Sábado, 20 de Fevereiro de 2010

UM POVO SEM MEMÓRIA É UM POVO SEM HISTÓRIA !!!

 

Realizaram-se ontem, com toda a pompa e circunstância, as comemorações do dia do autarca.

A organização esteve a cargo da autarquia Castrense e diga-se digna de ser louvada, pois recordar aqueles que nos antecederam e que ao defenderem a causa pública contribuíram para, de alguma forma, engrandecer o Concelho de Castro Daire, a politica local e nacional, é sempre uma nobre iniciativa.

Concorde-se ou não com os nomes a quem foram prestadas homenagens, é sempre bom reconhecer mérito àqueles, que de forma desinteressada defenderam o bom nome do Concelho, independentemente das suas cores ou ideologias políticas.

Se me é permitido, sem querer individualizar nenhuma das figuras homenageadas, sou da opinião que a homenagem prestada ao ex-presidente da Câmara e já falecido Senhor João Matias deveria ter ido muito mais além que uma romagem á sua última morada (cemitério de Lamelas) e a celebração de uma missa.

O seu nome enquanto autarca e Castrense merecia ser perpetuado numa rua, numa avenida, numa praça ou mesmo num edifício público.

Porque não “baptizar” com o seu nome o Centro Municipal de Cultura? Esta, foi talvez, a obra mais emblemática construída durante a sua permanência na cadeira da presidência do município castrense. Fica a sugestão para os actuais ou futuros autarcas.

É verdade que haverá sempre cidadãos a questionar as obras que alguns dos homenageados fizeram, ou não, em prol do Concelho.

Eu prefiro questionar o porquê de alguns ex. autarcas não terem tido direito a homenagem.

Refiro-me aqueles que nas primeiras eleições livres após o 25 de Abril de 1974 tomaram nos ombros o destino da autarquia Castrense e souberam com a sua inteligência e perspicácia desenvolve-la e engrandecê-la com estradas, caminhos, redes de água e saneamentos, etc., etc. Refiro-me concretamente aos Senhores Dr. César Santos e Inocêncio Cruz.

Termino este post com a mesma frase com que o iniciei.

Um povo sem memória é um povo sem história.

Zé da Esquina

publicado por Zé da Esquina às 23:32
link do post | comentar | favorito
|
28 comentários:
De MJ a 1 de Março de 2010 às 09:12
Zé, afinal, pelo que vem no jornal, os polidesportivos tinham financiamento assegurado. Eram tantos a denegrir o trabalho do anterior executivo, assegurando durante a campanha eleitoral que não, mas, como era notório para os não Zés do Povo, tudo não passava de mais uma investida da campanha r.... orquestrada e que, diga-se, obteve sucesso.
Aguardamos por novos financiamentos para outras obras, designadamente a tal loja do cidadão de 2ª geração, porque até agora parece é que a mesma se transformou numa empresa familiar da 2ª geração.


De JEB a 1 de Março de 2010 às 23:25
Não era mentira que os poli desportivos não tinham financiamento. Informem-se antes de escreverem mentiras.


De abc a 2 de Março de 2010 às 19:50
E esses polidesportivos terão wc?


De NK a 2 de Março de 2010 às 01:48
Tinham financiamento assegurado... ou deveriam assegurar financiamento antes das obras começarem?! Ou iriam tirar dinheiro de algo futuro para pagar a dívida? E assim continuariam com dívidas... agora é fácil dizer que iriam encontrar dinheiro.
És apologista de comprar fiado? E depois dizer que asseguras o pagamento?


De Armando a 2 de Março de 2010 às 19:06
Nas reuniões da Associação de Municípios com sede em Tondela em meados de 2009, já constava esse projecto, " Rede de polidesportivos" para Castro Daire. O que lá não constava é que o vosso Município tratava de Reformas, nem constava que a Segurança social tratava de empregos ou promessas de ...


De Espectador a 2 de Março de 2010 às 20:36
ò esperto como poderiam ter financiamento se deixaram passar o prazo para se candidatarem ás verbas? quem vier de trás fecha a porta não é?????
Como fizeram aos Bombeiros de Castro Daire!!!!!


De Armando a 3 de Março de 2010 às 00:20
Vê-se mesmo que não percebem nada de contratualização. Pergunta aos outros Concelhos que fazem parte se não estão só agora a assinar os contratos, apesar de já terem apresentado o plano global das obras há vários meses.


De Espectador a 3 de Março de 2010 às 13:19
Pelo que entendi és perito em contratualização, e foi nos "outros concelhos" que te ensinaram que o que interessa é fazer, pagar fica em segundo plano, mas se estivesses à espera desse dinheiro para comer queria ver como te safavas.....
A tua sorte é que quando começa o mês, já tens o vencimento garantido não é????


De Armando a 3 de Março de 2010 às 20:31
Está enganado. Quando acaba o mês sei que receberei, embora não saiba quando. É que não trabalho para o estado, mas sim no privado. Até na minha empresa se nota a desorganização deste QREN. Nunca os privados, ( pelo menos ), viram nada assim , mas enfim o povo é sereno! Como os responsáveis estão muito longe do nosso distrito, nem vale a pena fazer barulho pois eles não ouviriam.


De Espectador a 3 de Março de 2010 às 22:51
Mesmo concordando com a desorganização do QREN , não posso concordar com o deixa andar e não se pode "medir tudo pela mesma rasa".... Castro Daire é Castro Daire e está tudo dito.


De Márcio a 7 de Março de 2010 às 20:41
Então o que aconteceu aos B.B. de C. Daire? E foi só a eles? Os de Fareginhas estão contentes ou não fazem barulho?. Pelo que ouví a elementos com responsabilidade de ambas as corporações quem estava no anterior executivo cumpriu. Agora se estes ainda andam a "procurar " nas pastas...


De Anónimo a 6 de Março de 2010 às 02:42
Pelo que se ouve na Câmara, afinal os famosos poli desportivos para terem financiamento assegurado têm de ser feitos de novo... e isso, a ser verdade, revela mesmo uma a incompetência sem limites dos anteriores responsáveis. Ou será que é mentira? Aguardemos. Não deitemos os foguetes todos de uma vez.


De Anónimo a 28 de Fevereiro de 2010 às 11:39
Então e as Termas nunca mais abrem?
Já não deveriam ter atraído ao nosso concelho muitos turistas?
Nos anos anteriores eu já lá tinha ido fazer os meus tratamentos, como nunca mais abrem fui fazê-los para Alcafache!
É o resultado da inércia deste executivo...


De Revoltado a 27 de Fevereiro de 2010 às 22:05
Já não é do tempo do Dr. Cesar Santos a existencia das lojas "Chines" em Castro Daire, mas lá compram-se oculos baratos e concerteza com menos visão sobre os euros/escudos... Não são precisos oculos, quando os factos são publicos, o mesmo esteve preso e a propria reforma encontra-se/encontrou-se penhorada, quem com ele esteve nestes dolorosos anos anteriores pode comprovar até pela falta de valores para a compra do verniz e até mesmo da tinta pro cabelo, que não lhe deixava de dar um charme.
Actualmente tudo se encontra como dantes, pelo menos aparenta "As aparencias eludem", ou melhor, já se nota algumas melhorias financeiras(vindo elas donde venham!) pela sua pele bem tratada ah,ah,ah, as rugas estão «bem» disfarçadas.


De Anónimo a 24 de Fevereiro de 2010 às 22:28
E a nova irmandade anunciada na festa municipal?
Irá para a frente?


De Anónimo a 24 de Fevereiro de 2010 às 09:37
No dia 27 de Fevereiro, no auditório do Centro Municipal da Cultura, vai decorrer um espectáculo, cujo nome se aplica de uma forma exemplar ao actual executivo camarário, de seu nome "PINÓQUIO".


De comentarios tristes... a 24 de Fevereiro de 2010 às 19:33
estou para ver se no fim do mandato do executivo ainda vais dizer isso... es um triste...


De Espectador a 24 de Fevereiro de 2010 às 21:19
Para bem de todos esperemos que ele engula o que disse.


De Anónimo a 25 de Fevereiro de 2010 às 20:51
Eu até achei graça!!! Se bem que rir com o que este executivo faz é humor negro. Mas acho curioso como o presidente se autoproclamou rei e como se desloca com a sua corte e como a descendência passou a ser nobre (E ninguém diz nada)! Mas cuidado El-rei com os lordes Macbeth que possam aparecer principalmente com os de bigode aparado!


De Anónimo a 23 de Fevereiro de 2010 às 11:48
Atenção: não há já uma rua Inocêncio Santos Cruz em Castro Daire? Tou certo ou tou errado?! Grrrr ...
Refilão


De Anónimo a 24 de Fevereiro de 2010 às 01:18
À malta a enviar mensagens que nem deve conhecer Castro Daire.
Mas sabem ser sempre pessimistas e nada está bem para eles...


De Anónimo a 22 de Fevereiro de 2010 às 14:04
Que enorme banalidade, homenagear autarcas e colocar em pé de igualdade todos os nomes que foram homenageados só pode ter tido um objectivo: retirar todo o valor à homenagem do ex presidente da Câmara.
Que trabalho autárquico fizeram dois dos homeageados? Bateram as palmas ao agora presidente?
Eu teria vergonha de participar em tais festividades socialistas pagas com o dinheiro público.


De Cobrador de Promessas a 21 de Fevereiro de 2010 às 19:22
Tenham pudor e vergonha na cara. Quando numa Assembleia Municipal extraordinária com o objectivo de celebrar o Dia do Autarca, o secretário de Estado da Administração Local, José Junqueiro, se queixa de o 1.º Ministro estar a sofrer ataques de carácter por parte dos Jornais, não se deve estar a lembrar como é que o actual executivo atacou também nos Jornais o anterior executivo. Mas eu recordo-vos.
Quando afirma "Nos jornais, o combate é, por vezes, desleal. Não há o exercício do contraditório e muitas vezes utiliza-se, usa-se e abusa-se do nome das pessoas sem que tenham o direito de defesa", pode até ter razão, mas não o podia afirmar precisamente em Castro Daire, pois ele bem sabe como é que foi feita a Pré-Campanha eleitoral nos jornais neste concelho. Nessa altura, foram citadas afirmações graves contra altos responsáveis e até agora NADA. Quem proferiu essas declarações continua IMPUNE e as fontes do Sr. jornalista, porventura, já secaram. O Sr. Junqueiro, com estas palavras só deu razão a quem foi directamente atingido por essas notícias.
Sr. Fernando, um conselho de amigo, para a próxima ou convida outro orador ou então escreva-lhe você o discurso, pois, é caso para dizer: "com amigos desses quem é que precisa de inimigos...".


De Piu, Piu a 21 de Fevereiro de 2010 às 16:47
Mestre Zé, esqueceu-se daquela parte em que um membro do Governo vai a terra alheia fazer a defesa desastrosa do Sr. 1º Min. e Companhía! Vir à celebração do dia do Autarca sem ter ligação aos principais homenageados , não conhecer o Concelho, e dizer balelas de união, francamente, ele devia era pedir desculpa por pisar solo castrense. Mas tá bem , o carneiro deve-lhe muito, deve ser o pai político dele, E COMO SÃO PARECIDOS!


De Aristides a 21 de Fevereiro de 2010 às 16:38
Concordo com a homenagem, no futuro, às duas pessoas que referiu. Não percebí o porquê das homenagens das outras forças partidárias. Cheira um bocado a pagamento de favor político, da casa do povo, etc. mas enfim...
Não ficou provado que o dr. César se servisse do cargo em benefício próprio. Ao contrário de artistas da SS! A homenagem a esses devia ser obrigá-los a dormir debaixo da ponte, pelo pão que sonegaram a quem a ele tinha direito.


Comentar post

contador de visitas
online

.Calendário

.Posts Editados

. O POVO DECIDIU. DEMOCRACI...

. ELEIÇÕES AUTARQUICAS 2017...

. FIM DA DITADURA

. SONDAGENS (RESULTADOS)

. TEMOS PENA

. CEGUEIRA

. SONDAGENS

. LISTAS DE CANDIDATOS

. CANDIDATOS

. AVANÇAMOS OU CONTINUAMOS ...

.Arquivo

.Farmácias de Serviço

blogs SAPO

.subscrever feeds

.mais sobre mim