o desenvolvimento e promoção do turismo local? É provável que sim! Durante a campanha eleitoral acontecem milagres deste tipo.

Vencedor deste tema claramente o candidato do PS. Turismo é com ele. Ou não fosse ele o chefe do grupo excursionista no passeio dos idosos e um expert em falar qualquer língua estrangeira. Até italiano o homem fala. Que categoria, que pronuncia. Por acaso foi a falar, se fosse a cantar facilmente seria confundido com famoso Pavarotti.

Tema seguinte, Ambiente. Vamos requalificar as etars existentes afirma o candidato laranja. Será que ainda não deu conta de tão obsoletas que estão aquelas gerigonças não dão para reparar?

Vamos construir novas quando vier o dinheiro a que nos candidatemos, diz o candidato rosa. Senhor candidato já disse isso á quatro anos atrás e ainda não cumpriu. Provavelmente o dinheiro para essas obras deve vir de algum país muito distante e nunca mais cá chega.

Mais uma vez apenas os candidatos do CDS e CDU apresentaram, sobre este tema, medidas concretas e exequíveis.

Vencedor deste tema claramente o candidato do PSD. Ele até foi o construtor da etar da Ponte Pedrinha, á mais de trinta anos. Se calhar por isso é que a mesma se encontra naquela miséria.

Terceiro tema o Emprego. Desta vez, ideias concretas, com a criação do gabinete de apoio ao empreendedorismo, apenas o candidato centrista, pois a candidata da CDU pouco falou sobre o assunto e os candidatos rosa e laranja apenas se preocuparam em acusações mutuas, insultos á mistura e uma tentativa desesperada, ainda que “saloia” de angariar votos.

Vencedor deste tema sem margem para duvida o candidato do PS. Perito em arranjar empregos. Melhor que ele, só aquela que um dia já longínquo jurou amar e respeitar até que a morte os separe. Mas essa não é candidata, pelo menos oficialmente.

Quarto tema Comercio e Industria. O Candidato socialista prometeu criar o gabinete do Investidor. Apioado!Concordo com a ideia! Até lhe poderia sugerir qual o familiar a colocar como chefe, mas como não dou conselhos de borla não digo! Mas o senhor facilmente com a sua inteligência e perspicácia lá chegará.

O candidato do PSD, sem nada mais concreto para anunciar optou por mudar o nome ao parque industrial da Ouvida, baptizando-o de parque empresarial. Faz-me lembrar o novo acordo ortográfico. Escreve-se de maneira diferente mas tem o mesmo significado.

Vencedor deste tema, por larga vantagem o candidato do partido Socialista, ao anunciar a criação de uma zona industrial em Lamas/Cela. Apenas um senão. Onde vai construir o aeroporto? É que para transportar as mercadorias com veículo pesado não vejo jeito das mesmas passaram nas localidades de Lamas e Cela.

Quinto e último tema Obras. Mais uma vez os candidatos do PS e PSD não apresentaram nada de concreto. Se o candidato laranja foi acusado de construir mal as obras que faz para o Município, o candidato do PS foi acusado pelo candidato Social-democrata de ser aldabrão, caloteiro e agir de má-fé ao não lhe pagar o que deve. Entendam-se lá porque nós, munícipes, o que queremos é obras feitas e não projectos de futuras obras, que provavelmente nunca passarão disso mesmo, projectos, colocados nas montras da sede de campanha ou em placares de jardim.

Vencedor claramente o candidato socialista, pois até é capaz de confundir obras (edificações) com obras sociais, esquecendo-se que também existem as obras da misericórdia, que foi aquela que todos nós fizemos por o ter estado a ouvir durante três horas.

Deixando para trás a conversa séria, vou agora “desanuviar” um bocadinho e falar a brincar. Aquela estória dos 14.880 € pagos a mais e depois devolvidos, que umas vezes já o tinham sido e outras não, é brincadeira. Não é? Só pode. Assim como também é brincadeira quando o candidato do partido Socialista afirma que a Câmara é pessoa de bem. Não é? Claro que é a brincar, pois a Câmara não é uma pessoa. Brincalhão. Sempre na reinação.


Aspectos Positivos:

  • As ideias, os projectos, a visão futurista para o Concelho por parte dos candidatos do CDS e CDU. Notou-se perfeitamente que são os únicos preocupados em expor as suas ideias e interessados em melhorar o Concelho de todos nós.

 

  • A Serenidade, a calma, a elegância, a educação patenteado pelos candidatos do CDS e CDU. Louváveis as suas atitudes, o saber estar, o saber falar, o saber ouvir. Dois excelentes candidatos a merecerem a confiança do eleitorado e a demonstrar como se pode e deve debater ideias e servir o Município sem ser necessário baixar de nível ou jogar sujo.

Aspectos Negativos:

  • A linguagem utilizada pelos candidatos do PS e PSD. Se aquele debate tivesse acontecido em televisão teria obrigatoriamente, e por culpa deles, de conter bolinha vermelha no canto superior direito do ecrã. Esperava-se o uso de outra linguagem por parte de quem tem pretensões a gerir os destinos de Castro Daire e das suas gentes.

 

  • A demonstração inequívoca, e  por aquilo que se ouviu, dois candidatos que passaram o debate mais interessados em se gladiarem mutuamente colocando de forma sistemática os seus interesses e “egos” pessoais á frente dos interesses do Concelho.

Assim termino e por aqui me fico, despedindo-me de todos vocês imitando e prestando homenagem ao primeiro homem que em Castro Daire e durante um debate teve a coragem e a ousadia de se expressar na língua materna de Leonardo da Vinci. Buongiorno e arrivederci.

 

Zé da Esquina

 

 

publicado por Zé da Esquina às 13:09
link do post | comentar | favorito
|
39 comentários:
De Esgalha a 24 de Setembro de 2013 às 15:28
Somos um concelho velho.
agarrada à velhice, com o devido respeito, vem a muita ignorância dos velhos.
e de uma velhice envelhecida seremos feitos até que a velhice, por fim, morra de velha.
ganhará estas eleições quem mais souber aproveitar a envelhecida ignorância dos velhos.
Perguntei a uma velhota: em quem vai votar?
respondeu: no Sr. Fernando da Casa do Povo.
Porquê, perguntei eu: Porque esse, ao menos, fala a toda a gente!!!
E, agora a um velhote, fiz a mesma pergunta: em quem vai votar?
Respondeu: no psd!
Porquê, perguntei eu: porque me disseram que é um grande empreiteiro!
Estes velhinhos são, para uns e outros - os dois principais candidatos, entenda-se - o sangue que alimenta uma fome vampiresca de ganhar
à custa da inabilidade que aqueles não escrutinam.
quem não se ri do trôpego e indecifrável discurso do Fernando Carneiro?
quem não se admira da repentina simpatia do Sr. Luís, apelidado de Aveleira, e do seu génio matemático?
Mas, a aposta estratégica é a correcta:
albardar o burro à vontade do dono!
Assim seja! morreremos, para sempre, velhos e burros, à custa daquilo que não nos ensinaram, por incapacidade!
é a vida!
Domingo votarei sem votar!
Como? votando na minha consciência!!





De Anónimo a 24 de Setembro de 2013 às 14:07
Que excelentíssimos candidatos tem o PSD com tantos professores. Temos os que permitiram a venda de grandes clássicos da literatura a 0,50cêntimos. Temos uma senhora das Monteiras , justa e óptima docente no liceu, tão justa que é com os alunos: entre a sua preguiça para o ensino, entre dar 17's a alunos com negativas em testes e 15 a alunos com um inglês perfeito, essa não deixaria vender os livros por 0,50 cêntimos. Dá-los-ias totally free (grátis) aos amigos e conhecidos, e a 50 euros aos desconhecidos. Mas quem é que compra mesmo os livros? Para ler não é decerto, deve ser como complemento de decoração de móveis, já que a população castrense é toda analfabeta. Os únicos que se acham espertos são estes candidatozinhos..
Os candidatos ao desgovernamento nunca deixam de melhorar. Que se juntem todos, PS, PSD e afins e desgovernem todos juntos, já que os ideais são os mesmos mesmo que o partido não o seja.


De graxista a 24 de Setembro de 2013 às 02:12
Boa Zé, agora já és doutor.


De É bom recordar a 24 de Setembro de 2013 às 00:14
Caro Dr. Zé,

Parece que a vida não esta fácil para o grande Giroto que auto se promove nos blogs e no facebook... Será que vai desistir como fez quando viu que iria levar no corpo nas eleições da santa casa?

Ele ainda não viu que ele no partido esta riscado? O Luis será o próximo candidato!

É bom recordar os Castrenses deste grande desgovernaste!


http://youtu.be/one4lMv6ag4
http://youtu.be/eDLyG-PBTaw
http://youtu.be/Bd2jGErYsAw
http://imgur.com/Ccd8Ecn

Pois é Dr. Zé, não tenhas medo!


De Auto promoção a 24 de Setembro de 2013 às 08:18
Ho Luis, não te promovas... O Giroto é mais esperto do que tu!


De Desespero a 23 de Setembro de 2013 às 23:53
Caro Zé,

Permita-me relembrar o Coveiro de Alva, pois ele anda desesperado... Texto retirado do senhor Avelino de Alva

EM NOME DA VERDADE!
Na qualidade de ex-presidente da Junta de Freguesia de Alva, durante os anos de 2005 e 2009, onde exerci o cargo com seriedade e respeito por tudo e por todos, sinto-me na obrigação, moral e cívica, de esclarecer os eleitores da União das Freguesias de Mamouros, Alva e Ribolhos, em especial os cidadãos da freguesia de Alva.
À semelhança do último ato eleitoral autárquico, o Povo deve ser informado com verdades e não com mentiras.
• As receitas atribuídas pelo Fundo de Financiamento das Freguesias à freguesia de Alva nestes últimos quatro anos (2009-2013) somaram um total de cerca de 100.000 (CEM MIL) euros. Onde foi gasto?
• A venda dos pinheiros do Baldio da Serrinha totalizou 27.500 (VINTE SETE MIL E QUINHENTOS) euros. Onde foi gasto?
• Qual o valor das transferências entre a Câmara Municipal de Castro Daire e a Junta de Freguesia de Alva? Sim, porque ao contrário do que afirmam, elas existiram.
• A Câmara Municipal de Castro Daire realizou obras na freguesia de Alva? Porque não são mencionadas pelo executivo da Junta?
• A Câmara Municipal de Castro Daire apoiou outras entidades e coletividades da freguesia.
Senhor Presidente da Junta da Freguesia de Alva: esclareça com rigor e verdade o trabalho realizado nos últimos quatro anos. O seu manifesto eleitoral contém algumas inverdades... Tal como há quatro anos, é incorreto e um pouco ofensivo naquilo que escreve. Passo a justificar:
• A Estrada Ribolhos – Souto de Alva ao contrário do que afirmou e afirma, não foi uma obra da sua autoria mas sim das respetivas Juntas de então;
• A calçada da Rua do Couço (Souto de Alva) não foi realizada no seu mandato;
• Ao contrário do que afirma, a Rua da Escola não mereceu qualquer intervenção no seu mandato, quando muito uma pequena reparação ou retificação;
• O que escreve sobre a Rua do Quinto não corresponde totalmente à verdade.
O candidato à União das Freguesias de Mamouros, Alva e Ribolhos, Sr. António Giroto, além dos assuntos já focados, poderá também esclarecer algumas oportunidades perdidas (o que disse que fazia e não fez).
• Não procedeu sequer à conservação do Pavilhão, que por sinal é uma herança do partido pelo qual se candidata.
• Não realizou a toponímia (nomes de ruas e numeração).
• Não cumpriu a Lei dos Baldios? – Ignorância ou puro comodismo?
• Não adquiriu a viatura para o kit de combate aos incêndios, uma das suas bandeiras de campanha. Falta de verbas? Não me parece? Então e o dinheiro da venda dos pinheiros do Baldio da Serrinha?
A verdade e humildade ficam bem a toda a gente. O senhor afirmou que foi o “autor” do alargamento do Cemitério de Alva? Quando?
Diz o Povo, que o Senhor só aparece em período de campanha eleitoral... E quem sou eu para dizer o contrário? O Povo terá as suas razões...
Nas redes sociais e blogues, o senhor é apelidado de “coveiro” das freguesias de Mamouros, Alva e Ribolhos. Também é acusado, por parte de pessoas com créditos reconhecidos, de prejudicar o concelho em algumas aspetos, nomeadamente a Cultura.
O senhor queixa-se da não requalificação da estrada Ribeira – Souto de Alva e do abandono das fossas sépticas. Quantos anos esteve no executivo da Câmara Municipal, alguns dos quais como vice-presidente? Quantos pedidos recebeu para a resolução desses mesmos problemas que o senhor se queixa? Como pode exigir que alguém resolva em quatro anos os problemas que o senhor não resolveu (ou não quis) em 16 anos?
No mínimo, isso é hipocrisia. Deixe cair a máscara.
Ao contrário do que possa pensar, a memória do Povo não é curta...


De Estercada de Alva a 24 de Setembro de 2013 às 09:29
Ó belino, até parece que tens autoridade para falar, já não te lembras da figura que fizeste?
E já agora pensas que a malta acredita que alva e Ribolhos tinham dinheiro para pagar a estrada? Deixem-se de mentira, já sabemos que tendes um bom professor na disciplina da mentira, mas...abre os olhos ao menos uma vez. Faz como eu e outros...
E quando ligas os esgotos?


De Anónimo a 24 de Setembro de 2013 às 23:10
Caro Estercada de Alva: é verdade sim senhor que as Juntas de Alva e Ribolhos não possuíam um orçamento capaz de realizar a obra citada; contudo tiveram a capacidade e a inteligência de prepararem um projeto e candidatá-lo aos fundos comunitários... e foi assim que a obra se realizou (sem mediação camarária - porque esses andavam na lua ou a ver passar os aviões). Em relação aos esgotos... não acha que já há m***a que chegue no ribeiro?


De ANONIMO2 a 25 de Setembro de 2013 às 10:54
CARO ESTERCADA, O BELINO NAO É BELINO MAS SIM AVELINO, TEM NOME! E SO PARA TE CALAR O AVELINO NAO PUBLICOU MENTIRA NENHUMA E O SIMPLES FACTO DE MAL OU BEM TER FEITO OBRAS EM ALVA AO CONTRARIO DO PSD QUE NAO FEZ SIMPLESMENTE, A NAO SER PARA BENEFICIO DO SECRETARIO E OUTROS,DA-LHE TODA A AUTORIDADE. E O FACTO DE ELE TER DESCOBERTO FRAUDE NA JUNTA ANTECESSORA A ELE E NUNCA TER SIDO JULGADO POR UM DESVIO DE MAIS DE UM MILHAO MAIS AUTORIDADE TEM. ABRE TU OS OLHOS OU PELO MENOS NAO COMENTES! VOU-TE LEMBRAR QUE ESTE PSD ALVA NEM A CAPACIDADE DE SABER APROVEITAR VERBAS DA CAMARA PARA A AJUDA DA LIMPEZA DAS VALETAS DAS NOSSAS RUAS FOI CAPAZ DE TER, JA O AVELINO NUNCA DEIXOU QUE A NOSSA FREGUESIA FICASSE PARECIDA COM UMA FLORESTA E SEM GASTAR DINHEIRO!


De Banda Sonora a 23 de Setembro de 2013 às 17:15
Iniciou-se ontem um novo capítulo das eleições autárquicas 2013.
1) de um lado, o PSD que inova usando como banda sonora a musica dos Azeitonas «Anda comigo ver os Aviões» - http://www.youtube.com/watch?v=L8aYZGpTabQ
2) do outro lado (embora também usada pelo PSD), o PS tem como banda sonora uma grande canção de Sandro Lúcio «Mentiro» - http://www.youtube.com/watch?v=91Q7drN4zhw
3) o CDS continua a insistir em «Mudar de Vida» dos Humanos - http://www.youtube.com/watch?v=RWzBgkOAJfc

e nós continuamos a ouvir tudo demasiado serenamente sem nada fazer?


De castrense a 23 de Setembro de 2013 às 13:08
O Psd de Castro Daire, através do seu gestor de página - Dr. Giroto, penso - foi para o facebook agradecer o apoio àqueles que proporcionaram momentos fantásticos aos castrenses a propósito da passagem de um helicóptero - ou avião (não vi).
Mas que anormalidade vem a ser esta?
Que raio de momento fantástico foi este?
Por quem tomas os castrenses?
Tu, Dr. Giroto, não és exemplo de nada nem de ninguém! Muito menos algumas vês serás um reflexo do que quer que seja.
Os castrenses não são como tu, meu imberbe!
Conotares a satisfação dos castrenses com o facto de terem visto um avião a sobrevoar os céus do concelho, é enxovalho que nunca te perdoarei!
Ah, não torço por nenhum candidato!!!!


De Inverdades a 23 de Setembro de 2013 às 00:45
Seleccionadas AECS, andas muito mal informado relativamente ao assunto em questão, pois o único critério e o mais justo, foi precisamente o que consta no concurso, \"GRADUAÇÃO PROFISSIONAL\", e quanto a isso não pode haver ilegalidades. Inteira-te previamente do assunto, antes de vires para aqui dizer mentiras. É o vale tudo, falem a verdade, não sejam ordinários.


De ultima hora a 23 de Setembro de 2013 às 11:34
Entao ao que parece o "chefe Aveleira" reservou o aviao para uma semana, os primeiros seis dias para a campanha e o ultimo para se por andar quando vir o resultado...


De Graduado a 23 de Setembro de 2013 às 13:46
Pois, a melhor forma de proceder a concurso é por Graduação dos candidatos. Toda a gente conhece assim, a posição na lista de todos os candidatos.
Ao menos assim não pode a cobra da casa do povo dar instruções ao júri.
Até que enfim a pouca-vergonha vai sendo arredada. Não tenho que ouvir colegas de fora dizer que nunca mais vão concorrer à Câmara de C. Daire.


De Anónimo a 24 de Setembro de 2013 às 11:39
Se era o critério mais justo, que eu duvido, porque é que no primeiro concurso colocaram os outros critérios?
Ou é incompetência ou depois de ordenarem os candidatos com todos os critérios do 1.º concurso verificaram que as "cunhas" não tinham qualquer hipótese.


De Hilário a 24 de Setembro de 2013 às 22:56
Ai duvidas? Como são ordenadas as listas de professores a nível nacional? É estranho anular um concurso? Quantos concursos foram anulados, de acordo com a página internet da Câmara?
Será para colocar as mulheres dos candidatos? Vou esperar para ver, pois se quem está atrás da minha, ficar primeiro eu reclamo! Porque isto de família pros lugares chegou estes 4 anos e ficou-lhes bem mal! Enfim, os cardíacos não deviam poder ser candidatos, senão nem se sabe quem tem o ataque, se ele se a mulher dele.


De selecionadas AEC a 22 de Setembro de 2013 às 23:39
É oficial, as mulheres dos candidatos do PSD e a número 3, a linda vereadora, irão ser as futuras professoras das AEC, no concurso que foi anulado e foi aberto novamente para que os resultados sejam divulgados depois de dia 29!

Tanta honestidade e transparência!


De Inveja a 22 de Setembro de 2013 às 22:06
És muito invejoso. AHAHAH 10 mil euros??? Não amigo, foi mesmo a custo zero. O Aveleira tem amigos em todo o lado. É um homem honesto, de palavra, trabalhador. E VAI GANHAR!!! FORÇA senhor Luís estamos consigo.


De a ver os avioes a 23 de Setembro de 2013 às 08:54
Na minha opiniao nao é uma questao de inveja mas sim de bom censo, relativamente ao abelheira honesto que fica adever a camara meses dinheiro que recebeu a mais dinheiro dos municipes, diz que faz mais com menos, so aqui com o aviºao se ve como seria governado o dinheiro dos castrenses com estravagancias, futuramente iria mandar fazer o aeroporto da para os tais amigos dos avioes aterrarem e depois querem fazer passar as pessoas por ignorantes.................


Comentar post

contador de visitas
online

.Calendário

.Posts Editados

. G.A.P.

. TOMADA DE POSSE

. O POVO DECIDIU. DEMOCRACI...

. ELEIÇÕES AUTARQUICAS 2017...

. FIM DA DITADURA

. SONDAGENS (RESULTADOS)

. TEMOS PENA

. CEGUEIRA

. SONDAGENS

. LISTAS DE CANDIDATOS

.Arquivo

.Farmácias de Serviço

blogs SAPO

.subscrever feeds

.mais sobre mim