Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

4 ESQUINAS

BLOG ONDE SE PODE E DEVE FALAR DE TUDO (SOBRETUDO O INTERESSANTE)



Sábado, 12.06.10

CÂMARA vs GOVERNO - Quem vai decidir ?

Na página electrónica do Município de Castro Daire, em http://www.cm-castrodaire.pt/, o Senhor Presidente da Câmara, sobre o encerramento das escolas do 1º Ciclo pertencentes ao município, vem esclarecer o seguinte:

“É minha intenção manter abertas todas as escolas em funcionamento para o próximo ano lectivo de 2010/2011,e não medirei esforços nesse sentido.

Esta posição justifica-se pelo facto de estarmos em processo de análise das candidaturas para a construção de 4 Centros Escolares contemplados pela nossa carta educativa, os quais prevemos ter em funcionamento no ano lectivo 2011/2012.

Face a esta realidade, a reestruturação da nova rede escolar do Município de Castro Daire será realizada nessa altura, não fazendo sentido operar uma reestruturação por um período de apenas um ano lectivo quando se prevê a abertura dos Centros Escolares para 2011/2012.

Refiro ainda que esta minha posição já foi exposta e defendida junta da Directora da Direcção regional da Educação do centro”.

Por um lado convém salientar que, embora seja convicção do senhor Presidente, dificilmente os Centros Escolares estarão prontos a receber alunos em Setembro de 2011.

Ainda a referir que, segundo as vozes que se vão fazendo ouvir, muito presumivelmente dos quatro Centros Escolares previstos só um deles será realidade.

Diga-se em abono da verdade, que construir um Centro escolar no Carvalhal, só se poderá compreender por motivos políticos, pois nada justifica tal investimento, sabendo-se que Carvalhal dista de Castro Daire e de Mões cerca de dez quilómetros. Justificar-se-ía muito mais, a sua abertura, numa das freguesias do norte do Concelho.

Fala-se também na criação de mega agrupamentos escolares, o que no fundo vem contrariar a ideia defendida pelo executivo e ao mesmo tempo dar razão às ditas vozes, pois a ser assim para quê os Centros Escolares?

O que importa salientar é que cumprindo-se a ordem do Ministério da Educação de encerrar as Escolas com menos de 21 alunos, no Concelho de Castro Daire, poucas ficarão com as portas abertas.

Aguardaremos para ver estas e outras situações as quais, cada vez mais, o Governo da Nação diz uma coisa hoje e outra amanhã, mas são medidas típicas do poder central que em situações como a saúde e a educação, está mais que evidente, que não conhece a realidade do País, neste caso concreto, o Concelho de Castro Daire.

Eu, cá ficarei, na minha esquina, atento ao que se irá passar no Município, mas muito céptico em relação á construção dos tais Centros Escolares e de outras promessas feitas em campanha eleitoral.

 

Zé da Esquina

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Zé da Esquina às 20:35


21 comentários

De Desgraçado a 26.06.2010 às 00:01

Bota mais um tinto para curar a ressaca ao Avé.
A imbecilidade leva-nos a dizer as asneiras que nos vem à cabeça. A carta educativa não existe. A filosofia politica de 2003 já não existe. Por consequência a carta também não. A carta previa três agrupamentos. Já saiu no DR a fusão de três em um. Nada resiste à crise económica. O ensino em Castro Daire com três agrupamentos, para além de despesista, era ingovernável, dada a falta de qualidade dos intervenientes.

De Avé CDR a 26.06.2010 às 09:53

Estranhas palavras as deste Desgraçado.
Primeiro há falta de melhor surge o insulto, uma desgraça!!!

Depois esqueceu-se que o meu comentário apenas utiliza a palavras do proprio Municipio.
Será pois mentira o que hoje ainda é veiculado no site do município de Castro Daire? sim porque as referencias minhas a 2003, mais nao são que copy paste do que ali é dito em relação á Carta Educativa.
Será pois mentira que o Sr. Presidente ainda fala em 4 centros escolares?
Será a actual qualidade dos intevenientes (seja a que titulo for) melhor que no passado se nos ocuparmos de só um agrupamento?
Tem razão, bota mais um tinto, para ver se se continua a adormecer o desgraçado do castrense...
É a vida, como dizia o outro...

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Junho 2010

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930

Posts mais comentados