Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

4 ESQUINAS

BLOG ONDE SE PODE E DEVE FALAR DE TUDO (SOBRETUDO O INTERESSANTE)



Sábado, 30.06.12

A INAUGURAÇÃO...

Na primeira semana do mês de Junho, reparei num folheto colocado na porta de um café próximo das minhas esquinas. Curioso, foquei-o e comecei a ler. Fiquei então a saber que no dia 24 de Junho o Senhor Presidente da Republica Portuguesa estaria em Castro Daire para inaugurar o parque urbano. Como no referido folheto o Presidente da Câmara de Castro Daire convidava todos os Castrenses, no dia marcado, peguei no meu carro, estava calor e não me apeteceu ir a pé até lá em cima, e rumei para o local. Bem arrependido fiquei, pela gasolina que gastei, pois não sabia que iria haver autocarros á borla para transportar as pessoas. Alguns só trouxeram para a festa 3 pessoas, mas não interessa, existe muito dinheiro nos cofres camarários para gastar dessa forma o erário público.

Carro estacionado, dirigi-me para o espaço a inaugurar e reparei ainda com alguma azáfama de última hora, própria de inaugurações, muitos funcionários camarários, uns de fato de trabalho e outros engravatados, não acredito que para trabalhar. Mas ficavam bonitos, assim como algumas funcionárias, que pelo “fardamento”usado mais pareciam assistentes de bordo de uma qualquer companhia aérea.

Mas vamos á festa. Depois de terem desfilado um ou dois ranchos folclóricos, chegou finalmente o Presidente da Republica, sendo recebido entre aplausos, poucos e a pedido do Presidente da Câmara, e assobios, muitos.

Seguiram-se os cumprimentos da praxe, o toque do Hino Nacional pela banda de música dos Bombeiros Voluntários de Castro Daire, a cantoria dos meninos e a subida ao palanque para os discursos da ordem. Desses, nem vou falar, pois um disse nada e o outro nada disse.

Acabados os discursos, eis a ordem mais esperada, podem ir lanchar. Como pessoa educada que sou, desloquei-me para as mesas e quando lá cheguei, garanto-vos que não estava longe, qualquer coisa para dar ao dente, já era. Foi-se tudo num instante. Sempre bebi uma água a escaldar, mas deu para matar a sede.

E pronto, assim terminou a mais aguardada e anunciada inauguração de todos os tempos, mais uns assobios e apupos e lá partiu o Professor Doutor Cavaco Silva, com as chaves do Concelho no bolso, para quando regressar a Castro Daire poder abrir as portas que para ele, segundo o Presidente da Câmara estarão sempre abertas. Então para que é que o homem necessita das chaves? Para fazer peso no bolso? Não havia necessidade.

Ladeira abaixo, dirigi-me para o local de estacionamento do meu carro, não sem antes ter parado durante o trajecto, para falar com um velho conhecido jornalista que estava destacado a cobrir o evento.

Depois dos cumprimentos eis que ele me diz o seguinte: Sabes uma coisa, esta inauguração fez-me lembrar as inaugurações ocorridas antes do 25 de Abril de 1974. Havia ranchos, criancinhas, velhinhos, bandas de música e discursos de dar sono. Só faltavam mesmo os bufos da PIDE e a polícia para prender os contestatários.

Ri-me, e respondi-lhe: Tens toda a razão, só estás errado quantos aos bufos e policias, porque os bufos abundavam por aí e os policias não prenderam os contestatários porque o 25 de Abril já foi á 38 anos, mas que a maioria deles ficaram marcados para serem “presos” na próxima oportunidade, disso não tenhas a mínima duvida.

È verdade, tens razão! Infelizmente pela minha breve passagem por Castro Daire deu para perceber que isso acontece cada vez mais por cá. Fez-me lembrar o velhote de Santa Comba Dão, quando dizia que quem não estivesse com ele estava contra ele!              

Zé da Esquina

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Zé da Esquina às 00:28


19 comentários

De Anónimo a 30.06.2012 às 20:28

Não foi só a banda dos bombeiros que tocou o hino, também tocou a banda de mões .
Só que o convite tinha sido feito à banda de Mões , mas como agora se antevê um casamento entre câmara e bombeiros, a banda dos bombeiros foi chamada a tocar o Hino e foi dito à banda de mões que eles apenas estariam para marcar presença, após os elementos da banda de Mões se mostrarem muito indignados com a decisão, lá decidiram deixa-la tocar em conjunto com a de Castro Daire

De Curto e Grosso a 01.07.2012 às 13:08

Bandas de 1ª e Bandas de 2ª?
Estamos todos no mesmo concelho?
O hino é o mesmo para toda a gente?
HAJA JUÍZO!

De Batuta a 09.07.2012 às 13:06

O Maestro da Banda de Mões, ficou triste por não ser chamado, mas a culpa foi dele!!! eu vem vi! Ele estava a segurar e acariciar um saxofone da banda de Mões! É um distraído!!!
Normal, já não é a primeira vez que isso acontece, mas essa incontornavel atenção está para terminar! Ele já anda com medo da mangueira do bombeiro de Farejinhas!
Viva a Banda de Castro Daire!

De seguro a 16.07.2012 às 19:53

atão foi por isso que fez as malas!!! Deixa-o IR!
Dó, Ré, Mi...

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Junho 2012

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Posts mais comentados