Quinta-feira, 16 de Julho de 2009

O APARECIMENTO DAS ERVAS DANINHAS (ESPLANADAS)

Nos últimos tempos, em Castro Daire, um fenómeno deveres intrigante está a acontecer!

Estou a falar do aparecimento de esplanadas em cima dos passeios e até nos lugares destinados ao estacionamento de veículos automóveis. A este fenómeno dou o nome de”o aparecimento das ervas daninhas”, pois, as esplanadas aparecem, crescem e multiplicam-se nos mesmos locais que as citadas ervas.

Já não bastava, abundaram pela vila, em cima dos passeios e nos lugares de estacionamento, as caixas com frutas, as máquinas para a construção civil, os expositores de flores, os expositores e armazenadores de garrafas de gás, como agora apareceram, muito mais rapidamente que o verão que teima em não chegar, as mesas, as cadeiras e os guarda- sóis! Chegamos ao cúmulo de até no jardim ser montada uma esplanada, com cadeiras, guarda-sóis e barraca adjacente. Logo aí? no nosso jardim?Por este andar, mais dia, menos dia, ainda se lembram de o cobrir e transformar a sua cobertura numa esplanada gigante.

Sei perfeitamente que estamos em época eleitoral, mas nada, nem mesmo a caça ao voto, justifica a anarquia que se está a passar em Castro Daire no que a esplanadas diz respeito. Será que não existem regulamentos para cumprir? Ou será que há medo e/ou falta de vontade politica para o fazer cumprir? Já não bastava de 15 em 15 dias existir uma feira numa das ruas mais movimentada?refeiro-me ao transito na avenida 25 de Abril.

Ou eu muito me engano, ou qualquer dia, depois de mandarem cobrir o jardim e aí colocarem uma esplanada, ainda vão mandar aumentar o lago/tanque e fazer dele uma piscina, com escorrega e tudo e transformar a cabine telefónica em barraca para a venda de gelados.

Provalvelmente, digo eu, algumas das esplanadas existentes até pagam taxas e licenças. E nós? transeuntes, não pagamos, também, os nossos impostos para podermos passar livremente e com espaço pelos passeios que a nós são destinados? Não pagamos nós impostos que cheguem para podermos passear livremente pelo jardim municipal sem ser necessário fazer gincana entre mesas e cadeiras?

Não terão os deficientes motores, que se deslocam em cadeira de rodas, o direito de passar e circularem nos passeios sem terem que andar a pedir “ó senhor faça o favor tire-me daí essa cadeira para eu passar.

Fiscalização e isenção são precisas para estes e outros casos! Não se pode beneficiar uns prejudicando o bem-estar de outros!

Eu daqui da minha esquina continuarei atento e a denunciar estas e outras situações!

 

Zé da Esquina

 

publicado por Zé da Esquina às 14:45
link do post | comentar | favorito
|
14 comentários:
De um castrense desiludido a 12 de Agosto de 2009 às 15:42
Gente invejosa, gente que não merece as coisas boas que gente de bem faz pela terra. Até hoje não vi espectaculos melhores na minha vila que aqueles que a esplanada do jardim me proporcionou. se ela desapareceu por causa de gente como o senhor, então o meu voto ja não vai para PSD, uma câmara que se deixa levar por mas intençõs e não sabe bater o pé, não merece estar à frente da minha vila.

Se a inveja pagasse imposto a vila estaria mais rica e teria por certo mais passeios.

Tenho vergonha de ser castrense


De Ana Dinis a 12 de Agosto de 2009 às 15:35
Caro Sr. José da Esquina,

Antes de mais, permita que me identifique, dando pelo menos um nome a um comentário que faço quetão de tornar público.

Chamo-me Ana Dinis.

É frequente na altura da Primavera e do Verão deslocar-me a Castro Daire que, pela sua pacatez, é o local ideial para escapar do bulício da cidade.

Este ano, foi com grande espanto que me deparei com algo de novo, nessa maravilhosa, mas há muito parada no tempo, localidade.

O que no início aparanteva ser uma simples esplanada, era afinal um ESPAÇO CULTURAL, que, a meu ver, só trouxe vantagens à terra.

Sinto-me uma afortunada por aí ter passado um fim de semana em que, por um muito feliz acaso teve lugar um dos mais bonitos espectáculos a que Castro Daire terá porventura assistido.

Vi também, ninguém me contou, que havia um cuidado redobrado relativamente às crianças e à ocupação pedagógica e saudável dos seus tempos livres.

Diga-me, então, por favor, o que de tão mal tem essa esplanada?!

Não só não ocupa nenhum passeio, como ainda veio valorizar um jardim que de bonito não tem assim tanto, desculpe qe lhe diga...

Acresce que a questão da mobilidade não passa de uma falsa desculpa, reveladora de muito má vontade.. Por mais que uma vez, levei os meus avós, que são idosos e também eles têm algumas dificuldades de locomoção. Para eles, as cadeiras nunca foram obstáculo e viram naquele espaço não apenas a valorização da Vila, como também a possibilidade de um salutar convívio com as crianças que por ali andavam, que sempre vi felizes.

Foi com grande espanto que me deparei, no dia de ontem, terça feira, com o desaparecimento da esplanada. Espanto esse que deu lugar à revolta que me levou a pesquisar na internet para ver se, pelo menos alguma publicação regional referia o assunto.

Não foi alegria nenhuma encontrar o seu blog, permita-me que lhe diga.

É uma vergonha, em pleno século XXI, haver pessoas más e mesquinhas que permitem que a inveja e a maledicência se sobreponham à cultura e ao que de bom vai existindo.

A si, e aos que o seguem, digo que deviam ter vergonha.

Aos mentores do Projecto Vitamina D, os meus sinceros parabéns e um sentido bem hajam!

Castro Daire deixou de fazer grande sentido para mim. Com mentalidades tão mesquinhas e com tamanha aversão à cultura e ao progresso, creio que vou ponderar novos locais, para as escapadinhas de fim de semana.

Com os Melhores Cumprimentos,

Ana Dinis.


De Anónimo a 10 de Agosto de 2009 às 22:26
Sr Zé da Esquina pelos vistos já fecharam a esplanada do jardim, devido à polémica que se gerou!!!


De Toninho Cotexo a 6 de Agosto de 2009 às 21:29
se a dor de cotovelo pagasse imposto muito boa gente a esta hora estava completamente liso... deixem as pessoas ganhar o seu... pagam os seus impostos, pagam a sua cota a camara para poder ter as esplanadas. so vai lá quem quer, a camara é que devia nao deixar colocar as esplanadas nos passeios... mas isso já é problema da camara.... ninguem obriga ninguem, por isso se não gostam ignorem...


De anonimo a 21 de Julho de 2009 às 18:38
Antes de mais parabéns ao blog pelos temas abordados. Nada tenho contra as esplanadas, até porque são locais aprazíveis para se conviver, especialmente agora no Verão. Estou completamente de acordo com o administrador do blog na sua abordagem em relação ás esplanadas. Pois em Castro Daire a maior parte da existência destas não tem condições, pois são instaladas nos passeios e parques de estacionamentos, e eu como tenho um familiar portador de deficiência motora em que tem necessidade de se deslocar de cadeira de rodas em que por vezes tem que saír do passeio por este estar ocupado com uma esplanada, e como qualquer pessoa sabe não há rampas no passeio todo!!!! O aparecimento de tantas esplanadas, na minha opinião, não se deve ao bem estar das pessoas, mas sim à nova legislação anti-tabaco , antes que pensem coisas, digo-vos já que pertenço à classe dos fumadores. Sendo assim os donos desses estabelecimentos viram uma rentabilidade para seus estabelecimentos pondo mesas em passeios e parques de estacionamentos, não foi a pensar no cliente, como querem fazer crer... Sou a favor das esplanadas mas é preciso condições para as ter, quando se tornam abusivas, impedindo a circulação das pessoas nos passeios e ocupando parques de estacionamento, não concordo! Não pensem que também reclamo por causa do estacionamento do meu carro, a vila é pequena não necessito de andar de carro.


De PATRIOTA XXI a 20 de Julho de 2009 às 21:41
Concordo plenamente com o "Zé da Esquina", e mais as ditas esplanadas só são autorizadas pelos nossos autarcas, as que são dos "afilhados " deles porque há por aí quem queira esplanadas e ainda não as autorizaram, mas como é ano de eleições se calhar até vão autorizar.
Aquele abraço "Zé da Esquina".


De Anónimo a 17 de Julho de 2009 às 22:30
Eu não percebo qual é o mal de haver uma esplanada no nosso jardim!!!!
Mais acho muito desagradável que um jardim como o da nossa terra não tenha um esplanada durante tudo ano, bastava para isso a camara criar um espaço concessionado. O que atrair mais gente para o nosso centro historico nao só durante o dia mas tambem a noite.

Mas também acho que o nosso Calvário também devia ter uma agradável esplanada com um fantástico miradouro sobre a nossa LINDA VILA!!!!!!!

Tenho dito :.:.:


De Sava a 17 de Julho de 2009 às 22:17
Eu não percebo qual é o mal de haver uma esplanada no nosso jardim!!!!
Mais acho muito desagradável que um jardim como o da nossa terra não tenha um esplanada durante tudo ano, bastava para isso a câmara criar um espaço concessionado. O que atrair mais gente para o nosso centro histórico não só durante o dia mas também a noite.

Mas também acho que o nosso Calvário também devia ter uma agradável esplanada com um fantástico miradouro sobre a nossa LINDA VILA!!!!!!!

Tenho dito :.:.:


De corsario a 17 de Julho de 2009 às 20:32
Estou plenamente de acordo com o autor do blog.
Qualquer dia temos que pedir po favor para nos deixarem passar pelos passeios .Posso lhe dizer que por este paìs onde ando nâo se vê nada disso.
Cada coisa no seu lugar.


De sat6305 a 28 de Agosto de 2009 às 02:10
A sua opinião não conta, porque para mim só quem é competente poderá ser digno de condenar algo. O sr. se até a data não conseguir ter uma esplanada, nao venha agora criticar quem a tem (ou teve). Lembre-se, um dia no futuro vai ter a sua esplanada e concretizar o seu sonho... depois ca estaremos para o criticar tambem...


De Anónimo a 17 de Julho de 2009 às 14:44
Uma coisa é certa a um certo abuso na instalação de esplanadas na nossa vila e vou dar um simples exemplo já reparam na esplanada da Pizzaria do ARADO aquilo é um pouca vergonha é um espetaculo degradante uma autentica sociedade do POKER!!!



Comentar post

contador de visitas
online

.Calendário

.Posts Editados

. G.A.P.

. TOMADA DE POSSE

. O POVO DECIDIU. DEMOCRACI...

. ELEIÇÕES AUTARQUICAS 2017...

. FIM DA DITADURA

. SONDAGENS (RESULTADOS)

. TEMOS PENA

. CEGUEIRA

. SONDAGENS

. LISTAS DE CANDIDATOS

.Arquivo

.Farmácias de Serviço

blogs SAPO

.subscrever feeds

.mais sobre mim