Sábado, 2 de Janeiro de 2010

O PODER E A OPOSIÇÃO...

No passado dia 28 reuniu a Assembleia Municipal de Castro Daire.

Não havia necessidade de ter começado com toda aquela confusão de actas antigas para aqui e para acolá, mas enfim, como disse o Senhor Presidente da Câmara alguns membros daquela Assembleia ainda não deram conta que o partido reinante em Castro Daire durante muitos anos, teve o seu fim nas eleições de 11 de Outubro. Eles, aos poucos, vão-se habituando a ser oposição, assim espero! Ou será que não? Será que alguma vez irão aceitar a derrota?

Entre muitos outros assuntos, foi aprovado por unanimidade o orçamento para o ano de 2010 e o plano de actividades para o mesmo ano foi aprovado por maioria, tendo existido a abstenção de alguns deputados do PSD.

Até aqui tudo bem! O que não está nada bem são as situações que eu vou falar de seguida:

Diz o Senhor Presidente da Câmara, no seu discurso, que colocou de lado a construção do pavilhão multiusos para, talvez se poder, construir um novo Centro Educativo. Informou também que abandonou a ideia do anterior executivo de fazer uma parceria pública/privada para as Termas do Carvalhal. E admire-se, disse que no plano de actividades para 2010 cerca de 85% das obras ali colocadas seriam obras que não foram executadas pelo anterior executivo.

Mas a pérola das pérolas estava guardada para o fim. Disse o senhor Presidente da Câmara que as obras nas Termas do Carvalhal e a requalificação do Jardim Municipal, começariam lá para 2012 ou 2013. Sim Senhor, boa estratégica política! Assim já não vai haver necessidade de em tempo de campanha eleitoral prometer seja o que for.As promessas começam a aparecer com 4 anos de antecedência.

Senhor Presidente e senhores Vereadores, quem votou no Partido Socialista não votou a pensar nas obras que virão a ser executadas em 2012 ou 2013,votou porque acreditou nos Senhores e confiou nas vossas promessas,votou porque Castro Daire precisava de mudança,votou porque acreditou serem os candidatos do Partido Socialista capazes de a concretizar. Quer parecer que eram promessas vãs, daquelas que são transportadas pelo vento e com o mesmo se esfumam.

Ficou-se também a saber, na dita Assembleia, que a eleita Vereadora Elisabete Almeida, não tinha ficado no cargo para o qual fora eleita por não ter disponibilidade de o ocupar 7 dias por semana.Cheira-me a “esturro”, e pergunto: ocupando o cargo de Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara não terá por obrigação estar disponível 7 dias por semana? Ficamos desta maneira a saber, que a principal assessora do Presidente da Câmara, apenas está disponível 5 dias por semana e das 9 às 5 horas! Estranho!

PS: Façam um favor à malta e mandem levantar o muro do ringue ou do polidesportivo, ou lá como se chama aquela coisa que existe na quinta do Calvário porque a rapaziada quer dar uns pontapés na bola, para aquecer e com a dita coisa naquele estado não o podemos fazer. E já agora, de uma vez por todas, se existir coragem política, instaurem ou mandem instaurar um processo disciplinar ao “inteligente” funcionário autárquico que planeou, projectou e fiscalizou a referida obra. É mesmo “obra de mestre” ter-se projectado aquela construção.

Zé da Esquina

publicado por Zé da Esquina às 21:48
link do post | comentar | favorito
|
21 comentários:
De maria silva a 14 de Janeiro de 2010 às 22:43
lamento que o polidesportivo desportitivo esteja como está, mas gostava de saber se vai haver um responsável pelo sucedido, que de facto pague a factura da nova obra. E que não sejamos nos, contribuintes, a pagar a nova factura, é que já pagámos a da construção. Parece o caso dos passeios que contornam a vila, deveriam servir para as pessoas passearem, mas não, as pessoas vão a corta mato, tal não é a dimensão da vegetação que por ali cresce verdejante. Ou se calhar trata-se de um novo mimo para os castrenses- passear no meio do campo,mas pisando a calçada... nunca se sabe o que sai das mentes iluminadas que gastam( desperdiçam) os nossos dinheiros.Responsáveis por semelhante obra? não há...Quem já foi pedir responsabilidades pela obra? ninguém...é com esta tranquilidade toda que se vive em Castro Daire e em Portugal. Mas por que não me dediquei eu às obras públicas??? Santa vida me deixavam levar!!


De fernando a 10 de Janeiro de 2010 às 14:45
Não gosto muito de comentar
Pela simples razão,
Todos nós podemos enganar
Na nossa explicação.

Comentar desta maneira
Facil se tornou,
Disse-se aqui muita asneira
da sua regra que amou.

Também sou um descontente
Com regras prejudiciais,
Sou como a maioria da gente
Para nós só especiais.

Quero realmente dizer
Deixai os erros do passado,
Comentai castro Daire a crescer
E nem tudo que se fez e vai fazer é errado.

Mas quem não está habituado
Neste país neste concelho a pagar,
Dos políticos promessas e erros do passado
Sorriam daqui a quatro anos vamos nós mandar.
---------------------------------Fernando


De Manel a 4 de Janeiro de 2010 às 22:29
Certamente não estiveram na mesma assembleia que eu! O que eu vi foi uma acta com a data de 2002. <e parece que os computadores do GAP e dos politicos estavam mesmo limpinhos... não ouvi ninguém desmentir isso! Quanto ao orçamento e plano não podem estar assim tão maus poiis ninguem votou contra. Eu também não ouvi mdizer da boca do presidente que o pavilhão multiusos não se ia construir. Para terminar, e na esperança de ver este comentário publicado,´digo-vos para deixarem trabalhar o novo executivo, não queiram que se faça em dois meses o que não se fez em vários anos....


De Serafim a 4 de Janeiro de 2010 às 23:04
E o facto da data daquela acta estar errada é motivo para o Presidente ter direito a voto? Os seus antecessores, que eu me lembre nem abriam a boca na leitura da acta; " A César o que é de César e a Deus o que é de Deus".
Os computadores pelos vistos tinham lá o que era preciso ter! Ele disse o que lá faltava? Se calhar nada lá falta. Que trabalhe e não perca tempo com queixúme, isso é próprio de quem não sabe fazer mais nada.


De Simão a 4 de Janeiro de 2010 às 23:10
Deixar trabalhar, nós deixamos, mas estavas à espera de quê? Que depois do dia 3/11/2009, ficássemos cegos, surdos e mudos? Continuaremos como no passado a ter vista sobre eles e daquí a 4 anos teremos a mesma actuação com os que para lá forem, haviamos ser todos só desse lado, não?


De JM a 5 de Janeiro de 2010 às 09:26
Este deve ter produzido uma daquelas intervenções profundissimas por parte da maioria. Trazia a lição estudada, passara a noite sem dormir a pensar nas palavras a utilizar e nos raciocinios a encadear, mas, ao chegar ao púlpito, com as luzes focadas em si, esqueceu tudo e apenas teve capacidade para dizer: Obrigado PS pela victória, o PSD agora é oposição! Brilhante, sem dúvida.


De tito a 5 de Janeiro de 2010 às 22:07
Parabéns Manuel! É sempre bom haver pessoas crentes, falamos mais para a frente daqui a um ano talvez, depois vamos ver se a sua crença se mantêm, porque a cor essa vai-se manter de certeza.


De Anónimo a 7 de Janeiro de 2010 às 10:20
Com certeza não esteve na mesma assembleia que eu porque senão teria ouvido como eu ouvi a desmentirem sobre a limpeza de alguns computadores. Teria ouvido como eu ouvi a elogiarem tanto trabalho efectuado em dois meses. A maioria desse trabalho já tinha, há muito tempo, sido concluido pelo executivo anterior. Teria ouvido, como eu ouvi, baterem palmas a esses elogios. Voltaremos a falar não daqui a dois meses mas daqui a dois anos. Vou andar por aí!


De Avenida Social a 4 de Janeiro de 2010 às 21:45
Não se preocupe, Zé. Este executivo Socialista municipal não o vai decepcionar. Já comanda as decisões municipais, já comanda o Boletim Municipal, vai, certamente, passar a comandar outras coisas.
Também passaremos a estar mais ou menos atentos e a publicar algumas opiniões, nossas ou que nos cheguem, em http//:avenidasocial@blogspot.com


De Anónimo a 4 de Janeiro de 2010 às 17:22
Meus Caros.
Este é um dos problemas da democracia. Elege-se quem o povo quer, mas nem sempre se elege quem merece...
Lamentemos sim o decréscimo de massa crítica que o nosso concelho tem vindo a evidenciar nestes últimos anos, relevada no "estofo" dos políticos candidatos à presidência e vereação.
Quando até ao dia 10 de Outubro as opções desaguavam e desaguam na expressão "Venha o Diabo e escolha", para quê tanta exaltação??? É inexorável a falibilidade do voto pelo que preocupe-se a massa crítica em daqui a quatro anos fazer do voto, de facto, uma arma.


De Anónimo a 4 de Janeiro de 2010 às 10:31
Afinal a Câmara Municipal só segue os passos do PS Nacional, relativamente a "tachos, tachinhos e panelas", senão vejamos:
Ao contrário do que se vem a dizer há dinheiro para gastar com administradores. A avaliar pelas circunstâncias parece que estava tudo enganado. Se não vejamos: a Sub-região de Saúde de Viseu vai ser extinta para dar lugar a três, triplicando as despesas (imagine-se o que não será pelo país, uma vez que os critérios a aplicar serão os mesmos…). De acordo com proposta da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) os ‘Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) são os seguintes: Viseu, Lafões e Dão.
O núcleo de Viseu (cidade) incluirá os Centros de Saúde I, II e III; o de Lafões, as unidades de Aguiar da Beira, Castro Daire, Oliveira de Frades, S. Pedro do Sul, Sátão, Vila Nova de Paiva e Vouzela e no do Dão, fica Carregal do Sal, Mangualde, Mortágua, Nelas, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão e Tondela. Os utentes apenas sentirão os efeitos da mudança quando começarem a funcionar as acções de saúde comunitárias, direccionadas aos grupos desfavorecidos. Criados em Diário da República a 22 de Fevereiro do ano passado, os ACES são serviços públicos de saúde com autonomia administrativa.
A missão é a de garantir a prestação de cuidados de saúde primários à população de determinada área geográfica. José Carlos Almeida, que vem da Sub-região para liderar o Agrupamento de Viseu, disse que esta é ‘uma alteração para melhor, porque ficam áreas mais pequenas e, por isso, também mais próximas e mais funcionais’. José Craveiro assumirá a direcção executiva do ACES do Dão e Mercedes Figueiredo, a ACES de Lafões. Quer dizer, na prática, foram criados mais cargos (já há quem diga ‘tachos’). Quando tudo apregoa a crise esta forma de eliminar uma chefia para criar três será, no mínimo, ‘exemplar’…
Poucos se aventurariam a falar em crise com medidas desta natureza. Pelo menos para já. Os ACES que entrarão em funcionamento, proporcionarão mais 74 (…) nomeações de novos directores executivos.


De Cobrador de Promessas a 3 de Janeiro de 2010 às 21:59
Penso que temos o Presidente mais DEMAGÓGICO, para não dizer uma coisa bem pior, que passou neste Concelho, porque:
1º: Pela primeira vez, foram nomeados 3 pessoas para o GAP (uma delas ainda nem saiu no Diário da República) e com esta medida afirmou que iria poupar 200 000€, e depois nem mais uma palavra a explicar,
2º: "Aceitou" que a vereadora eleita (Srª Elisabete) renunciasse ao cargo para a qual foi eleita pelo POVO, afirmando ela que não tinha disponibilidade para o aceitar:
a) Se sabia que não tinha disponibilidade porque é que aceitou integrar as listas, enganando quem votou nela?
b) Não teve disponibilidade para Vereadora, mas já tem disponibilidade para Chefe de Gabinete do Presidente. Das duas uma, ou estas manobras já estavam combinadas previamente (que apesar de legítimo não é ético) ou os membros do GAP também só assumirão as tarefas administrativas (deixando para outros as tarefas políticas) das 9 às 17 horas, pois a Chefe de Gabinete não tem disponilidade para mais. Será este também o horário do executivo?
Sobre este ponto também nem uma palavra.
3º O Presidente afirmou que o executivo anterior abandonou a Câmara com várias pastas. Não referiu quem o fez, deixando no ar, simplesmente, um clima de suspeição (que é o que mais sabe fazer). Sobre este ponto não referiu nem mais uma palavra;
4º Afirmou que não tinha qualquer actas de reuniões anteriores. Contudo, essas mesmas actas estavam "de boa saúde" dentro das Instalações da Câmara e que afinal já as tinha visto. Mais uma vez, levantou suspeições infundadas. Sobre este ponto também o Presidente não deu mais uma palavra;
5º O Presidente já referiu várias vezes até à última Assembleia Municipal que o GAP anterior lhes deixou o GAP limpo. Nesta Assembleia ficou a saber-se que afinal não foi assim.
6º Nesta Assembleia ficou-se também a saber que afinal as obra mais emblemáticas só serão para daqui a vários anos.
7º Onde será o local da Loja do Cidadão de última Geração?
8º Onde estava o Vice-Presidente na Câmara no dia da Assemblia Municipal? Teve vergonha de acompanhar os seus colegas ou andava sozinho já a minar o terreno desses colegas?

Ficam aqui só alguns exemplos de PURA DEMAGOGIA e de FARSA política.


De Anónimo a 5 de Janeiro de 2010 às 00:04
Eu costumo ler o blog e não me meter em partidices , mas este comentário não pude deixar de responder.
1º Se são 3 pessoas no GAP e ele poupa 200000€, ainda bem mais mão de obra e mais barata. Daqui a 4 anos cá estamos para fazer as contas.
2º Tanto quanto sei a Sr. ª</a> Elisabete não foi a única a renunciar ao cargo para a qual foi eleita, penso que houve um Sr. do PSD que também renunciou mas ninguém comenta isso. Tanto quanto sei o GAP é um gabinete administrativo, políticos a> são os eleitos (ao contrario do que estava anteriormente, que se ouvia dizer que quem mandava não era a Presidente).
3º Se saíram com alguma coisa que não deviam quando chegar a auditoria que foi anunciada ficaremos a saber.
4º Penso que o que terá acontecido é que essas actas estavam em poder de certas pessoas que não deveriam ter esse tipo de documentação, logo ele não tinha conhecimento.
5º Deixou o GAP limpo não, deixaram os computadores do GAP limpos (sem informação), todos os processos e informações que poderiam estar nos computadores que são propriedade da Câmara foram apagados. Mas isso também se aplica aos computadores dos políticos a> .
6º Talvez será porque tal como ele disse (e esta parte já não deves ter ouvido porque se calhar não te interessou) que 85% do orçamento são obras que não foram terminadas pelo executivo anterior, logo não há verba para tudo, ou será que estás disposto a ser tu a pagar?
7º No folheto da campanha do PS leio Loja do Cidadão de 2ª Geração e não de Última Geração, mas deve ser disto que estás a falar, dá tempo ao tempo e logo se verá.
8º O Vice-Presidente estava no Edifício da Câmara, não é da obrigação dele estar presente na reunião da Assembleia Municipal. Alguém tinha que ficar a atender as pessoas que devem pensar que a Câmara é o BES.

Não pensem que eu estou a defender um partido ou a atacar outro, não apenas acho que ainda é muito cedo para se avaliar de que este executivo é capaz.

Como podes ver tudo tem explicação só não vê quem não quer ver. E parece que há muitos que não querem. Quanto a mim que não tenho nenhum partido é-me mais fácil de ajuizar, mas nem todos são assim, é pena.


De Cobrador de Promessas a 5 de Janeiro de 2010 às 08:26
Meu caro:
1º Se afirmou que iria poupar 200.000€, deveria explicar como, se não o fez, é porque simplesmente lançou este valor para o ar tentando "desculpar" a quantidade de membros colocados no GAP (Jobs for the Family);
2º Se isso aconteceu no PSD, tenha a coragem de dizer o nome, se não, não passa de suspeição, Os lugares do GAP são ocupados por NOMEAÇÕES POLÍTICAS do Presidente e não são lugares administrativos, a não ser que quando terminarem as suas comissões de serviço também já tenham tachos administrativos dentro da Câmara;
3º Não existes "se's", ou sairam ou não sairam. Se sáiram deverá dizer quem foi. Se afinal não sairam, simplesmente levantou suspeitas.
4º Estás errado. Pelos vistos, as actas estavam com quem de direito;
5º Estás errado. Tal como me foi dito, ficou provado na Assembleia Municipal, havia informações nos computadores;
6º Então onde está o poder de influência deste Executivo perante o Governo e perante o líder Distrital que já assumiu lugar de destaque no Governo?;
7º LOGO SE VERÁ? Será este o slogan assumido por este executivo para os próximos 4 anos?
8º O que significa aqui o BES? "Bamos Escolher Sociaisdemocratas"?.
Quanto aos últimos 2 parágrafos: Haaaaaaaa.



De Hermínio a 5 de Janeiro de 2010 às 11:11
Carregado de papéis, saía o actual Presidente de cada vez que ía à Câmara, mas isso não é para ver.
O homem do PSD que renunciou nem sequer tomou posse.
Se deixou o Plano com 85% de obras do Plano anterior, é porque quis deixar e concorda com elas.
Duvido que os que lá estavam levassem com eles algo que não lhes pertencia!


De Anónimo a 5 de Janeiro de 2010 às 12:37
Já agora, se não querem defender ninguém, antes de opinar, procura saber a verdade, já que estás, supostamente, a querer dar informações que não coincidem com as dadas na referida reunião pelo presidente!
Conciliem antes as informações.


De Fisga a 3 de Janeiro de 2010 às 21:03
Parece que ainda anda à procura de alguma coisa! Os melhores lugares politicos talvez já estejam preenchidos.
Terá ficado frustrado?
Os eleitos devem governar e os não eleitos devem fazer o que lhes cabe. Fiscalizar a acção de quem governa e dizer que discordam quando discordam. Será que as oposições devem alguma vassalagem a quem governa? E os que foram eleitos foram-no só para dizerem mal daqueles que os antecederam? É tipico do PS neste país!


De António a 3 de Janeiro de 2010 às 15:02
Permita-me lamentar o conteúdo do seu texto.
Primeiro: não esteve decerto presente na sessão, caso contrário daria aos casatrenses outras informações e não se dispunha a branquear atitutes pobres do "poder".,
Segundo: enfiou aquela da Ex- Vereadora para disfarçar.
Para mim que assistí informo então que o Sr. Presidente referiu várias vezes que não aceitava nem aprovava aquela acta. Triste figura! A Câmara e o seu Presidente não aprovam actas da Assembleia Municipal. Era o que mais nos faltava, o Presidente da Câmara fiscalizar a Assembleia,quando cabe a este órgão fiscalizar o Executivo Municipal.
A propósito de fiscalizar não sei se a oposição lhe deve bater ou não.Razões para isso tem. A questão do nº de pessoas no Gap, 3 - inédito nesta Câmara,-dizendo que vai poupar 200 mil, e só mais tarde vai explicar!


De Espectador a 3 de Janeiro de 2010 às 12:55
Ó Zé Castro Daire é conhecido pelo bem ou pelo mal ?
Fazer melhor era fácil, fazer igual a que é difícil.
Eh.ehehehh...


Comentar post

contador de visitas
online

.Calendário

.Posts Editados

. G.A.P.

. TOMADA DE POSSE

. O POVO DECIDIU. DEMOCRACI...

. ELEIÇÕES AUTARQUICAS 2017...

. FIM DA DITADURA

. SONDAGENS (RESULTADOS)

. TEMOS PENA

. CEGUEIRA

. SONDAGENS

. LISTAS DE CANDIDATOS

.Arquivo

.Farmácias de Serviço

blogs SAPO

.subscrever feeds

.mais sobre mim