Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

4 ESQUINAS

BLOG ONDE SE PODE E DEVE FALAR DE TUDO (SOBRETUDO O INTERESSANTE)



Sábado, 04.09.10

POLITIQUICES...

No passado dia 28 de Agosto, foram inaugurados 4 caminhos agrícolas, 2 na Freguesia de Reriz e 2 na Freguesia de Ribolhos, cuja cerimónia teve a presença do Sr. Governador Civil de Viseu, Dr. Miguel Ginestal, do Presidente da Câmara Municipal, Sr. Fernando Carneiro, dos Vereadores do P.S.D. (Eng.ª Eulália Teixeira, Dr.José Manuel Ferreira e Dr. Paulo Almeida) e ainda dos Vereadores do P.S. (Sr. Luis Lemos e Dr. Rui Braguês), estes ocupando actualmente funções a tempo inteiro. Estiveram também presentes alguns Presidentes de Junta, o Presidente da Assembleia Municipal e membros das Assembleias de Freguesia de Reriz e Ribolhos.

Isto foi, e muito bem, noticia nos órgãos de comunicação locais e regionais.

O que não está correcto é o aproveitamento político feito à volta das referidas inaugurações, quer pelo actual executivo, quer por um Ex. Vereador a tempo inteiro do anterior executivo e actual Vereador sem pelouros atribuídos, senão veja:

Num blogue pertencente a um actual Vereador da oposição e ex. Vereador a tempo inteiro do anterior executivo pode-se ler o seguinte:

“As candidaturas foram aprovadas em tempo recorde e a Câmara de então, presidida pela Eng.ª Eulália deu o aval ao restante financiamento, sem o qual estes caminhos não poderiam ter sido feitos, e ofereceu apoio técnico para a realização dos concursos.
A história destes caminhos foi só esta: a candidatura foi feita, a Câmara de então apoiou e deu o apoio necessário, tanto técnico como financeiro. Digamos que a atual câmara pouco ou nada teve a ver com estes caminhos”.

Enquanto na página electrónica do Município de Castro Daire, lê-se o seguinte, sobre estas inaugurações:

Com grande festa e alegria foram inaugurados, no último dia 28 de Agosto, os caminhos rurais das Freguesias de Reriz e Ribolhos. O grande obreiro da concretização destas obras foi o Vereador do Partido Socialista (na altura) Fernando Carneiro, que alertou todos os Presidentes das Juntas de Freguesia do Partido Socialista do aviso de abertura das candidaturas”.

É isto a politica Castrense, uma politica de “trazer por casa”, sem objectivos definidos em que cada um tenta “puxar a brasa á sua sardinha”, querendo ficar com os louros.

Tanto o executivo anterior, como o actual, fora eleito pelos eleitores do Concelho de Castro Daire, logo, com obrigações de trabalharem para o desenvolvimento do Concelho, contribuindo para o engrandecer sem olharem a cores partidárias ou a querelas pessoais.

As obras foram executadas e isso é que interessa! Se o foram por A ou B, isso pouco conta para a felicidade dos Castrenses, os quais não querem nem interessa saber se foi o Actual ou o anterior, ou seja se foi o P.S. ou o P.S.D.

É por isto que cada vez mais a classe política Portuguesa está desacreditada e acusada de só olharem para o próprio umbigo.

Se os políticos, em geral, se preocupassem mais com a obra que têm obrigação de realizar e menos com a sua imagem pessoal, o Concelho não estaria, como está, na cauda da tabela em relação ao desenvolvimento.

Convém não esquecer que os políticos forem eleitos para servir o Concelho e não para o usarem aparecendo em inaugurações e discutindo a quem deve ser atribuído o louro.

Eu cá continuarei, na minha esquina, preocupado, cada vez mais, com o, cada vez menos, desenvolvimento do Concelho não me preocupando quem fez a obra ou quem a deverá inaugurar, mas sim com a falta de obras para inaugurar.

 

Zé da Esquina

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Zé da Esquina às 16:46


17 comentários

De Avé CDR a 07.09.2010 às 11:17

Caro(a) Zé:
Independentemente da (desnecessária) polémica de saber a quem se deve tal obra – se ao anterior executivo, se ao actual Presidente de Câmara – e sendo certo que ambos terão tido o seu papel, por força das responsabilidades que todos eles, voluntariamente, assumiram, esta questão permite, desde logo, verificar a falta de ética dos actores políticos.

Por um lado, a chamada de atenção, por parte do PSD, para o facto de tal obra se ter iniciado, no anterior mandato autárquico é uma tentativa de fazer esquecer que a maioria dos problemas se manteve sem solução e que de inovação pouco (ou nada) se viu, nos últimos quatro anos de governação , daquele partido da edilidade. Mas foi por isso que o povo os brindou com uma merecida derrota!!!

Mas, por outro lado, fica-se a saber que o Executivo Municipal tem vereadores a tempo inteiro a mais. Isto porque se o Presidente tem a necessidade de chamar a si, constante e permanentemente, a autoria, execução e poderes da edilidade [não se cansando de dizer que quem manda é ele], somente revela desconfiança quanto às competências e qualidades dos demais vereadores, consigo eleitos (?). Logo estes estão a mais!
[Se assim não for, então temos que concluir que a equipa é fraca, seja porque não tem líder, seja porque quem preside não tem qualidades de líder, o que ainda será mais nefasto para o Concelho]
Mas também parece que, para quem, enquanto Vereador sem pelouro, reclamava do facto de o Executivo anterior lhe anular a intervenção política, por o afastar do processo de tomada de decisões, o Sr. Presidente revela, agora, que afinal detinha uma grande influência, nas mesmas.
Finalmente, como é que o Sr. Presidente da Câmara, permite que um meio de informação do Município o qualifique, não como líder, mas como mero executor? É que ser obreiro é executar e não pensar, ordenar e coordenar.
Será que tais subtilezas de conceitos não é algo que preocupe a quem tenta obter a vã glória de ser elogiado [por prudência não afirmo auto-elogiado, porque não posso, nem quero crer, que o texto do site da Câmara Municipal, seja da autoria do próprio Presidente.]?

Tudo isto seria ridículo, se não revelasse por parte dos actores politiqueiros de Castro Daire, falhas no seu modo de encarar o seu dever ser, enquanto políticos: falta de humildade democrática e de seriedade política.
Um abraço.

De Anónimo a 09.09.2010 às 11:14

Neste comentário, o Avé tem razão quando diz que os caminhos agora inaugurados foram iniciados no mandato anterior, mas esqueceu-se de dizer que também foram acabados e da responsabilidade dos executivos das juntas respectivos, a Câmara apenas pagou uma pequena percentagem.
O Vereador (à data) Fernando Carneiro como vem transcrito no site da Câmara soube,à sucapa, através do agora Governador Civil da abertura dos concursos e apenas os divulgou aos Presidentes de Junta do PS. Nessa altura o Vereador Fernando Carneiro era apenas Vereador do Partido Socialista ou Vereador Municipal? Porque o não divulgou aos outros Presidentes de Junta? Porque não foi aprovado um projecto de uma Junta PSD? A política deveria ser séria, porque se o executivo anterior, de maioria PSD, não tivesse comparticipado os caminhos para as Juntas PS, esses caminhos não eram realizados. São tratamentos e tratamentos.

De Avé CDR a 10.09.2010 às 10:56

Caro(a) Anónimo(o)
Salvo o devido respeito, eu não me esqueci de dizer quando foram concluidas as obras.
Tenham ou não acabado no mandato anterior, tenham ou não sido comparticipadas por este ou pelo anterior executivo tais assuntos são, no meu entender, irrelevantes.
Isto porque, em bom rigor, foram sempre pagos com o dinheiro dos nossos impostos (ou seja, por nós) e desencadeados por quem se auto-propôs a zelar pela comodidade e qualidade de vida das povoações (ou seja, por quem não tem legitimidade para glorificar á sua propria imagem pelo cumprimento de um dever - o de melhorar as condiçoes de vida das povoações que representa - que lhe cabe, pelo mero facto de ter sido eleito pelo povo).
O que pretendo, com a minha opinião e critica é tão só alertar para o facto de, desde sempre, não percebermos que quem é eleito, não é mais que um nosso representante e certamente não pode vangloriar-se com o cumprimento das sua funções.
Façam os eleitos algo de extraordinário e a minha opinião certamente mudará, enquanto apenas cumprirem o que é normal nas suas funções é que não.

Sobre as restantes questões e opiniões permita-me que não me pronuncie, embora as respeite.

Um abraço.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Setembro 2010

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930

Posts mais comentados